semana de 21 de julho

NA TV

royal baby visto pela TV americana: NBC foi o primeiro canal a derrubar a programação do dia para cobrir o nascimento do bebê real ao vivo de Londres e exibir um especial em primetime na própria segunda, The Little Prince. A ABC dedicou toda a programação do GMA de segunda de manhã, mas fez seu especial (apresentado por Barbara Walters) só na terça, The Royal Baby. CBS, que de manhã tem se posicionado como uma canal “mais sério”, não fez especial algum, nem na programação da manhã. Perdeu audiência. Já OWN mostrou na quinta um especial com William e Kate produzido pela Marathon (agora parte da Zodiak).Under the Dome (CBS) continua massacrando a competição e fez mais de 11 milhoes na segunda-feira. O programa mais assistido da noite fácil. 

America’s Got Talent  cresceu 12% esta semana e colocou a NBC na liderança da terça-feira. Aliás os realities e game shows, que são típicos da programação de verão,  estão dominando o ranking, como mostra a foto em anexo (e não é só Big Brother (CBS) que faz sucesso.) Na quinta a ABC mostrou o especial Will Rio Be Ready?, uma grande reportagem de meia hora sobre os preparativos da Copa e a visita do Papa. Foi uma reportagem mais turística do que investigativa e mal tocou na recente onda de protestos e a possibilidade da cidade não estar pronta pra receber a quantidade de turistas esperada.

Pela sétima semana consecutiva Pretty Little Liars lidera a audiência feminina entre 18-34 e 12-34. A serie também foi líder de seu horário entre A18-49 no cabo.

Depois do julgamento de Zimmerman e do acidente aéreo da Asiana, poucos telespectadores procuraram os canais de noticia a cabo para acompanhar o nascimento do bebe real. Os números:

TOTAL DAY

FNC: 1,270,000 total viewers (233,000 in 25-54)
CNN: 527,000 total viewers (171,000 in 25-54)
MSNBC: 399,000 total viewers (123,000 in 25-54)

PRIMETIME

FNC: 1,930,000 total viewers (301,000 in 25-54)
CNN: 731,000 total viewers (222,000 in 25-54)
MSNBC: 725,000 total viewers (202,000 in 25-54

NOTÍCIAS

Bob Greenblatt, chairman de entretenimento da NBC, falou com jornalistas do TCA (Television Critics Association) esta semana sobre o ano da NBC, que chamou de “ano de melhorias”. Depois da performance desastrosa dos últimos anos, NBC está agora em 3º entre A18-49 e bem perto dos dois primeiros colocados. Greenblatt  também anunciou a produção de uma minisérie de 4 horas sobre a vida de Hillary Clinton com Diane Lane, confirmou o cancelamento Fashion Star e disse que “audiência flat é a nova vitória”

O novo drama do Lifetime, Witches of East End, estréia em 6 de Outubro e esta semana o canal falou à imprensa para evitar qualquer comparação com o filme de mesmo nome da ABC baseado no romance de John UpdikeWitches of East End do Lifetime é baseado no romance de Melissa de La Cruz e conta a história de Joanna Beauchamp (Julia Ormond), que é amaldiçoada a parir sempre as mesmas duas filhas (numa espécie de Groundhog day ginecológico). O canal diz que a história serve de metáfora para maternidade, um verdadeiro inferno.

Al Jazeera America, o novo canal de noticias que vai ao ar nos EUA no dia 20 de agosto, já tem uma “cara”, a jornalista Joie Chen, que já ganhou um Emmy como ancora do  late night da CBS,  America Tonight.

Jeff Zucker, ao falar na conferência  Brainstorm Tech 2013 da Fortune, resolveu dar palpite para consertar o Today Show: “primeiro consertem o relacionamento entre os apresentadores (chemistry) e nāo o conteúdo. O segredo deste tipo de programa é encontrar apresentadores que se dêem bem e tenham boa dinâmica no ar.” Zucker foi produtor executivo do Today quando era líder de audiência.

Esta semana, durante uma entrevista com David Letterman, Jason Sudeikis confirmou sua saída do Saturday Night Live. É o quarto ator que sai do SNL este ano, um verdadeiro êxodo (mas nada que Lorne Michaels, que agora domina todas as noites da NBC, não conserte).

MTV Latin America tem um novo prêmio: chama-se MTV Millenial Awards e celebrou os destaques de mídias sociais e da cultura pop esta semana no méxico. O prêmio substitui o VMAs, que era caríssimo de produzir, mas um money magnet  paraanunciantes. MTV Millenial Awards teve 25 milhões de votos e foi streamed ao vivo online.

CBS vai mostrar a partir de Setembro um bloco educativo nas manhãs de sábado com target 13-16. Com 3 horas de duração, programação livre,  o conteúdo vai girar em torno de alimentação saudável, adoção e cuidado com animais domésticos e entretenimento. Um dos programas do bloco ficará a cargo de Jamie Oliver (15 Minute Meals).

