semana de 7 de setembro

1.  NA TV

O ambicioso novo reality da Fox, Utopia, estreou no domingo e fez números razoáveis, considerando-se que estava indo contra o Sunday Night Football na NBC e é um programa muito difícil de ser promovido (formato desconhecido, local secreto, personagens que ninguem nunca viu). Fez 4.6 milhões entre A 18-49 (1.9 rating). A Fox programou a estréia como um evento em duas noites. Na terça, o horario regular de Utopia, Fox perdeu para o Big Brother (CBS), que fez mais que o dobro 6.8 vs 2.5 milhões. O Fashion Rocks, que veio logo depois de Big Brother na CBS também flopou, fazendo só 2.3 milhões (com Justin Bieber tirando a roupa). Na TV a cabo, a estréia da 7ª temporada de Sons of Anarchy no FX ganhou a noite com 6.2 milhões, sua melhor audiência até hoje.

Meredith Vieira, ex apresentadora do Today e The View, estreou seu talk show diário na NBC muito bem, 41% mais alto do que a média do horário,  5% share, foco entre mulheres 25-54. No segundo dia caiu um pouco mas deve estabilizar.

OWN teve uma estréia importante esta semana: If Loving You is Wrong, o segundo drama produzido por Tyler Perry.Foi um recorde de audiência para o canal, com 1.93 milhões (mulheres 25-54) na primeira exibição (4ª às 9 da noite), 206% mais alto que há um ano. O segundo episódio programado imediatamente depois às 10 fez 1.92 milhões.

Na quarta também teve o presidente Obama em rede de 14 canais falando sobre terror (ISIS). Fez 34 milhões e não é sua maior audiência. Obama já fez 52. 3 e 49.4 milhões em 2009 ao falar sobre economia. A NBC foi a mais vista entre os canais abertos com 10.4 milhões, o dobro da ABC e CBS.

Depois de 50 anos fora do late night, Barbra Streisand vai aparecer no Tonight do Jimmy Fallon na segunda dia 15 como única convidada. Vai render assunto. Esta semana também tem o aniversário dele — Jimmy faz 40 anos no dia 19.

NBC saiu primeiro no documentário sobre o caso Oscar PIctorius com uma edição de sua revista Dateline estreando exclusivamente online. Oscar PIctorius: The Verdict entrou no ar às 7 da noite de sexta no DatelineNBC.com.
Já o Discovery Fit & Health se associou a ABC News para criar um documentário sobre o vírus Ebola que será exibido na quinta dia 18 primeiro no canal a cabo.

2. NOTICIAS

George Clooney vai estar em Downton Abbey num especial de Natal, onde ele vai ser convidado de um casamento. A participação é de apenas um episódio e aconteceu graças à amizade do ator com Hugh Bonneville, que faz Lord Grantham

Já faz um tempo que o público pede (sem sucesso) que o aplicativo HBO Go seja disponibilizado para quem não tem assinatura do canal. Pois, de acordo com a  Forbes, a CBS está considerando fazer isso com o Showtime, passando por cima dos operadores de cabo e satélite, que estão facilitando cada vez mais o conteúdo online de seus canais premium. Showtime, o canal de Homeland, Masters of Sex e Ray Donovan provavelmente cobraria uma assinatura, mas se realmente acontecer, este será o primeiro tiro importante contra os gigantes do cabo, abrindo o caminho para que o consumidor pague apenas pelos canais que quiser ver.

A associação de críticos de TV (Television Critics Association) escolheu os programas mais promissores da nova temporada deste ano: como programa mais promissor, Gothamda Fox; comédia mais promissora, Black-ish da ABC;  o drama mais promissor seria Gotham outra vez e a revelação, Gina Rodriguez de Jane the Virgin.

Dick Clark Productions e a organização do Miss America estão se associando para distribuir o concurso de beleza a partir de 2015. A ABC transmitirá o Miss America em 14 de Setembro de 2015.

VH1
 fez uma parceria com o site BuzzFeed (o das listas) para que eles façam videos para o canal, na expectativa de levar uma nova audiência para o  VH1. O primeiro estreou online na segunda, promovendo a nova temporada de Couples Therapy with Dr. Jenn.  BuzzFeed tem um acordo semelhante com o Bravo e IFC, chamado Social Tune-In Program.

Uma pesquisa sobre mães e o consumo de vídeo em aparelhos móveis foi publicada esta semana na revista videolink. Aparentemente  ver vídeos é a quarta atividade mais popular para elas e seus smartphones. http://www.thevideoink.com/news/moms-love-mobile-video-babycenter-report-shows-much/#.VBCqP_ldVqV

E uma outra pesquisa, da Viacom , diz que o método mais garantido da popularidade de um programa é o boca a boca, mesmo antes de promos. A pesquisa “Getting With the Program: TV’s Funnels, Paths and Hurdles” aponta os três métodos mais populares para audiência achar programas: primeiro o boca a boca, depois promos, depois mídias socias:Broadcasting & Cable and Lost Remote.

3. DESENVOLVIMENTO

OWN está entrando na seara gastronômica também e encomendou 8 episódios de 2 Fat 2 Fly, um docu-série que vai seguir dois melhores amigos que querem fazer seu food truck de frango crescer. A série estréia em 2015 mas o OWN fez um teste exibindo um especial em 16 de Agosto e teve excelente audiência entre mulheres negras 25-54.

