semana de 27 de outubro

1. NA TV

Finale de Boardwalk Empire na HBO domingo passado teve uma boa audiiencia: 2.3 milhões, um aumento de 8% em relação à 4ª temporada. Com HBO Go e DVR o número subiu para 7 milhões. E hoje tem uma estréia importante na HBO: a minissérie Olive Kitteridge, com Frances McDormand, dirigida por Lisa Cholodenko.

Hoje também tem Britannia Bafta Los Angeles Awards na BBC America (apresentado por Jaguar e United). É o segundo ano que se transmite o evento, que vai premiar Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Emma Watson, Mike Leigh, Julia Louis Dreyfuss Dame Judi Dench. Mas o  que deve ganhar a noite é um “evento ao vivo” no Discovery hoje às 7, quando Nik Wallenda vai andar na corda bamba entre dois edificios de Chicago de olhos vendados. Para evitar qualquer desastre ao vivo, o Discovery, que ja cancelou um salto do Everest devido a uma nevasca que matou 13,  vai atrasar a transmissao em 10 segundos. O último evento na TV de  Nik Wallenda atraiu 13 milhões ao Discovery  em 2013 quando ele atravessou o Grand Canyon. E hoje começam os November sweeps.
Na TV a cabo, o destaque da semana foi para TLC na terça, quando fez números supreendentes. Tentando recuperar a imagem depois do cancelamento de Here Comes Honey Boo Boo, eles bateram um pequeno recorde de audiência quando exibiram o casamento dos dois jovens apaixonados (e virgens) de 19 Kids And Counting, Jill Duggar e Derick Dillard. Resultado: 4.4 milhões, ficando no topo do ranking em números totais , com 3.0 de audiência entre mulheres 18-49 e 25-54. American Horror Story ganhou a noite de quarta no FX, como sempre.A quinta na CBS foi de estréias: Mom, que fez 11.1 milhões, Two and a Half Men, que fez 10.2 milhões (frente à frente com Scandal, que segurou bem seus 9 milhões e pouco), a nova The McCarthys, que fez 8 milhões e Elementary, 8 milhões. How to Get Away with Murder, que acho confuso e difícil de acompanhar, tem perdido um pouco seus números, favorecendo Parenthood, que esta semana fez 3.5 milhões. CBS ganhou em números totais, mas ABC continua em primeiro entre A 18-49.
Uma curiosidade: nesta mesma quinta, Big Bang Theory voltou ao seu horario normal, 8 da noite, mas fez seu número mais baixo da temporada: 16 milhões. E teve um convidado especial, Billy Bob Thornton, como um urologista interessado em Penny: https://www.youtube.com/watch?list=UU4e0hMc3DMMdQ47dkoP0zVQ&v=L5erFbAMelM
Na sexta, o Today continuou sua tradição de comemorar Halloween com todos os apresentadores fantasiados, desta vez homenageando outro programa da NBC, Satruday Night Live, que celebra 40 anos no ano que vem (o Today já homenageou outras séries com fantasias de Halloween, como Os Monstros, Gilligan’s Island, Flintstones, Baywatch, etc.
O promo de Peter Pan (NBC) já está no ar toda esta semana na NBC, com foco em bastidores: https://www.youtube.com/watch?v=FtuhmHDtZ9o
O trailer de Grumpy Cat’s Worst Christmas Ever prova que LIfetime enlouqueceu de vez: https://www.youtube.com/watch?v=PrSPuBYm-Cw
O TV movie é protagonizado por uma menina de 12 anos e o gato sensaçao da internet.
Cancelamentos: A to Z, Bad Judge, Manhattan Love Story (ABC – no seu lugar entra  reprises de Modern Family, que segura bem ainda com 10 milhões/10 share) Prováveis próximos cancelamentos: Selfie, Forever, Gracepoint, Red Band Society.

2. NOTICIAS

MTV lançou seu primeiro canal de YouTube com programação original: MTV Braless conduzido pela vlogger de sexo, Laci Green. O canal Braless (significa sem soutien) tem nome em referência ao movimento feminista dos anos 70 e vai focar seu conteúdo em assuntos ligados a sexo na cultura pop contemporanea, mais política, paparazzi e feminismo, com episódios novos toda semana. Laci Green, que tem mais de 1 milhão de assinantes em seu canal de YouTube, fala de sexualidade de forma engraçada e aberta.