 

DEVELOPMENT

NBC está desenvolvendo cinco grandes miniséries (event series): CleopatraHillary Clinton, com Diane Lane, um “remake atualizado” de O Bebê de Rosemary, uma nova versão do Tommyknockers de Stephen King e outra série curta de Mark Burnett provisoriamente chamada Plymouth sobre os pilgrims.

Realities vem crescendo outra vez e NBC vai expandir sua programação de realities de competição. Além de America’s Got Talent, com Howard Stern e Heidi Klum , Hollywood Game Night, apresentado por Jane Lynch e a competição musical The Winner is… planejam estrear dois novos em Setembro  Wall of Fame e Million Second Quiz, um game-show ao vivo de 24h apresentado por  Ryan Seacrest. A Fox, além dos realities Hell’s Kitchen Master Chef prepara a competição Step Up (formato da Endemol). E ABC por sua vez tem Extreme Weight Loss e Whose Line is It vai produzir Bet on Your Baby, que pede que os pais no estúdio paraadivinhar como seus bebês vão se sair nos desafios que enfrentam numa sala chamada “The Babydome”. 

ABC encomendou a Shonda Rhimes e KJ Steinberg (de Mistresses) o piloto de Lawless, uma serie para contar a historia (baseada em fatos reais) de Wynona Ward, fundadora da organização Have Justice Will Travel, que oferece representação legal de graça e grupos de apoio a vitimas de abuso sexual.  Wynona Ward, vitima de abuso sexual na infância, decidiu se tornar advogada aos 41 ao saber que outra criança em sua família também tinha sofrido abusos.

O best-seller Flowers in the Attic, de V.C. Andrews, vai ser adaptado num filme para a TV para o Lifetime, com Heather Graham e Ellen Burstyn. O livro conta a historia de quatro irmãos que perdem o pai tragicamente, sao abandonados pela mae e passam por traumas terríveis no sótāo da casa de seus avós.

A última temporada de Breaking  Bad ainda vai começar (11 de Agosto), mas Vince Gillian, criador da série e show-runner,  já planeja um spin off com a personagem Saul Goodman, o advogado. Nenhum estudio ou AMC confirmou ainda….

Bravo desenvolvendo o reality  Game of Crowns, que vai seguir seis mulheres obcecadas por glamour, perfeição e vencer a qualquer custo, mesmo que tenham de competir com as próprias filhas adolescentes.

Rita, que estava em desenvolvimento na Fox Studios também para o Bravo, não vai para frente. A história é um drama familiar: uma professora despachada, que diz tudo o que pensa (Rita), tenta educar as três filhas adolescents ao mesmo tempo que tem de lidar com burocracia e superproteção dos seus alunos.  Era a primeira incursão de Bravo em ficção e o piloto tinha sido pedido em Dezembro. A Fox Studios vai oferecer a série a outros canais.

We TV, outro canal de realities investindo em ficção, está desenvolvendo uma serie originalmente pensada para o AMC (a quem o We TV pertence): The Divide, com estreia prevista para 2014. The Divide mostra a luta para provar inocência de um presidiário à espera da pena de morte. Outras duas séries sendo desenvolvidas pela Fox Studios: All American Woman e Dirty.

E outro canal feminino entrando na área de ficção, o TLC, vai exibir ainda este mês Surviving The In Laws, com atores recriando cenas de casais recém-casados e seus novos parentes.

AMC desenvolvendo dois dramas: Halt & Catch Fire, que vai se passar na década de 80 e narrar o crescimento de personal computers,  Turn,  que se passa em 1778 e conta a história de um grupo de jovens espies que tiveram importantes papéis na revolução Americana.

Showtime desenvolvendo uma série com Phillip Seymour Hoffman chamada Trending Down, uma comédia de humor negro que critica a obsessão por juventude e o significado de “ser alguém importante”. O piloto será dirigido por John Cameron Mitchell (Hedwig and The Angry Inch).

 

MARKETING & food for thought

Uma curiosidade de marketing esta semana em Tokyo: as perninhas da foto em anexo promovem o lançamento do DVD de Ted.  O “criativo” que inventou isso se chama Hidenori Atsumi e diz que é a “plataforma” perfeita para colocar anúncios. Mais de 3,000 jovens já se inscreveram para oferecer suas pernas a Ted. Elas são pagas para caminhar em grupos pela cidade por 8 horas por dia.

Dois artigos interessantes:

Jim Lanzone da CBS Interactive  e Lauren Zalaznick da NBCUniversal discutem Hulu, Apple e Google:  http://www.hollywoodreporter.com/news/hulu-netflix-lanzone-nbcuniversals-zalaznick-592434

O futuro da TV e Netflix, de acordo com NYTimes: http://www.nytimes.com/2013/07/22/business/media/tv-foresees-its-future-netflix-is-there.html?ref=mediahttp://www.nytimes.com/2013/07/22/business/media/tv-foresees-its-future-netflix-is-there.html?ref=media&_r=0


Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s