Netflix também está começando a produzir este tipo de série, baseada em reality, com o docu-série Chef’s Table, onde vai visitar cozinhas de “artistas gastronômicos”. Será dirigido e produzido por David Gelb, que fez Jiro Dream of Sushi. Na série de Chef’s Table:  Ben Shewry (do Attica de Melbourne, Australia), Magnus Nilsson (Fäviken da Suécia), Francis Mallmann (El Restaurante Patagonia Sur de Buenos Aires), Niki Nakayama (N/Naka Restaurant de Los Angeles), Dan Barber (Blue Hill de Nova York) e Massimo Bottura (Osteria Francescana de Modena).6 episódios para 2015. 

NBC desenvolvendo o remake de Game of Silence,  um drama policial turco  baseado no romance Sleepers de Lorenzo Carcaterra e que conta a história de quatro jovens rapazes, amigos desde crianças, que são obrigados a lidar com um segredo que os traumatizou na infância e volta a perturbá-los quando um amigo é morto na prisão  Quem vai produzir é a Sony. 

The Curse of the Fuentes Women é outro título que está em desenvolvimento na NBC pelo mesmo autor de Uggly BettySilvio Horta. A história, um drama de realismo fantástico,  é sobre um homem que aparece na praia em Miami Beach se dizendo como um parente desaparecido da família cubana Fuentes. Isso acaba afetando a vida de todos, claro.  Produção da Warner Bros. TV.

Shark Tank  é um reality (muito bom) que geralmente ganha seu horário nas noites de sexta-feira. Logo, a ABC quer mais Shark Tank e colocou em desenvolvimento um programa para acompanhá-lo chamado Beyond the Tank.  Em Shark Tank, 5 empresários de sucesso (os sharks) competem para investir em novos empreendedores com seu próprio dinheiro. Beyond the Tank, vai mostrar o que acontece depois que o empresário-shark decide investir no novo negócio, o que acontece quando os eleitos entram no mercado. Produção da Sony e de Mark Burnett. 

ABC está desenvolvendo  Nuclear Family, sobre um casal que se proclama “altruista” e adota oito crianças de diversas partes do mundo, mas não conseguem se acertar porque tem métodos de educação bem diferentes e ambos são extremamente narcisistas. Será escrita por roteiristas de King of the Hill.

E com a popularidade dos filmes de mulheres BFFs, a Sony está desenvolvendo uma para a TV (ABC), que está sendo escrita por  Angela Kinsey (do The Office) e Rachel Specter & Audrey Wauchope (de Cougar Town). A comédia tem um título provisório de I Love Your Ex e é sobre uma mulher e a namorado do ex-marido que se tornam melhores amigas, para o desespero dele.

Depois de 20 anos fora do ar, Married … With Children deve ganhar um spin-off com produção da Sony. A série, que revelou Ed O’NeillKatey SagalChristina Applegate e David Faustino  era um sucesso entre 87 e 97 na Fox. A Sony também tentou fazer uma versão brasileira da série.

Mais noticias da Fox:

Confirmaram o desenvovimento de Minority Report com a Amblin Entertainment, baseado no filme de  Steven Spielberg de 2002.
Fox também aprovou o desenvolvimento de uma série sobrenatural de caça as bruxas de Evan Katz Manny Coto, colaboradores de 24. A história é de um veterano da guerra do Iraque que, depois de uma experiência sobrenatural que deixa sua mulher em coma, sai em busca da verdade com um grupo de caçadores de fantasmas.  Michael Cuesta (Homeland) vai dirigir.
Em desenvolvimento, uma comédia para ser protagonizada por John Stamos (de Full House), que fará um solteiro convicto que descobre que é pai e avô. Danny Chun (The Office) e Dan Fogelman (The Neighbors) estão escrevendo.
Depois dos mega sucessos The Da Vinci Code e Angels & Demons, Brian Grazer e Ron Howard se juntam mais uma vez ao autor Dan Brown para adaptar um de seus livros desta vez para a TV, o thriller Digital Fortress. A história é um suspense internacional que se passa depois que um cara tipo Snowden ameaça revelar segredos do governo americano em nível global e uma criptógrafa tenta pará-lo. Está sendo descrito como um gato-e-rato sexy.

Televisa USA comprou os direitos para TV e digitais do livro The Sleeping Beauty da série erótica de Anne Rice publicada nos anos 80 sob o pseudônimo de A.N. Roquelaure. Depois do sucesso de 50 Tons de Cinza, esta coleção de Anne Rice ganhou novos fãs e agora vai para TV com a promessa de ser  o título mais “ousado” da TV no ano que vem. A história é sobre uma princesa que é acordada de seu longo e profundo sono de forma mais provocante do que no conto de fadas.  A produção será de Anne e de Rachel Winter (que fez Dallas Buyers Club). Televisa USA recentemente fez Devious Maids no Lifetime e Chasing Life, que vai estrear no ABC Family, sobre uma mulher que muda de vida completamente depois que descobre que está com cancer.

Escrever um blog sobre o subúrbio é o tema de uma comédia escrita pelos roteiristas de Scrubs e Happy Endings e produzida por David Janollari para a Universal TV e NBC. Inspirada em suas próprias experiências, vai contar a história de um casal que se casa e muda de Manhattan para New Jersey e ele começa a escrever um blog sobre a nova vida suburbana como se fosse um antropólogo que descobriu uma nova tribo.
A produtora de Janollari também vendeu outra comédia para NBC sobre um cara que descobre um apartamento ótimo no Village em NY que ele aluga de uma terapeuta careta que impõe como condição que ela use o apartamento algumas horas por dia para atender seus pacientes. Chama-se The Catch.