semana de 8 de dezembro

NA TV

A enxurrada de musicais na NBC continuou esta semana com Kelly Clarkson’s Cautionary Christmas Music Tale que contou com grandes nomes como William Shatner, Trisha Yearwood, Reba McEntire e até Blake Shelton (The Voice) que apareceu vestido de duende. A audiência não foi grande coisa, mas The Voice continua líder de audiência, Sing Off (competição de cantores a capella) estreou bem e o campeão de audiência de Dezembro, The Sound of Music, que tinha feito mais de 18 milhoes na semana anterior foi reprisado ontem. O entusiasmo com Sound of Music é tanto que os executivos do canal estão planejando outro musical ao vivo para 2014 (para a família, cheio de canções sing-along) e que se torne uma tradição do canal.

A primeira parte de Bonnie & Clyde no Lifetime fez 9.8 milhões e foi o programa com mais tweets (além de esportes, claro) do domingo, protagonizando o evento inédito da A+E Networks de simulcast a minissérie no Lifetime, History e A&E.  Ganhou a noite.

Se as ‘soaps’ durante o dia sao coisa do passado, por que sua audiência continua subindo? Há dois anos, a ABC cancelou All My Children e One Life to Life, e a indústria anunciou a morte do gênero. Mas a audiência não. Este ano as ‘soaps’ que restaram só crescem: The Young and the Restless (CBS) teve um aumento de 10%, General Hospital (ABC)  marcou sua melhor audiência em seis anos e Days of Our Lives (NBC) teve um aumento de 13%. Interessante.  Ao menos este sucesso justifica o sucesso de Scandal (ABC) que aliás teve seu finale esta semana, com a audiência mais alta da temporada (9.2 milhões).
Grey’s Anatony (ABC)
também teve seu finale e também aumentou: 8.5 milhões.

Comedy Central e TBS estão começando a prestar mais atenção nos slots mais tarde da noite. Comedy Central lancou em outubro @Midnight com Chris Harwick, que em 2014 seguirá o mesmo calendário de produção dos ja estabelecidos Daily Show e  Colbert Report. TBS esta testando um novo talkshow a meia-noite apresentado por Pete Holmes. USA Networks também esta planejando nova programação para depois de meia-noite.

NOTÍCIAS

Saíram os candidatos ao Golden Globes 2014 e a HBO ficou à frente de todos (como sempre) com 9 indicações. Netflix e Showtime empataram em segundo com 6 cada. Na categoria de dramas, o grande “drama” entre jornalistas foi que Mad Men e Homeland. Good Wife, elogiadíssimo pela crítica nesta temporada, não ficou de fora. A lista completa aqui: http://www.theguardian.com/film/2013/dec/12/golden-globes-2014-nominations-full-list

Fim de ano com stats da Nielsen: USA continua o canal mais visto no cabo por 8 anos seguidos,  mas este ano, quebrando a liderança de 7 anosdo USA  no grupo de 18-49, entra TBS. As séries mais vistas no ano foram Walking Dead (AMC) e Duck Dinasty (A&E). Em terceiro ficou The Bible no History.

Com design minimalista e cores fortes, a Fox Life está rebranding no mundo todo: http://brief.promaxbda.org/content/hot-spot-fox-life-worldwide-tv-branding

Em meados de 2014, A+E Networks vai substituir o canal Bio nos EUA com o canal lifestyle FYI. FYI, para eles é For your inspiration, for your imagination, for your innovation. O objetivo é reduzir a quantidade de canais em seu portfolio que falam de historia, documentários, biografias, etc. Quando estrear, FYI estará disponível para 70 milhoes de assinantes. Fora dos EUA, a evolução do BIO sera avaliada território por território.

Noticiado no C21 que a Globosat acaba de licenciar a serie original israelense que deu origem a Homeland: Hatufim (Prisoners of War) e que vai exibir as primeiras duas temporadas.

Fremantle promoveu esta semana dois de seus executivos a CEOs: Daniela Busoli vai estar a cargo de Fremantle Brasil e Adrian Santucho Fremantle Mexico, US Hispanic e PanRegional Productions, baseado em Miami. As promoções ocorrem depois que Carlos Gonzalez, CEO Fremantle LatAm, decidiu sair da empresa para passar mais tempo com sua família no Paraguai.

Showtime  acaba de renovar sua comedia Episodes para quarta temporada, mesmo com a terceira só estreando em janeiro. O sitcom é uma co-producao com a BBC.

 

DEVELOPMENT

NBC desenvolvendo uma minissérie baseada em Rosemary’s Baby. Terá  quatro horas e sera produzida pela Lionsgate. Outras sete minisséries estão em desenvolvimento desde a chegada de Quinn Taylor (ex-ABC), incluindo uma adaptação de um livro de Stephen King sobre extraterrestres.

NBCU International Television vai começar a produzir mais unscripted e lançou um departamento de desenvolvimento exclusivo para isso. A equipe esta trabalhando em formatos de larga escala para o mercado global.

Matthew Perry vai escrever, atuar e dirigir uma das personagens principais do clássico de Neil Simon, the Odd Couple para a CBS.

New Line Cinema comprou First Fight, um desenvolvimento de comedia apresentado pelo ator de New Girl Max Greenfield. A historia ainda esta sendo mantida em segredo, mas a aspiração é que tenha o tom de Horrible Bosses seguindo dois professores de high school.

US HISPANIC

Telemundo fechou um acordo de online streaming para seu arquivo de mais de 1,000 horas de programação com o serviço Drama Fever. O serviço se especializa em show de TV e filmes asiáticos e colocara os programas da Telemundo com legendas em inglês. O acordo é por um ano e nao-exclusivo.

Estrella TV aumentando sua audiência no primetime em 40% no grupo de 18-49 em comparação com o ano passado. Isso pode não ser muito se seus números são baixos, mas foi o único canal em espanhol a aumentar a audiência no primetime este Fall. O grande destaque é para um reality de competição (talentos): Tengo Talento Mucho Talento.

nuvoTV comprou os direitos para reprisar Dexter e começa a exibir todas as 8 temporadas em basic cable a partir de 13 de janeiro.

Univision apresenta experiência multiplataforma para suas novelas. http://lostremote.com/exclusive-univision-presents-multiplatform-experience-for-hit-telenovelas-at-lost-remote-show_b40025

HSN e Univision se unem para alcançar o mercado hispano na área de online shopping. http://www.mediapost.com/publications/article/215383/hsn-univision-join-forces-to-capture-online-shopp.html

 

FOOD FOR THOUGHT

O mito de que jovens não gostam de TV:

E vão começar as listas de melhores do ano. Hoje saiu a do NYTimes: