semana de 17 de novembro

  1. NA TV

 

O Gallup sempre apontou o assassinato de JFK como um dos acontecimentos mais importantes do século XX. Pois esta semana, ao celebrar os 50 anos de morte, a televisão dedicou infindáveis homenagens ao ponto de super exposição.  Mas a audiência compensou: no domingo passado, os debates matutinos de imprensa fizeram média de 6MM (altíssimo) e no horário nobre, a PBS se deu muito bem com audiência de 11.7 milhões  (talvez Downton Abbey dê mais em Janeiro…)

Com problemas de audiência nesta temporada, ABC anunciou mudanças na grade, estreando cinco novas series. A comedia romantica  Mixology, que irá ao ar depois de Modern Family,  tem um formato “diferente” para o padrão americano: cada episódio acontece no curso de uma noite (e vai tratar de relacionamentos). As outras séries são: The Assets, na nova categoria de event series, é uma minissérie de oito episódios sobre a CIA e o resgate do espião Aldrich Ames em 1985. Killer Women, drama sobre as mulheres de Texas Rangers, Mind Games, sobre artistas vigaristas, e Ressurrection , com zombies.  Voltam também a serie de culinária The Taste e a comedia Suburgatory.

Ontem a BBC celebrou os 50 anos de Doctor Who, a serie sci fi de maior sucesso na historia da televisão, segundo o Guinness World Records. Além de capas de revistas, centenas de matérias e a animação do google (anexo),  BBC America exibiu uma semana inteira de especiais e um simulcast do pre-show no You Tube. Só na BBCOne fez mais de 10MM.

O novo drama de JJ Abrams, Almost Human, na Fox,  estreou com resultados mornos. A primeira parte, que foi ao ar depois de um jogo, fez 3.1 rating (9MM) e ganhou do outro (único) drama no time slot Once Upon a Time. Já a segunda parte caiu para 2.2. (6MM)

O decima quarta edição do Latin Grammy Awards foi exibida pela Univision e alcançou 9.8 milhoes de telespectadores. O canal ficou em terceiro lugar na noite da exibição do programa.

Big Bang Theory (CBS)
fazendo o dobro da competição às quintas: 16MM, contra 8MM de Scandal e 8MM Grey’s Anatomy (ABC)

NBC traz novos episódios de The Sing-Off a partir da semana que vem. Como The Voice, é a competição  é produzida por Mark Burnett, a diferença é que competidores cantam a capella.

Jennifer Lawrence promovendo Hunger Games no Daily Show debochou de Jon Stewart, de como ele não se prepara para entrevistas. Contando como a produção do programa dele faz um pré-entrevista preparando o entrevistado dizem que “ele, Jon, provavelmente não vai saber muito sobre o filme”. Ela contou isso no ar e ele retrucou: “ao menos eu sei que você está no filme”. Muito engraçado.

 

  1. NOTÍCIAS

 Menos de três anos depois de entrar na  ABC, num deal que incluía um talk show diário e participação em ABC NewsKatie Couric está deixando a empresa para ir para internet/conteúdo online: Yahoo.

Obrigada Les Moonves! A partir do mês que vem, Comcast vai começar a cobrar uma taxa para canais abertos de $1.50 . Ao invés de subir o preço pelos canais pagos, vai cobrar  um fee de broadcast com o objetivo de apontar o dedo aos canais que tem aumentado os preços pelo direito de retransmissao  Outros operadores como Charter  e AT&T também devem fazer o mesmo.

Esta semana, no marketing summit da Promax, Frank Golding , da Google, disse que o esporte no You Tube, seja em clips ou jogos inteiros, continua sendo o segmento que mais cresce, 500% desde 2010. Quando o sky-diver austríaco Felix Baumgartner deu seu salto histórico em 2012, uma audiência inacreditável assistiu ao vivo no You Tube, gerando 8% de uso da Internet no mundo por cinco minutos.

Bravo promovendo sua programação de 2014 com três novos realities: Toned Up, com dois especialistas de fitness saido do You tube, 100 Days of Summer, sobre um grupo de jovens de Chicago agitando a cidade, e Blood, Sweat and Heels, mostrando a vida de seis novos candidatas a fashionistas que irão ditar a moda em NY. No grupo, uma vídeo vixen, uma blogueira, uma jornalista de musica pop e uma produtora de moda.

