semana de 9 de junho

1. NA TV

Uma semana povoada por jornalismo e esporte (futebol, hoquey, basquete) no prime-time, com as finais do NBA na ABC ganhando as maiores audiências (15 milhões). Jack Bauer (24, Fox) e Hillary Clinton (ABC) empataram na segunda à noite (6.3 milhões cada) e America’s Got Talent (NBC) fez bons números na terça (12 milhões). Na TV a cabo, a volta de Pretty Little Liars deu a vitória da terça para ABC Family, num quase empate com Deadliest Catch, do Discovery, um dos primeiros realities a ser produzido nos EUA e mesmo assim ainda com fôlego para gerar ótimos números (3 milhões).

A transmissão do jogo Brasil x Croácia foi o programa mais visto na TV a cabo na quinta (4.5 milhões) na ESPN, mesmo sendo às 4 da tarde. Foi recorde na Univision Deportes (5 milhões) e deu o primeiro lugar nas redes abertas a Univision. Já à noite, o primeiro lugar ficou com ABC, transmitindo as finais do NBA, que fez 12 mihões. Segundo a Nielsen, no ano passado 70% dos telespectadores de futebol nos EUA eram hispânicos. E com abertura da Copa, várias redes latinas nos EUA estão esperando que sua cobertura aumente sua presença no mercado. Além disso, a ESPN também fechou com o Google um contrato quaquilionário que vai lincar todos os resultados de busca do tema aos vídeos da Copa da ESPN.

A audiência baixa fez Fox cancelar a comédia Riot (produzida por Steve Carrell) e o reality I Wanna Marry Harry, este depois de apenas três semanas. O resto da temporada dos dois shows estrá online, no Hulu e on-demand. E no lugar dos dois programas, reprises de Brooklyn Nine Nine e New Girl.

Outro reality dando sinais de exaustão: Duck Dinasty voltou ao ar (6ª temporada) na quarta e fez “apenas” 4.3 milhões (números totais), sua audiência mais baixa desde 2012. Ainda foi a maior audiência na TV a cabo entre A18-49 (média de 2.3 milhões), batendo a estréia do excelente Suits (USA) na quarta, em sua quinta temporada,que fez 2.5 milhões.

Um dos vídeos virais mais populares de Jimmy Fallon é o “evolution of mom dancing” com Michelle Obama (favorite ever). Em homenagem ao dias dos pais no domingo, esta semana chegou o “evolution of dad dancing” com o gov. Chris Christie de NJ que com certeza vai ser outro megahit: https://www.youtube.com/watch?v=3A2IXsB7C0Q

Na sexta, Ronan Farrow (o filho de Woody Allen que é a cara do Frank Sinatra) entrevistou Angelina Jolie em Londres para MSNBC.  Ela é co-host do encontro para terminar violência sexual em áreas de conflito, Global Summit to End Sexual Violence. Ronan, que não dá muita audiência em seu programa de entrevistas, parece que descobriu o filão celebridade para tornar seu programa mais relevante.

2. NOTICIAS

A NBC renovou o contrato de Matt Lauer por mais alguns anos, oficialmente endossando o apresentador depois de tantas críticas que o culpavam da saída (chorosa) de Ann Curry no ano passado e à queda de audiência diante do GMA pela primeira vez em 16 anos.  O novo contrato está entre 20 a 25 milhões/ano e é de mais de dois anos. Aos poucos, a  audiência do Today tem melhorado (eu mesma tenho preferido o Today, ao invés da alegria exagerada do GMA e a infinidade de notas diárias sobre bebês e cachorrinhos), reduzindo a margem de vnatagem do GMA.
A NBC também foi noticia com a revelação do salário de Chelsea Clinton como “correspondente especial”: 600 mil dólares/ano. O grupo tem como tradição contratar filhas de políticos proeminentes como “correspondente especiais”: Jenna Bush, a filha de George Bush, aparece com frequencia no Today (esta semana entrevisou Barack Obama para o dia dos pais); a filha de John McCain é correspondente do MSNBC, Maria Shriver faz reportagens especiais e Chelsea Clinton, filha de Bill e Hillary, faz reportagens bem esporádicas, mas é a que ganha mais.

