semana de 19 de maio

NA TV

Com o fim do mês sweeps (quando todos concentram especiais e finales para levantar a audiência), esta foi uma semana de “ressaca” de TV. A maioria dos canais abertos tiveram reprises. NBC, ao contrário, estreou Save Me (com Anne Heche) e fez promos apelativos de Hannibal (“agora que Scandal e Elementary estão em reprises, opte pelos novos episódios de Hannibal”).

CBS foi mesmo o canal vencedor deste sweeps no target do mercado publicitário 18-49. Fox, com a desabada de American Idol, desceu para segundo lugar no target pela primeira vez em 8 anos, perdendo uma audiência total de 27% (e que custou a cabeça do “czar de reality” Mike Darnell, presidente de programação alternativa da Fox).

Nas manhãs, GMA aumenta a vantagem sobre o Today, que agora perde até para a Fox em Nova York no target 25-54 (Good Day New York). NBC ao menos ganha no jornalismo. Foi novamente a primeira rede a cobrir o tornado gigantesco de Oklahoma, usando a edição do The Voice ao vivo na segunda para homenagear a cidade e lançar um show beneficente comandado por um de seus jurados Blake Shelton (no ar dia 29, em rede com Style, G4, Bravo, E! e CMT). Além disso, o Today todo foi ao ar de Oklahoma.

Os números de Maio (fonte:Nielsen):

ADULTOS 18-49
CBS: 1.8/6 (-10% de Maio 2012)
FOX: 1.8/6 (- 25% de Maio 2012)
ABC: 1.8/5 (-14% de Maio 2012)
NBC: 1.7/5 (+ 6% de Maio 2012)

AUDIENCIA TOTAL 
CBS: 8.727 million (-8% de Maio 2012)
ABC: 7.116 million (- 8% de Maio 2012)
NBC: 5.458 million (+ 2% de Maio 2012)
FOX: 5.443 million (-27% de Maio 2012)

AUDIENCIA TOTAL TV ABERTA PRIMETIME 
SET 2012 A MAIO 2013

1. CBS 11.85M (Up 1% from 2011-2012 season)
2. ABC 7.88M (Down 6% from 2011-2012 season)
3. FOX 7.02M (Down 22% from 2011-2012 season
4. NBC 6.97M (Down 6% from 2011-2012 season)
5. CW 1.76M (Up 4% from 2011-2012 season)

MEDIA DE IDADE/AUDIENCIA TOTAL
SET 2012 A MAIO 2013

1. CBS: 56.2 (Up from 55.6 in 2011-2012)
2. ABC: 53.4 (Up from 52.3 in 2011-2012)
3. NBC: 49.5 (Up from 49.3 in 2011-2012)
4. FOX: 46.6 (Up from 46.2 in 2011-2012)
5. CW: 41.7 (Up from 37.1 in 2011-2012)

Pode-se dizer que houve um empate  técnico entre CBS, FOX e ABC no target 18-49, mas considerando que a Fox caiu 27%, CBS sempre ganha em audiência total, o verdadeiro vencedor aqui é ABC e NBC. Outro dado curioso: se a gente olhar a media de idade total, 3 das 5 redes tem uma media de idade maior do que o target do Mercado publicitario

A imprensa toda fala que foi decisão de Mike Darnell de sair da Fox depois de 18 anos. Mas o anúncio vindo naa sexta-feira à tarde e depois de uma derrubada de audiência de 27% e com Fox perdendo o 1º lugar no sweeps depois de 8 anos, uma cabeça sempre rola…  Mike Darnell é um baixinho de 1,50 que realmente fez reality virar mainstream na Fox, com os sucessos do início do ano 2000 como Joe Millionaire, Temptation Island e depois American Idol.  Pode ser que vá trabalhar com Ryan Seacrest, que começou como um DJ, foi ser o segundo apresentador de Idol e ao longo dos anos construiu um pequeno império, como apresentador e produtor de realities. Aliás, uma das produções mais bem sucedidas de Seacrest e das piores de assistir é o Keeping Up with the Kardashians, que vai revelar o sexo do bebê de Kim Kanye West no ar no domingo que vem.

