semana de 24 de novembro

1. NA TV

Esta foi a semana do grande feriado americano, Thanksgiving, quando todos se reúnem para 1) ver a Macy’s Parade pela NBC às 9 da manhã; 2) comer o peru às 4 da tarde e 3) ver futebol americano às 5 e às 8. Todo o resto na televisão despenca. Este ano, a audiência da parada foi a mais alta para a NBC em 11 anos, com 13.5 de audiência. O futebol, no primetime, não ficou atrás com 11 de audiência. Charlie Brown’s Thanksgiving e Lady Gaga (ABC) ficaram em segundo com 1.0.

No dia anterior, nada de especial na TV, com a CBS levando a melhor com Survivor (2.2),  Criminal Minds (2.4) e CSI (2.0). X Factor na Fox ficou em segundo com 1.2. Na NBC, um especial para promover o especial de Natal, Sound Of Music  fez 1.0 (campanha viral fãs do pais inteiro mandaram colaborações: http://www.youtube.com/watch?v=pmyZEfwuxsg)
A quarta feira também marcou o fim do November sweeps, e NBC ganhou pela segunda vez consecutiva, a primeira em 10 anos. CBS continua liderando em números totais, mas NBC ganhou no grupo que interessa aos anunciantes, 18-49.Na terça, uma animação produzida a 49 anos atrás ganhou a noite para a CBS: Rudolph de Red-Nosed Reindeer, que fez 3.0, 11.4 milhões, ganhando até do The Voice.

O resto da semana (feriado, baixo numero  de TVs ligadas) foi de maratonas de Harry Potter, Startrek e Walking Dead.

2. NOTICIAS

CBS vai pela primeira vez distribuir e adaptar para a TV americana um formato russo, que é um sucesso na Russia: Kukhnya (Kitchen). A comédia se passa na cozinha de um restaurante de Moscow e está na sua terceira temporada. Também em desenvolvimento, um filme originado da mesma comédia, Kukhnya v Parizhe (Paris Kitchen).

Yahoo confirmou o que se ouvia com a saída de Katie Couric da ABC News: ela será “Global Anchor,” a cara de Yahoo News e responsável pelas grandes entrevistas do site.  É uma jogada que mostra a intenção da CEO Marissa Mayer (que veio do Google) de investir em conteudo original e novas caras.  Yahoo, que estava bem caído há anos, está ficando cool outra vez. E para Katie, é uma oportunidade de estar em contato com “mídias atuais”.

A&E anunciando Bonnie & Clyde no cinema com um trailer de 2′ e três promos diferentes para cada um de seus canais. A minisérie estréia no domingo que vem eirá ao ar nos três canais simultaneamente — Lifetime, History e A&E. http://www.imdb.com/video/imdb/vi2820909081/De acordo com o NYTimes, The Weinstein Co vai entrar com força no mercado de  ficção de TV. Os irmãos Weinstein tinham alguns poucos projetos de não ficção, mas para estabalizar a companhia, já estão com ficção em desenvolvimento: Book of the Dead, uma série policial egipcia; 10 Commandments, co-produzida com WGN America; Marco Polo, uma aventura para a Netflix; War and Peace, co-produção com a BBC da histoira de Tolstoy; Stan and Ollie,sobre os últimos anos de Laurel e Hardy e uma nova série inspirada em Entourage.

Quando os estúdios licensiam seus produtos para Netflix, uma das exigências é que fiquem fora da TV a cabo. Mas isto deve mudar, segundo o CEO da Tivo, que disse que ao se tornar um “must have”, operadores querem e eventualmente vão acabar incluindo Netflix em suas ofertas, o que é muito interessante para seu serviço. Em setembro, a operadora Virgin Media da Inglaterra passou a incluir um aplicativo Netflix em suas TiVo boxes, como um serviço premium como HBO.

Esta semana Netflix lançou sua campanha de Natal com um tagline sobre streaming video: it might just bring everyone together (pode até juntar as pessoas)

A partir de quarta-feira, a Fox lança uma promoção para aumentar lealdade da audiiencia de Glee, celebrando seus 100 episódios. O publico pode votar online pelas suas performances prediletas de uma lista de 30 e as melhores ganharão um remix no programa de 18 de Março.

3. DESENVOLVIMENTO

AMC encomendou o piloto de um drama de época chamado Knifeman e uma aventura fantástica, Galyntine, para 2015. Knifeman se passa na Londres do século 18 e é baseado em uma biografia de um cirurgião da época, The Knife Man. Galyntine é uma produção de Ridley Scott e se passa num mundo pós apocaliptico onde pequenos grupos de sobreviventes precisam se adaptar à nova vida sem uso de tecnologia.

ABC Family ainda não determinou a estréia de Chasing Life, mas já está encomendando novos episódios (mais 7, totalizando
20, que é temporada completa do canal). Chasing Life é da Kapital Entertainment, Lionsgate e Televisa.

Quando Spielberg esteva na França para dirigir o juri do Festival de Cannes, ele anunciou em entrevista ao Canal Plus que iria tornar um roteiro inédito de Stanley Kubrick sobre  Napoleão Bonaparte em minissérie. Pois esta semana, Spielberg voltou a falar no assunto dizendo que Baz Luhrman deverá dirigir a minisérie, que tem como tema um sonho antigo de Kubrick e será a mais ousada da TV.

 

4. OUTROS

Artigo interessante de Brian Lowry sobre os novos executivos de TV: