semana de 28 de julho

NA TV
A grande sensação da semana foi indiscutivelmente Sharknado 2 The Second One na quarta no Syfy. O filme vai se tornar cult como Rocky Horror, até mesmo eu fiquei na frente da TV por 2 horas de filme ao vivo. 8 em cada 10 tweets eram relacionados a Sharknado, um número total de 1 bilhão de tweets. E diversas marcas souberam tirar proveito. Em anexo, os tweets do Domino Pizza, fastfood Subway e Ritz Crackers.  Foi um super evento. A audiência foi a mais alta do canal para um filme original em sua história, 3.9 milhões totais e 1.6 milhões entre 18-49, 190% mais alto que o ano passado, e batendo a CBS, FOX e ABC (só não bateu os 10 milhões da NBC com a competição de talentos America’s Got Talent). Sharknado reprisa sabado e domingo.
Inline image 1Inline image 2Inline image 3

O original de programação especial dedicada aos tubarões é do Discovery, com seu Shark Week lançado há 27 anos. Mas parece que todo mundo quer tirar uma casquinha este ano: o Comedy Central criou seu Snart Week (https://www.youtube.com/watch?v=kiMoQS8_q0w), o Sy Fy, Sharknado, Logo fez um Snark TV (com as mulheres ranzinzas) e até mesmo o WEtv fez seu Snark Week (https://vimeo.com/102145826)  O promo do Shark Week do Disocvery é divertido, cafona, com Rob Lowe perdendo a imagem de galã e com tagline  “so sharky”: https://www.youtube.com/watch?v=04EXlOSa280#t=13  No Discovery, Shark Week começa domingo que vem.

Na terça, durante o jornal da noite da NBC,o âncora Brian Williams, com a cara mais séria do mundo, deu a notícia que Allison Williams (de Girls e sua filha) faria o papel principal do musical Peter Pan Live.  A gracinha de pai veio só ao final, quando Brian disse que “familiares da atriz garantem que ela está muito feliz porque tem se preparado para este papel desde os três anos de idade”. Allison tem formação clássica e ganhou o papel mais disputado da TV. Peter Pan Live vai ao ar ao vivo dia 4 de Dezembro na NBC, com Christopher Walken no papel de Capitão Gancho.

Uma dupla inesperada, Lady Gaga e Tony Bennett em visita surpresa ao Today na quarta para anunciar um especial com os dois que será exibido na PBS no final de Outubro, um mês depois do lançamento do novo album do dueto, “Cheek to Cheek”.
A Netflix usou a TV aberta e fechada para promover a quarta temporada de The Killing, disponível desde sexta, mas grande parte de sua campanha foi feita via Instagram numa conta que se chama The Killing Tour:  http://lostremote.com/get-a-sneak-peek-of-the-killing-season-4-with-netflixs-awesome-instagram-campaign_b45585

O Sundance é um canal pequeno e dificil de achar. Mas seus dramas são poucos, excelentes e sempre valem a procura. Na quinta, o mais novo deles é excelente, The Honorable Woman, minissérie com 8 eps, co-produzida com a BBC e protagonizada por Maggie Gyllenhaal. O tema é difícil, adulto, complexo, interessantíssimo. É um suspense que trata do novo liberalismo Israelense, mais família, culpa, espionagem, Israel e Palestinos. Maggie faz o papel de uma mulher isarelense, poderosa, dona de uma empresa de comunicação que oferece um contrato multimilionário para um palestino, que se suicida.

Bloco interessante de programação voltada para culinária no TLC: Sunday Brunch. Uma das apresentadoras do canal, Erika Vetrini, apresenta os programas do bloco, além de fillers contendo receitas, dicas e entrevistas com os apresentadores dos programas de culinária.Além disso, promoções watch and win #TLCSundayBrunch.

Em Julho a CNN celebrou a volta à segunda posição dos canais de notícia. A lideração continua sendo com o ultra conservador Fox News e por um tempo quem estava em número dois era MSNBC, portanto chegar ao número dois é uma vitória para CNN. Todos os canais de noticias tem audiência menor do que há um anos, mas Julho foi um mês cheio de noticias (Gaza, mais um avião da Malaysia Airlines) e a CNN passou a MSNBC no programa da manhã e The Sixties (CNN) na quinta bate Rachel Maddow (MSNBC)

No mercado hispânico, Univision liderou os mini- sweeps de Julho, com média de 3.2 milhões entra A18-49, Telemundo entrou no Top 10 pela primeira vez este ano, com sua novela  El Señor de Los Cielos. Na TV a cabo, mun2 fica em nº 1 entre A18-49 hispanicos quando exibe os novos episodios de seu reality Larrymania, sobre a vida e música do cantor mexicano Larry Hernandez. As primeiras duas temporadas tiveram audiência acumulada de 5.5 milhões.
 

2. NOTICIAS

AMC em conversas para comprar uma parte (50%) da BBC America, o braço americano da BBC Worldwide. Este acordo possibilitaria a BBCWW fazer uso da rede americana de anunciantes e distribuição.  O controle ainda seria da BBCWW mas teria o expertise de programação do AMC e valorizaria o preço cobrado de distribuidores. As duas empresas co-produziram Top of the Lake e o thriller que estreou esta semana, The Honourable Woman. Este acordo faz parte da estratégia de expansão do AMC, que pagou US$1bi a Liberty Global por seus canais internacionais e Chellomedia. Tambem representaria a última consolidação entre operadores de cabo, depois que Comcast comprou a Time Warner Cable, AT&T a DirecTV (e mais recentemente, a tentativa da 21st Century Fox comprar Time Warner).

A produção da 8ª temporada de Big Bang Theory nos estúdios da Warner está parada há dias por conta da renegociação dos contratos dos atores. Eles deveriam ter começado a trabalhar na semana passada, mas Jim Parsons, Johnny Galecki, Kaley Cuoco e Kunal Nayyar ainda não renovaram (apenas Melissa Rauch e Mayim Bialik já haviam assinado há alguns meses). Com isso, há risco da estréia em 22 de Setembro ou diminuição da temporada em 1 episódio (de 24 para 23). É provável que Parsons, Galecki e Cuoco recebam o mesmo salário, provavelmente o triplo dos U$350,000 por episódio que ganham atualmente. O impasse deve ser resolvido hoje.

Muito boa esta idéia do Cartoon Network: um aplicativo permite participação do público no ar, mas de forma controlada. O novo aplicativo do Cartoon dá a chance dos usuários gravarem vídeos deles  mesmos falando frases populares (sugeridas no aplicativo) de seus programas e interagindo com seus personagens prediletos.  Também é uma forma de criar bordões.

Outra acertada de El Rey:um acordo de longa duração (5 anos) com a Celestial Pictures, começando em Outubro dando acesso ao canal de 255 filmês antológicos de artes marciais do gigantesco acervo dos Shaw Brothers. Muitos deles serão exclusivos ao El Rey e os dois grupos também estudam a possibilidade de co-produção de um novo filme baseado em uma das histórias dos irmãos Shaw.

A Ex-CEO da MTV, Judy McGrath, vai ter um lugar no Board of Directors da Amazon a partir de 1º de Outubro e estará no comitê de liderança e desenvolvimento. Embora tenha reportado perdas no primeiro semestre de 2014, a Amazon continua aumentando seu investimento na área de produçao original de conteúdo através do Amazon Studios. Judy McGrath esteve na MTV desde 1981 (dia 1º de Agosto, aliás, a MTV fez 33 anos), onde começou como redatora de promos e acabou substituindo seu mentor, Tom Freston, na direção da MTV, quando ele foi ser CEO da Viacom.

3. DEVELOPMENT

Mais uma cerimônia de prêmios em desenvolvimento. Juro que não é piada, mas o World Dog Awards deve acontecer no CW em Janeiro de 2015 e os planos são de tratar este prêmio para cachorros como qualquer outra cerimônia de prêmios, com números musicais, participações de celebridades, prêmios (comestíveis) e tapete verde. Produzido pela Juma Entertainment.

Telemundo e Dick Clark Productions estão desenvolvendo juntos uma cerimônia de prêmios hispânicos para 2015 nos moldes de American Music Awards. A Telemundo exibe os prêmios Billboard bem como os Billboard Latin Music Awards Show e as duas empresas renovaram seu acordo até 2020.

AMC está desenvolvendo um piloto de um drama geopolitico chamado White City que se passa no Afeganistao. Será produzido pelo criador de Criminal Minds (Chris Mundy) e Tom Freston, ex CEO da Viacom e que já viveu no Afeganistão.

Ellen Pompeo, de Grey’s Anatomy, vai desenvolver sua própria série para ABC Family: Debt, baseado no livro de Rachel Carey e uma sátira à crise econômica de 2008. A história é centrada em uma jovem de 20 e poucos anos, Lilian, que trabalha como tutora para pagar o empréstimo que fez para pagar a faculdade, que se dá conta que todo mundo que ela conhece esté em dívida, inclusive os pais bilionários de seus alunos.

HBO está desenvolvendo uma série de 6 episódios com o co-criador do The Wire, David Simon. Show Me A Hero é baseada numa história real de um jovem prefeito que se vê metido no meio de uma controvérsia racial graças a uma ordem de um tribunal federal. No elenco, Oscar Issac  (de Inside Lleywn Davis)  e Catherine Keener, com direção de Paul Haggis  (Crash). Para 2016.

NBC botou em desenvolvimento uma comédia familiar, Big Kids, baseada na vida do comediante Joe Wengert e que será produzida por Ed Helms, do The Office. A comédia vai estar centrada em Andy, um jovem profissional com complexo de messias, que quer controlar e “consertar” sua irmã menor e seus pais.
 

4. OUTROS

Para servir de inspiração, 100 definições sobre o que é branding, por profissionais de áreas diversas e compiladas por uma estudande de mestrado de Artes Visuais: http://branding.sva.edu/what-is-branding

A “curadoria” online da Comcast é excelente! Mais ou menos como Netflix, eles misturam os programas por dia, indicando o mais importante. Também há a divisão por gêneros e  um Top 100 de preferidos doi público: http://xfinitytv.comcast.net/?cmpid=FCST_nav