Já para se “renovar” American Idol, fala-se  em trazer ex-concorrentes para integrarem júri. Jennifer Hudson, Kelly Clarkson e Clay Aiken em conversações… O problema não está no júri. O produtor Nigel Lythgoe também deve deixar o programa.

Bravo lançou sua campanha multi-plataforma Summer by Bravo, para celebrar o maravilhoso mundo do pop em que vivem. O canal se transforma durante o verão, com este look “ilhas paradisíacas”. É uma forma de embalar a programação de verão. Nos spots da campanha mais de 30 apresentadores do canal e online, making of da campanha e material adicional:  www.BravoTV.com/summer-by-bravo

Brothers & Sisters/México estreou na TV Azteca, com o nome de Secretos de Família. Pode ser a estética mexicana ou da Azteca, mas o pouco que vi, achei terrível. Parecia um novelão melodramático, a personagem gay foi eliminada e o excesso de cores lembrava a televisão dos anos 70. Disney também estreou a versão latina do (sempre bom) Amazing Race na Turner/Space.

 

NOTICIAS, IDEIAS, TENDENCIAS

Esta semana também teve entrega do prestigiado Peabody Awards em Nova York. 39 Peabody foram distribuídos. Desde Lorne Michaels (responsável pelo SNL e os late-night shows da NBC) e Robin Roberts do GMA  até o primeiro para um blog,  SCOTUSblog.com, que cobre a Suprema Corte..

Saíram as indicações para Critics’ Choice Television Awards, que serão entregues no dia 10 de Junho. HBO teve 21 e FX  teve 19. As mais indicadas: American Horror Story: Asylum (FX) e The Big Bang Theory (CBS) . O prêmio será transmitido ao vivo via webcast no UStream at:http://www.ustream.tv/channel/critics-choice-television-awards.

Guys Choice Awards do Spike vai ao ar no dia 12 de Junho cheio de estrelas (masculinas) como apresentadores e premiados: Seth MacFarlaneMark WahlbergVin DieselJeff Bridges, Jason Sudeikis, Andrew Luck, QuestloveJackie ChanChrissy Teigen, Katherine WebbComedy Central’s Anders HolmBlake AndersonAdam DeVine, e Jon Taffer. É a 9ª edição do evento.

Se House of Cards teve um super buzz quando estreou no Netflix, nada se compara a Arrested Development, que estreou hoje às 3 da manhã.  De acordo com Netbase, um mês antes da estréia o número de menções em mídia social era de quase 200 mil e 80% positivas (enquanto HOC gerou apenas 50 mil menções). Já é consenso que a estratégia de produção original funciona (qual  estratégia? Investiram em apenas UMA série original excelente, seguida de 1 de fãs garantidos, seguida de outras 3 outras supostamente boas)

Nem a empresa (Netflix) nem Ted Sarandos, que é Chief Content Officer, são muito “friendly” em Hollywood. Mas ele não está nem aí. Vale a leitura da entrevista no Hollywood Reporter.
http://www.hollywoodreporter.com/news/netflixs-ted-sarandos-reveals-his-526323

Na semana passada mencionei a tendência dos estúdios de criarem “minisséries” para a TV aberta, como a volta 24 na Fox. Pois até a conservadora CBS está incorporando esta idéia. Hostages (excelente! com Toni Collette) deve entrar na segunda à noite (na temporada que estréia no outono) com apenas 15 episódios, seguida de Intelligence (com Josh Holloway) com 13 episódios.

Outra tendência (porque não se vê mais televisão linearmente) foi ver  grandes investimentos nas séries do cabo (ou TV paga). Grandes producers, showrunners e atores (Michael Bay, Jerry Bruckheimer, Cee Lo Green, Howie Mandel, Dick Wolf e The Rock)  agora serão vistos no cabo em canais (além do AMC), como TBS, TNT e IFC.