Ellen DeGeneres está lançando um aplicativo e um site que vai permitir aos fãs exibirem seus próprios videos (nas categorias gatos, crianças, animais, celebridades e humor) . Se chama Ellentube e está sendo criada por ela e pela Warner Bros, sob supervisão de Mike Darnell, presidente de unscripted do estúdio. Tanto o site quanto o aplicativo também vão mostrar trechos do show de Ellen. Um dos patrocinadores do programa (Target), já assinou patrocínio para Ellentube.

Com o acidente do SpaceShip Two da Virgin Galactic na sexta, que provocou a morte de um piloto e ferimentso graves em outro,  NBC está reavaliando a produção do reality (de Mark Burnett), Space Race, anunciado há um ano e que daria a chance a pessoas comuns de competir por uma oportunidade de ir ao espaço.A nova super-produtora formada pela JV de Endemol, Shine e Core Media será gerenciada por Chris Abrego e Charlie Corwin (ex-Endemol). E Rich Ross, que foi presidente da Disney  por 16 anos até 2013 quando se tornou CEO da Shine, vai virar presidente da Discovery a partir de janeiro (reportando ao CEO David Zaslav).

Resultados de audiência do FYI, rebrand do antigo BIO,  indicam 25% de aumento no primeiro trimestre. Assim, A&E anuncia novas produções originais para o novo canal, agora voltado para lifestyle: Late Night Chef Fight, 8 eps retratando a disputa de dois chefs em seus food trucks, e  My City’s Just Not That Into Me, uma parceria com o blog Curbed (de imoveis), sobre jovens que mudam de cidade.

O próxmo NATPE em Miami vai dedicar um dia exclusivamente a reality (terça, 20 de Janeiro). Natpe Reality vai oferecer mesas e sessões de pitching criadas especialmente para promover os programas e formatos que mais se destacam hoje em dia (em reality). No mesmo evento, será lançado o primeiro prêmio dedicado à categoria, o Reality Breakthrough Award.https://www.natpe.com/press/release/138

3.  DESENVOLVIMENTO

 

Shawn Holley, a super advogada mais conhecida por defender Lindsay Lohan em suas recentes atribulações judiciais, serviu de inspiração para um drama em desenvovimento na NBC, sendo produzido pela Universal TV e Working Title. O projeto ainda sem nome vai mostrar a vida pública e privada desta  advogada,que é capaz de enxergar muito além dos escândalos de sua clientela célebre e defendê-los mesmo contra a opiião pública. Além de Lindsay Lohan, sua lista de clientes incluem Michael Jackson, as Kardashian, Tupac Shakur, Snoop Dogg, Axl Rose, Jesse McCartney, Mike Tyson “Sugar” Ray Leonard.Paramount Television abriu seu arquivo mais uma vez para buscar idéias de desenvolvimento. E resolveu desenvolver com Jerry Bruckheimer uma série baseada no clássico American Gigolo,  o filme de 1980 com Richard Gere e Lauren Hutton. Paul Schrader, que escreveu o roteiro do filme, será consultor da série.  A Paramount também está desenvolvendo Minority Report, uma série para a Fox baseada no filme, Grease, também para a Fox, School of Rock para a Nickelodeon, Shutter Island para a HBO, comMartin Scrosese e Shooter, para a TNT, com Mark Wahlberg produzindo.

Kira Sedwick desenvolvendo com Kari Lizer (de New Adventures of Old Christine)  uma comédia sobre uma freira que, desiludida com o celibato, larga a igreja e seu “casamento” desde os 17 anos. Para a HBOSister Katherine resolve começar de novo e descobrir o que significa ser uma mulher “normal”.

POTUS é um drama em desenvovimento na Fox sobre um presidente norte americano que Howard Gordon (de Homeland e 24) vai escrever. A história é de um presidente que, cansado de politicia, resolve fazer às coisas à sua maneira, cheio de boas intenções, mas que acaba sendo corrupto pelo poder.

Uma Thurman vai substituir Mary-Louise Parker na minissérie The Slap , que está sendo produzida na NBC. Serão 8 episodios de um drama sobre uma família que entra em conflito depois que o pai dá um tapa numa criança (de outra família) que estava se comportando mal.

 

4.. OUTROS

Artigo na Entertainment Weekly sobre a exaustão de reality TV: http://insidetv.ew.com/2014/10/31/reality-tv/

Facebook e a nova maneira de consumir noticias: http://www.nytimes.com/2014/10/27/business/media/how-facebook-is-changing-the-way-its-users-consume-journalism.html?ref=media