semana de 14 de setembro

1. NA TV

Muita gente vendo TV no domingo passado: tirando o NFL, que teve uma audiência de 22 milhões, Ray Donovan, no Showtime, fez sua melhor audiência da temporada com 1.9 milhões; 7 milhões viram Miss America na ABC(1 mihão a menos que no ano passado) e a PBS arrasou: 9 milhões (5.8 audiência) assisitiram à estréia do documentário de Ken Burns sobre os Roosevelt. Foram duas horas por dia desde domingo até sábado exibindo o excelente documentário THE ROOSEVELTS: AN INTIMATE HISTORY sobre a saga da família Roosevelt. Peter Coyote narra, Meryl Streep (com sotaque) faz Eleanor, Patricia Clarkson faz Daisy.  O material é incrível e mostra até a aventura de Theodore pela Amazônia em 1914 com o filho Kermit quando os dois quase morreram (River of Doubt, outra história sensacional).

Já a segunda marcou o início do novo The View, com Whoopi Goldberg, Rosie O’ Donnel, Nicole Wallace e Rosie Perez. Foi a melhor estréia em 8 anos, contando 3.9 milhões. De noite teve a volta de Dancing with the Stars, que embora com audiência mais baixa que no ano passado, ganhou a noite na ABC, fazendo 13.6 milhões. E no late night foi dia de Barbra Streisand no Jimmy Fallon (como audiência é jovem, o video viral não está tão popular quanto o de Adam Levine…2 milhões vs. 13 milhões de hits)https://www.youtube.com/watch?v=PLK275YCeQE&list=UU8-Th83bH_thdKZDJCrn88g  E o aniversário de 40 anos acabou sendo low-key: Seth Rogen e James Franco saíram de dentro do bolo e Stevie Wonder cantou Happy Birthday: https://www.youtube.com/watch?v=hwRtIs7z4eI
Na terça a Fox mostrou uma pequena prévia de Gotham (que estréia segunda) durante Utopia (que cresceu 11% audiência esta semana). E na TV a cabo  Sons of Anarchy (FX) continua supreendendo todo mundo: é a maior audiência da história do FX, com 9.2 milhões e nº 1 na TV a cabo pela segunda semana consecutiva.
Sexta feira foi Joan Day no E!, com uma maratona de Fashion Police desde às 7 da manhã culminando com um especial inédito de 90 minutos às 8 da noite apresentado pelos outros 4 integrantes de Fashion Police, tudo em homenagem a Joan Rivers https://www.youtube.com/watch?v=l9E9YhU2ab4

Uma curiosidade de programação: de agora até Dezembro os canais abertos repetem a fórmula dos canais a cabo e repetem em primetime seus títulos mais fortes. Três motivos: aumentar a exposição dos novos,  estratégia de audiência (Nielsen agora mede Live + 7 dias) e amortização. FOX está repetindo na sexta Utopia Red Band Society, que estreou na quarta; CBS está repetindo dois ou três episódios de NCIS no sábado; ABC repetindo 3 episódios na quinta e no sábado de Scandal; NBC está repetindo The Voice no sábado.
 A-Rr8YlyhNWKPcROAhXNoaiQOx_bc4P-2jUow-RbG08PJY22PPDWBmUAes5_MKWTO8dsncMWUzNltvnqZunWEa996Wb7C_1PAPqTL-n0bfn42afkdGih39Ee6bdot3VHY2k2Njs_4QBXQGUmFYR9lIiTg3N-z7FLgn7T3d7DNlEim56kkR57rMOe83aG0qq0O-il_EAarhQfhrfYst2W29SlMh_F
E o ótimo reality Million Dollar Listing NY (Bravo) fechou o Times Square no domingo passado por 1 hora para que um dos participantes/agentes (realmente) surpreendesse sua  (verdadeira) namorada  com o pedido de casamento. Foi documentado pelo Bravo.
2. NOTICIAS
 
NBC está tendo seu primeiro ano de vitória (52 semanas) em10 anos no grupo demográfico de adultos 18-49 (que é o que interessa ao mercado).  São 14% a mais que o ano passado, 25% a mais nesta temporada, o maior aumento entre as 4 grandes redes em 25 anos, o quarto verão consecutivo de vitória. A CBS continua em número 1 em números totais (fora de 18-49), mas NBC vem logo atrás, graças a 4 noites na semana: football aos domingos, The Voice na segunda e terça e Blacklist às segundas. (Segunda estréia Big Bang Theory na CBS em seu novo horário às segundas para competir com The Voice).
Foi exatamente há 10 anos que Friends, o campeão absoluto de audiência, saiu do ar na NBC. E Friends  está ganhando todo tipo de homenagem este mês, com sweepstakes com viagens para NY visitar o pop up Central Perk, montado no Soho e dando café de graça e a oportunidade de tirar fotos no sofá laranja, mais prêmios, memorabilia etc. 