STREAM, o primeiro mercado de conteúdo para Internet TV, acontece dias 3 e 4 de Junho em Santa Monica.  STREAM vai reunir produtores independentes, executivos de development de mídia digital, agências de propaganda e grandes marcas para network e discutirem formas  de melhorar seus negócios http://streammarket.tv

Demorou, mas finalmente temos uma rede social para fãs de TV! Dijit Media lançou um novo website chamado NextGuide  que funciona como uma rede social onde usuários ficam sabendo de tudo sobre séries e programas de TV ou cinema, ou o que os amigos de Facebook estão assistindo. Através de Facebook Connect, os programas que seus amigos de Facebook destacam (com “like”) entram na sua página do  NextGuide automaticamente e o site passa a te lembrar quando o próximo episódio vai ao ar. O design lembra Pinterest. http://www.nextguide.tv/

A comédia criada pela marca Subway, The 4 to 9ers, para Hulu e YouTube está indo bem melhor do que o esperado, com 10 milhões de visualizações. A série segue um grupo de jovens e seus baixos salários foi escrita e dirigida pelo diretor de Two and a Half Men e o roteirista de Growing Pains.

Discovery atacando no mercado digital, lançando uma rede científica online (com target masculino jovem) chamada TestTube.com, com ao menos 15 séries originais (curtas). Discovery também vai começar a distribuir seus shows no YouTube, Microsoft Xbox, Apple TV, Roku boxes, TiVo DVR, smartphones, iPad, iPhone e Android.

TV Everywhere não está indo a lugar algum por enquanto, o que cresce é o VOD, com mais e mais filmes e séries de TV disponíveis e de graça para o assinante. Alguns sucessos recentes, como The Following (Fox) Scandal (ABC) agora ganham milhares de novos fãs graças ao VOD (eu mesma estou vendo The Following in VOD).

Vice e Twitter  vão criar vídeos para serem mostrados exclusivamente no Twitter. #Dailyvice será diário, com clipes de 30 a 60 segundos e mostrarão as notícias (política e cultura) que Viceo produz para o site deles. A série de Vice na HBO continua.

Mudanças estruturais da Warner oficializadas para o mercado internacional nos Screenings pelo CEO Kevin Tsujihara (que veio de Home Video e virou CEO em março): sai Bruce Rosenblum da presidência depois de 20 anos do estúdio. Sobe (o divertido) Peter Roth, como President and Chief Content OfficerWarner Bros. Television GroupJeffrey Schlesinger agora é PresidentWarner Bros. Worldwide Television DistributionThomas Gewecke, agora é Chief Digital Officer and Executive Vice PresidentStrategy and Business Development,

Nancy Dubuc só vira CEO de A&E Networks dia 1º de Junho, mas já está fazendo algumas mudanças estruturais, trazendo Jana Bennett para tomar conta do Bio, LMN (Lifetime Movies) e H2. Jana Bennett, depois de 30 anos na BBC, foi quem tornou o TLC “popular”, com programas de reality e home makeover.

Scott Sassa, um veterano da TV aberta, sera Vice Chairman do canal de Robert Rodriguez, El Rey Network, que entra no ar em Dezembro via Comcast.

David Janollari, ex-VP de programação e desenvolvimento da MTV, assinou um contrato de 3 anos para desenvolver projetos de ficççao com a NBC. Na NBC, Janollari repete a dobradinha de produção de Six Feet Under, Eve e American Family (Greenblatt-Janollari).

A&E vai deixar de produzir Intervention depois de 13 temporadas e 243 intervenções.

Scientific America criticando a campanha do Dove. Talvez as mulheres não tenham problema de auto estima? http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=you-are-less-beautiful-than-you-think

EM DESENVOLVIMENTO


Universal Studios
 vai recriar a cidade de Springfield dos Simpson’s no parque de Orlando, incluindo uma versão real de sets do seriado, como Moe’s Tavern, a donut shop Lard Lad e um Krusty Burger.

National Geographic está produzindo 6 episódios de uma nova série chamada Divine Intervention, descrita como Kitchen Nightmares em igrejas. Um grupo que usa métodos nada amigáveis vai “ajudar” igrejas com problemas pelo pais.

ABC Family  desenvolve Spell-Mageddon, um game show que distrai os competidores que precisam soletrar palavras muito difíceis. Jogos de soletrar são muito populares nos EUA e aparentemente distrair os competidores é o twist….