Witches de East End renovado no Lifetime. O hit musical Glee está sendo produzido na China com um twist: as estrelas do hit The Voice of China serão seus protagonistas (Glee China.)

As alternativas de conteúdo ficaram mais interessantes para o Chromecast do Google, um aparelho de $35 que traz conteúdo online para televisão sem que o usuário tenha que estar conectado a cabo ou satélite (só a wifi). Chromecast agora já oferece conteúdo do Netflix, Hulu Plus e HBO GO.

Comcast planeja começar a vender filmes através de seu serviço de televisão a cabo – mais uma opção para os estudios  aumentarem seu faturamento já que a venda de DVDs continua caindo. Hoje, usuários podem alugar filmes via cabo ou satélite, mas nao podem compra-los. Diz-se que os filmes custariam o mesmo que DVDs, mas  planos ainda sao confidenciais e ainda nao foram anunciados para o publico, mas fazem sentido…

Sony anunciou a seus investidores que tem nova estratégia de entretenimento: a prioridade é a televisão, ao invés do cinema. Segundo o presidente Steve Mosko, isso significa uma mudança comparada a alguns anos atrás quando a empresa nao podia adquirir estacoes de televisão nos EUA e nao tinham estratégia global de investimento. Na mesma semana que assegurou um contrato de exclusividade –e de 8 digitos — com Vince Gilligan (de Breaking Bad), Mosko também revelou que Breaking Bad está gerando 10 vezes a receita prevista e que a produção do prequel Better Call Saul, que já começou para o AMC, será rentável desde o primeiro ano.

 

  1. DEVELOPMENT

 

Flowers in the Attic, baseado no controverso livro de mesmo nome que narra a trágica e bizarra historia de quatro crianças forcadas a viver no sotao da mansão de uma avó rica e cruel, virou filme no Lifetime e vai ao ar em janeiro.  O trailer foi lançado esta semana,

Kim of Queens, o novo reality do Lifetime, traz Kim Gravel (treinadora de concursos de beleza) procurando meninas com talento que podem nao chamar atenção inicialmente e dando a elas uma segunda chance.  Estréia em Janeiro.

FX
encomendou a Guillermo del Toro, 13 episodios de The Strain, um thriller-zombie sobre um medico que é chamado a investigar uma misteriosa onda de vampirismo em NY.

ABC desenvolvendo um formato da Keshet, a competição musical israelense Rising Star. Inicialmente serão 10 eps para serem exibidos no verão. A serie teve uma estréia histórica no Canal 2 de Israel com audiência de 49.4% share. O programa permite a telespectadores que votem em tempo real via apps. O formato também foi vendido para Franca, Alemanha, Italia e Russia.

Em produção pela Weinstein Co. para um novo canal,  WGN America,  Ten Commandments, que será um ambicioso event series com dez episódios, cada episódio sendo dirigido por um diretor importante. O WGN, que tem apenas 8 meses, investe em produção original e está desenvolvendo outros dois dramas,  Salem e Manhattan.

 

  1. OUTROS

HSN e Univision juntaram forcas e lançarāo o portal de vendas/shopping Boutique Univision  com produtos de beleza, para a casa, culinária, moda, eletrônicos e de festas.

Curiosidade: medição de tweets da Nielsen Social Guide, que captura tweets três horas antes, durante e três horas depois da exibição de um episodio. Abaixo, os Twitter TV Ratings da semana:

Nielsen Twitter TV Ratings

Weekly Top Ten 11/11 – 11/17

NETWORK PROGRAM DATE UNIQUE
AUDIENCE
(000)
TWEETS
(000)
1 AMC The Walking Dead 11/17/13 4,071.5 262.3
2 NBC The Voice 11/12/13 2,500.7 595.0
3 FX American Horror Story: Coven 11/13/13 2,476.1 138.3
4 ABC Scandal 11/14/13 2,213.9 351.3
5 NBC The Voice 11/11/13 2,122.5 137.4
6 FOX The X Factor 11/13/13 1,544.0 190.9
7 FOX The X Factor 11/14/13 1,500.5 207.5
8 NBC Saturday Night Live 11/16/13 1,376.3 83.5
9 MTV Awkward. 11/12/13 1,310.1 51.0
10 FOX Glee 11/14/13 1,191.1 108.4