semana de 14 de junho

1. NA TV

Os americanos estão fazendo o maior esforço para ver se o futebol “pega” por lá e está funcionando: está vencendo praticamente todas as noites na TV a cabo desde segunda feira, fazendo até 60% share. Na ESPN, a transmissão do jogo dos EUA com Ghana na segunda teve 11.09 milhões de telespectadores, a maior audiência de um jogo de futebol pela televisão na história, segundo Nielsen. Na terça e quarta, números menores (média de 8 milhões), mas igualmente no topo do ranking. A Broadcasting & Cable publicou outras estatísticas impressionantes, reproduzidas pela Pay TV News no Brasil.

A maratona “exclusiva” de Hillary Clinton na CNN e Fox News na terça deu a vitória à Fox News, onde ela fez uma entrevista tradicional, durou meia hora e atraiu mais de 2 milhões de pessoas. Na CNN, Hillary apareceu primeiro num formato “Town Hall” de uma hora e fez menos de um terço dos números da Fox News.Na terça teve finale de Fargo (FX), que fez apenas 2mm,  e na quinta teve estréia da segunda temporada do ótimo Rectify (Sundance), que é bem alternativo para fazer números altos, mas um excelente drama.O finale de Game of Thrones fez 7 milhões no domingo passado, já sabemos. Mas o impressionante é que foi no mesmo domingo de finais do NBA, que tiveram audiência de 18 milhões (11.7 rating, 22 share)

No Twitter, a semana continua sendo facilmente vencida –nenhuma surpresa– por Pretty Little Liars (ABC Family), com mais de 1 milhão de tweets cada noite de sua exibição (terças)

Jimmy Fallon, como bom funcionário da NBC/Universal que é, fez seu programa de Orlando a semana toda, da Universal Studios, provendo todas as atrações, em especial Harry Potter.

2. NOTICIAS

Hoje estréia a última temporada de True Blood na HBO e cinco minutos antes Beyonce ganhou uma série de interstitials. 4 x 10 programetes cortados de sua turnê Mrs. Carter serão exibidos logo antes dos vampiros por 10 semanas. Em Fevereiro, a HBO já tinha mostrado seu amor por Beyonce exibindo o  documentário dela Life is But a Dream.

Várias notícias da BBC… Na TV, ontem e hoje duas estréias importantes, Almost Royal e a super produção de Três Mosqueteiros. Na terça, em Miami, com pompa e circunstância, a BBC Latin America e USH inaugurou seu novo escritório em Coral Gables, que agora se chama de “hub” para a América Latina.  E na próxima terça, na BBC inglesa, uma estréia bacana: o papel das mulheres em shopping (compras) nos últimos 150 anos na minisérie em 3 partes Shopgirls: The True Story Of Life Behind The Counter. A série vai seguir a história do comércio feminino desde o século 19 e era Vitoriana até os dias de hoje na Inglaterra. http://www.youtube.com/watch?v=B1wWInFUQiQ

Já a rainha da Inglaterra, Queen Elizabeth II, e o marido, Prince Philip vão visitar o set de Game of Thrones no norte da Irlanda nesta semana que entra. Game of Thrones é a maior produção em andamento na Europa, onde empregou 900 pessoas full-time e 5700 part-time. Além disso, está ajudando a estabelecer a Irlanda como locação de produção na Europa.

A primeira filha, Malia Obama, está aproveitando as férias para experimentar o fascinante mundo do entretenimento: ela ganhou uma semana de estágio na produção de Extant, a série da CBS com Halle Berry e como qualquer iniciante, passou o primeiro dia pegando café para os atores.

Marketing criativo da Fox: Em Nova York, FX promoveu esta semana a estréia de Tyrant  com “upgrades aleatórios”, oferecendo caronas em SUV com chofer para quem estava em pontos de ônibus para ir trabalhar, almoços gourmet para quem comprava sandwiches e outros. Tyrant mostra a opulência de uma família do oriente médio exilada na California (é de Gideon Raff). Já em Los Angeles, o Spike TV promoveu sua nova estréia, Frankenfood, com um food truck oferecendo grátis guloseimas comestíveis variadas.

No final de Julho, a NBC vai estrear uma sequencia do reality alternativo que exibiu no verão passado, Get Out Alive With Bear Grylls. Desta vez, seis celebridades vão viajar para pontos remotos do planeta para viver aventuras junto com o popular apresentador inglês (Bear Gryllis) como pular de paraquedas nas montanhas do estado de NY, rapell nos precipícios de Utah, ou correr uma maratona na chuva na Escócia. Serão seis episódios de uma hora em Running Wild with Bear Grylls e as celebridades até que são bem conhecidas: Zac Efron, Ben Stiller, Channing Tatum , Tom Arnold, Tamron Hall (jornalista da MSNBC) e Deion Sanders (NFL).

Rebranding de Nicktoons estreou há duas semanas e vai incrementando o ar com novas peças aos poucos. O conceito tenta responder à pergunta: o que se passa na cabeça de um garoto de 9 anos? Algo mais ou menos assim: http://www.stashmedia.tv/?p=21095. Uma peça institucional: http://www.youtube.com/watch?v=9ibmljAnj2U

Curiosidade: Supper é um aplicativo do Spotify (que chegou recentemente ao Brasil), com receitas de chefs famosos e que vem acompanhadas com a trilha sonora indicada por eles. As refeições vem com duas playlists: uma para ouvir enquanto se cozinha, outra para se ouvir enquanto se come. Supper

3. DESENVOLVIMENTO

Showtime está desenvolvendo uma comédia  de Cameron Crowe e JJ Abrams sobre roadies durante uma turnê de rock. Roadies será sobre um pequeno grupo da equipe que trabalha diretamente com os músicos. A showrunner é Winnie Holzman (que criou My So-Called Life).

Cartoon Network vai voltar a produzir The Powerpuff Girls para entrar no ar em 2016.A série original foi exibida pelo Cartoon entre 1998 e 2005 (78 eps), ganhou dois Emmys, gerou um filme, um especial de aniversário (10 anos)

Ogilvy Entertainment e o super chef/restaurateur Mario Batali estão desenvolvendo programas de TV e online para Millenials sobre comida e estilo de vida. Batali quer falar com um grupo demográfico que ainda não é completamente devotado a seu império, por isso a decisão. Em entrevista para a AdWeek Batali descreveu o conteúdo como sendo “relativamente progressivo, mas sem ser panfletário.

4. OUTROS

A Netflix é bem reservada quanto à divulgação de seus números audiência. Por isso a entrevista de Cindy Holland,VP de conteúdo original da Netflix, no Hollywood Reporter da quarta chamou a atenção. Ela fala do processo de desenvolvimento de suas séries, pilotos e quem é sua audiência. No artigo ela diz que Orange is the New Black e House of Cards tem públicos diferentes e é o maior sucesso da Netflix (e não House of Cards). http://www.hollywoodreporter.com/news/netflixs-original-content-vp-development-712293