FX está desenvolvendo uma série para Billy Crystal.  Chama-se The Comedians, onde Crystal faz o papel de um comediante das antigas que tenta se atualizar formando uma dupla com um comediante jovem para um sketch show de fim de noite. A série foi criada por Larry Charles, de Curb Your Enthusiasm e Seinfeld.

Sundance Channel e a revista Entertainment Weekly vão estrear um programa inteiramente dedicado a roteiristas de TV. The Writers’ Room será parte talk-show, parte mesa redonda com os mais talentosos roteiristas da atualidade, revelando segredos de suas séries, decisões difíceis que tiveram de tomar, erros, etc. No programa, roteiristas de várias séries, incluindo Breaking BadDexterGame of Thrones e American Horror StoryParks and Recreation e New Girl. Quem apresenta é o roteirista de “The Descendants e ator de Community, Jim Rash. A série é de 6 x 30’.

TLC vai ressuscitar Who Do You Think You Are?, o programa que foi da NBC  e que mostra origens, histórias de família e árvores genealógicas de celebridades. Nesta temporada Christina Applegate, Cindy Crawford, Zooey Deschanel e Chris O’Donnell.  O programa apesar de soar como “Esta É Sua Vida” é excelente.

Discovery produzindo  Street Outlaws, uma série dedicada aos gear-heads (fãs de motores), explorando as corridas que acontecem em áreas urbanas nos EUA. Qualquer carro participa (de carros antigos a caminhões) e o objetivo é a adrenalina de correr..

NBC vai mostrar em Julho o documentário Siberia,  um behind the scenes de reality shows, mostrando participantes enfrentando contratempos e situações inesperadas enquanto participam do reality.

 

FOOD FOR THOUGHT

NETWORK PRIMETIME SERIES RANKINGS
2012- 2013 SEASON: ADULTS 18-49
NETWORK   PROGRAM   #TELECASTS   RATING/SHARE
1 NBC NBC SUN NIGHT FOOTBALL 14 7.9/20
2 CBS BIG BANG THEORY 30 6.2/19
3 NBC THE VOICE 21 5.1/14
4 ABC MODERN FAMILY 32 4.9/13
5 NBC THE VOICE-TUE 20 4.6/13
6 FOX AMERICAN IDOL-WEDS 18 4.6/13
7 FOX AMERICAN IDOL-THURS 18 4.3/13
8 FOX THE FOLLOWING 15 4.3/11
9 CBS TWO & A HALF MEN 29 4.1/12
10 ABC GREY’S ANATOMY 28 4.1/11
11 CBS NCIS 26 4.0/12
12 NBC FOOTBALL NT AMERICA PT 3 14 4.0/11
13 NBC REVOLUTION 16 3.9/10
14 CBS 2 BROKE GIRLS 29 3.7/9
15 CBS HOW I MET YOUR MOTHER 29 3.7/10
16 FOX FAMILY GUY 21 3.6/9
17 ABC ONCE UPON A TIME 25 3.6/9
18 CBS SURVIVOR: PHILIPPINES 10 3.5/10
19 FOX X-FACTOR-WEDS 9 3.5/10
20 CBS NCIS: LA 27 3.4/9
21 CBS PERSON OF INTEREST 27 3.4/9
22 CBS CRIMINAL MINDS 29 3.3/9
23 ABC THE BACHELOR 10 3.3/9
24 FOX X-FACTOR-THURS 9 3.3/10
25 CBS MIKE & MOLLY 28 3.2/8
26 FOX GLEE 20 3.2/9
27 FOX NEW GIRL 25 3.2/9
28 CBS AMAZING RACE 21 11 3.1/7
29 CBS SURVIVOR: CARAMOAN 13 3.1/10
30 CBS ELEMENTARY 28 3.0/8
31 FOX THE SIMPSONS 20 2.9/8
32 ABC REVENGE 22 2.9/7
33 ABC SCANDAL 29 2.8/8
34 CBS CSI 27 2.8/8
35 FOX BONES 25 2.8/8
36 NBC PARENTHOOD 12 2.8/8

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s