Wilfred, a personagem que fortemente inspirou a criação de Meu Amigo Encosto do Viva, volta para sua última temporada no FX. Wilfred é o melhor amigo do homem Elijah Wood, mas a relação é complicada e o o cachorro fala impropérios o tempo todo. https://www.youtube.com/watch?v=ujOdcxgBm9A

Mais números da Nielsen foram divulgados esta semana com análise da última temporada. No ranking do Twitter da temporada (setembro a Maio), Breaking Bad ficou em serie de maior reach (com Walking Dead), o Super Bowl maior numero de tweets e os realities (Voice, Belleza Latina) fortes. E um dado engraçado e que causou surpresa: nas casas de classe alta (mais de 150 mil dólares/ano) o programa mais visto é The Bachelor da ABC. O número dois é The Good Wife da CBS. Duas listas está em anexo.

Haim Saban e os outros investidores que pagaram 13.7 bilhões (que inclui a dívida de 1.4) pela compra da Univision em 2007 querem vender a rede por pelo menos 20 bilhões.  Segundo o Wall Street Journal, eles sondaram a Time Warner e CBS para saber de seu interesse, mas as conversas não progrediram por conta do preço. Outra opção é tornar a empresa pública ou pedir ao FCC para autorizar que uma empresa estrangeira tenha mais do que 25% de controle de uma TV, o que  abriria espaço para a Televisa aumentar seu controle na Univision (agora eles detem uma pequena parte). Os analistas do WSJ se debatem sobre o futuro da Univision, porque grupos de investimento geralmente não esperam mais de 5 anos para reaver seu capital. Conglomerado que controla a Univision inclui Haim Saban, Madison Dearborn Partners, Providence Equity Partners, TPG Capital, and Thomas H. Lee Partners.

A Venevision Productions começou a produzir sua primeira telenovela com a nova marca Cisneros Media: Voltea Pa’ Que Te Enamores. Está sendo produzida em Miami e descrita como uma telenovela urbana e moderna sobre as complexidades do amor.

Depois de 14 anos na CBS, a showrunner de CSI desde 2000 e a quem Zuiker credita muito do sucesso da franquia) Carol Mendelsohn está de mudança para a Sony. Ela assinou um contrato de 3 anos onde vai desenvolver projetos para TV e plataforma digital.

3. DESENVOLVIMENTO

Acho que Lifetime está apelando um pouco… Resolveu colocar em produção um filme de Natal com o famoso gato ranzinza (Grumpy) da internet: Grumpy Cat’s Worst Christmas Ever. Dois roteiristas de SpongeBob vão assinar o roteiro, contando a história de uma menina de 12 anos sozinha em uma loja de animais.

Fox está desenvolvendo uma minisérie musical, Answer Me 1999, que é baseada no formato coreano Answer Me 1997. A trama é de educação (coming of age) e é centrada em um grupo de amigos que alterna passado (quando estavam terminando a escola) e o presente (adultos) numa jornada musical.

NBC desenvolvendo uma minisérie sobre os Beatles com a mesma equipe que criou The Tudors (na mesma época que o chairman da NBC Bob Greenblatt estava no Showtime, que exibiu Tudors). É mais uma iniciativa de criar algo que faça bastante barulho, seja para a família toda e musical (como The Sound Of Music, Rosemary’s BabyA.D.)

4. OUTROS

Esta semana teve Promax BDA em NY e a grande “mensagem” dos marketeiros de TV foi de paixão pelo que comunicam. Com a constante evolução de nossa indústria, segundo os panelistas, o sucesso só virá do envolvimento com que se criam suas estratégias e peças mercadológicas. Ao contrário, sem paixão, qualquer coisa que se crie não vai sobreviver ais de duas semanas.
Outra palestra interessante no Promax foi de um professor da Wharton sobre como videos virais se tornam sucesso: http://brief.promaxbda.org/content/the-conference-2014-jonah-berger-asks-and-answers-why-things-catch-on
Lista de premiados aqui (incluindo Universal e Globo News): 2014 PromaxBDA Global Excellence Promotion, Marketing and Design Awards Winners ▸ http://promaxbda.org/docs/default-source/2014/na_winners-060214_new-edit.pdf?sfvrsn=2