O trio de WIGS, Jon Avnet, Rodrigo Garcia e Jake Avnet, montou uma produtora (especializada em multi-platforma) com apoio da ITV inglesa e da gigante de marketing WPP.  Indigenous Media, baseada em Los Angeles, vai produzir conteúdo original digital (e para novas plataformas) e desenvolver marcas multi-plataformas. Jon Avnet é mais conhecido por Black Swan, Rodrigo por In Treatment e Jake Avnet por Righteous Kill. Assim como em WIGS, eles devem contar com times de roteiristas e atores de primeira linha.

Canais mudando a marca:

Discovery vai rebrand e comprar uma parte da Hasbro do canal infantil The Hub. A partir de Outubro canal deve se chamar Discovery Family e ter como target tanto pais quanto crianças. A Hasbro fica com a programação de 9 às 3 da tarde.

TV Guide vai mudar o nome para POP a partir de Janeiro e continuar sua programação (de reprises) para o “fã incondicional de TV”.

Veria Living o canal dedicado à saúde e bem estar também está mudando o nome para Z Living e a partir de Outubro estará em novos  canais no leste europeu, Russia, Asia e Caribe e até o fim do ano no resto do mundo. Para a expansão do canal,  3 novas produções originais (títulos auto explicativos): Yogapalooza, uma série de exercícios e dança chamada BollyBlast  e Good Food America. Para 2015: Fit, Famous & Fabulous, um de transformação chamado Natural Reboot e Natural Medicine Saved My Life. 

Análise do Hollywood Reporter sobre o marketing de cada novo show desta temporada: ABC claramente colocando toda sua artilharia na quinta-feira, promovendo todos os programas de Shondaland (a produtora de Shonda Rhimes) de uma vez só, todos direcionados à mulher; CBS investe no football na quinta-feira e durante o jogo promove apenas NCIS New Orleans e Madam Secretary (que estréia hoje, fazendo dobradinha com Alicia Florrick de Good Wife); NBC está guardando seus dólares de marketing para State of The Affairs que estreia em Novembro; Fox só promove Gotham e CW, The Flash e Jane the Virgin.

O New York Times publicou uma matéria esta semana sobre o poder do YouTube de gerar estrelas tão forte quanto Hollywood. Quem entra em cena agora não é mais a dona-de-casa sem sofisticação ou o nerd na garagem, mas talentos com o potencial de gerar milhões para as grandes agências, advogados, assessores, mercado publicitário, etc .  Bethamy Mota, de 18 anos e no ar em Dancing with The Stars, agora tem um advogado, um agente na UTA, um assessor de imprensa e pediu $250 mil dólares para aparecer num filme da CBS. E o “talento” de Bethamy veio de ensinar penteados para meninas de escola (e arregimentar 4 milhões no YouTube)>

Já o Variety analisou como anda o investimento de anunciantes na TV  nesta época de mídias sociais e audiência mais baixa: https://variety.com/2014/tv/news/do-tv-and-advertising-still-belong-together-1201308758/

De acordo com uma pesquisa da San Diego State University, o número de mulheres trabalhando na TV em primetime está estagnado há 5 anos. Segundo a pesquisa,  durante a temporada de 2013-2014, as mulheres equivalem a 27% de um grupo formado por criadores, produtores, diretores, roteiristas e fotógrafos, 1% a menos que a temporada anterior e o mesmo que em 2009-2010.  Na ficção, o número de personagens caiu de 43% para 42%

3. DEVELOPMENT

Jimmy Kimmel desenvolvendo um piloto para ABC junto com Carson Daly (ex MTV e atual Today) e Dan Fogelman (de The Neighbors) sobre um DJ que já foi superpopular mas perde tudo e é obrigado a voltar para a casa dos pais e trabalhar numa rádio local. Soa comoa história de Carson Daly, que antes do The Voice e da MTV era DJ em LA da K-ROQ (para onde foi a convite de Kimmel, que o convenceu a largar a faculdade para ir trabalhar comele).
Gene Simmons, que fez Gene Simmons Family Jewels no A&E (2006-2012) e 4th and Loud (no ar) no AMC está desenvolvendo um novo projeto de TV que mistura música e reality: o concurso de talentos Coliseum.  Os participantes tem de formar novas bandas, que serão mentoradas por Simmons e julgadas por veteranos da indústria fonográfica. .

CBS encomendou um piloto de dois restaurateurs na vida real que precisaram de terapia para continuar trabalhando em seus restaurantes de meatballs.  Está sendo escrita por Jeff Astrof (de Ground Floor, Friends). A história é baseada na história de Daniel Holzmand e Michael Chernow, que fundaram uma cadeia de restaurantes de meatballs.
Outra comédia em desenvolvimento na CBS é Letters to My Daughter’s Future Therapist. Na história a voz de uma mãe para o futuro terapeuta de sua filha explica suas ações antes que a filha a culpe de tudo.


Netflix investindo pesado em comédia mesmo sem ver o produto pronto: assinou com Judd Apatow duas temporadas de uma comédia ainda por ser escrita. A primeira temporada terá 10 episodios e a segunda, 12. A primeira é para 2016, a segunda para 2017.  Vai se chama Love e contar a história de Gus e Mickey, um casal encantado e desesperado com a intimidade, comprometimento e outras supresas que vem com um relacionamento (e que eles estavam tentando evitar). Com Paul Rust e Gillian Jacobs.

A Fox vai produzir uma série sobre o que faz um grupo de comissários de bordo enquanto estão fazendo escalas longe de casa: assalta casas vazias.  The Ultimate Getaway será produzida pela Sony e Sheldon Turner (que escreveu o filme Up in The air), Kevin Costello e Seth Gordon.

Há 20 anos, Jim Sheridan e suas duas filhas escreveram um filme narrando suas próprias aventuras de imigrantes irlandeses mudando para NY para um apartamento vagabundo num predio em Hell’s Kitchen cheio de junkies e artistas. Resultou no filme In America, que lhes rendeu indicações de roteiro no Oscar. Pois agora o trio está se juntando a nosso amigo Dan Halsted para produzir uma versão seriada para a HBO via Fox Studios.   In America vai contar a história da mesma familia irlandesa que, dura, muda para o Bronx, tanta fazer amigos na vizinhança, mas todos tem um passado para esconder.

Amblin TV, que produz Red Band Society (Fox) baseada em uma série catalã, está desenvolvendo uma série para o A&E baseada em um filme mexicano. A produção e roteiro são da Canana, de Gael Garcia Bernal e Diego Luna. Chama-se Niño Santo e conta a história de um grupo de jovens médicos que é enviado para vacinação em um vilarejo e encontra uma estranha seita liderada por um misterioso curandeiro. Em nome da ciência, os médicos resolvem acompanhar a seita e ao testemunharem os milagres, analizam ciência e fé.

E este vai para meu arquivo “porque sim”: na Coréia do Sul, a Samsung está desenvolvendo uma sitcom chamada Best Future para ser lançada via YouTube. 6 episódios de uma hora. http://www.fastcocreate.com/3035869/image-of-the-day/because-anybody-can-do-anything-samsung-is-making-a-sitcom-about-working-at#2


4. US HISPANIC

Globo e Azteca do México assinaram um novo contrato exclusivo de programação (telenovelas) para a faixa das 11 da noite no México na Azteca 13. Eles já mostram Avenida Brasil e O Astro.  Vale investigar se inclui EUA já que Azteca America reutiliza grande parte da programação de Azteca 13.

A partir de Outubro, mun2 vai começar a programar WWE em espanhol (Smackdown e WWE Rawe mais de 100 horas de futebol da Barclays Premier League. Tanto a luta quanto o futebol põe o mun2 em nº1 entre hispânicos toda vez que vão ao ar. Outro nicho que o canal descobriu foi o de realities com personalidades musicais importantes para o público tex-mex. E em Outubro eles estréiam seu mais novo reality, desta vez acompanhando a intrépida cantora mexicana Gloria Trevi: A Toda Gloria, com 13 eps. Mun2 também vai exibir o procedural da BETV e Caracol, Infiltrados. 

5. PARA SERVIR DE INSPIRAÇÃO:

Um artista uruguaio criou logos fictícios para o trabalho de personagens famosos de séries de ficção: http://www.psfk.com/2014/09/fictional-logos-iconic-tv-characters.html

Para Mari e Ric, o discuros de formatura de Martin Scorsese na Tisch (NYU) este ano:  http://vimeo.com/106196480