semana de 9 de novembro

1. NA TV

Tudo novo na HBO no domingo passado, com a estréia da 3ª e última temporada de The Newsroom (aquele exercicio panfletário de Aaron Sorkin)  e The Comeback, a série cult com Lisa Kudrow que saiu do ar há 10 anos (aliás, zapeando entre Showtime e HBO  pode-se ver Lisa Kudrow nos dois canais: em The Comeback e Web TherapyThe Newsroom fez 1.2 milhões às 9 da noite. Comeback  fez 300 mil.  Sem um lead in forte, estes números estão baixos para HBO no dia mais competitivo da TV. Enquanto isso, no Showtime, The Affair está firme e forte, já foi renovado para uma segunda temporada e cresce até 87% com VOD e DVR.

O documentário sensação The Man Who Killed Usama Bin Laden  sobre o militar ex Navy SEAL Rob O’Neill, que resolveu mostrar sua cara, foi exibido em duas partes na Fox News na terça e quarta. Fez 2.7 milhões (#1 entre os canais de noticias)  entre A 25-54 na primeira noite e 3.4 na segunda, a maior audiência da história do canal.  O militar tambem esteve nos programas matutinos explicando porque resolveu aparecer agora (aparentemente os Navy Seal não tem aposentadoria e ele resolveu criar uma fundação de apoio às famílias de 9/11). O repórter da Fox que conseguiu a entrevista, Peter Doocy, se aproximou de O’Neill há um ano e meio.
Na quinta, o Daily Show fez uma meta-edição (ou edição eticamente-correta, dependendo do ponto de vista): o hilário John Oliver, que teve sua carreira crescer quando substituiu Jon,  voltou a apresentar o Daily Show porque Jon estava divulgando o filme que ele mesmo dirige, RosewaterJohn Oliver aparece depois que Jon Stewart “esfrega o bule inglês mágico”: http://thedailyshow.cc.com/videos/tupega/-rosewater—-john-oliver-s-return

A temporada de premiações começou oficialmente sexta com o Hollywood Film Awards na CBS e o Breakthrough Prize no Discovery no sábado — é a segunda vez que o Breakthrough é entregue para os destaques em ciências, física e matematica do ano. A cerimonia é organizada por Facebook, Google, Alibaba Mail.Ru, foi apresentada por Seth McFarlane e outras dezenas de celebridades 

Este comercial estreou na TV inglesa e é lindo e polêmico. Como são 100 anos da 1ª Guerra, a Sainsbury, rede de supermercado inglesa, recriou a famosa noite de trégua entre ingleses e alemães no Natal de 1914. A produção é impecável, contou com consultoria da Royal British Legion e para calar a boca dos críticos o supermercado vai doar 1 libra para cada chocolate que vender. https://www.youtube.com/watch?v=NWF2JBb1bvM

Com a audiência, tudo igual: Walking Dead (AMC) ganha o domingo com mais de 13 milhões; NBC ganha a segunda e terça, Sons of Anarchy (FX) ganha a terça no cabo (4.3 milhões), American Horror Story (FX), a quarta (3.6 milhões), Scandal (ABC), que esta semana serviu de plataforma de lançamento parao novo trailer de 50 Shades of Grey, ocupando seu primeiro break inteiro, continua a crescer, ganhando seu time slot a quinta feira (10.6 milhões e 2.8 de audiência entre 18-49), enquanto em números totais, ganha Big Bang Theory (CBS) com seus 16 milhões. E na sexta, ABC ganha com Shark Tank, que fez 7 milhões na exibição de seu 100º ep.  Estamos em November sweeps.

 

2. NOTICIAS

Programadoras e canais estão constantemente em litígio, mas desde fim de Outubro suas negociações começaram a afetar os consumidores.  Há pouco mais de duas semanas, Suddenlink apagou os canais da Viacom (24, incluindo MTV, Comedy Central e Nickelodeon). Na semana passada, a Dish, que está brigando com a Turner, tirou Cartoon, CNN e outros 6 canais da Turner de seus 14 milhões de assinantes. Ameaça cortar TNT e TBS. Direct TV ameaça cortar AMC. E na sexta, quem assistia a CBS pela Dish foi avisado de “pode perder seu canal”  se MSO e CBS não chegarem a um acordo.
Inline image 1
A primeira série de ficção do Bravo, Girlfriends’ Guide To Divorce, ganhou uma promoção gratuita esta semana graças a uma controvérsia: seu cartaz foi banido dos ônibus em Nova York e Los Angeles por ser “impróprio” para o público. Por “impróprio”, entende-se a imagem do cartaz, segundo as autoridades de transportes coletivos: a mulher recém-separada mostra o dedo anular com o tag   “Go Find Yourself.”

Esta semana o CFO da Netflix, David Wells,  disse que a empresa vai precisar achar um novo ângulo de marketing para atrair assinantes já que suas séries estão em terceiras temporadas e seu selling point de “Netflix Originals” não cola mais. Com expectativa de 1.33 milhões de novos assinantes, a Netflix ficou abaixo da meta neste 4º trimestre (teve apenas 980 mil, 6 milhões totais em 2014).

O serviço de SVOD All Access da CBS lançado este mês tem programas que estão no ar e de arquivo, como Star Trek, Twin Peaks e Cheers e custa $5.99 por mês. A partir do Thanksgiving (dia 27) o marketing da CBS vai aumentar a promoção de All Access no primetime do canal já que em Dezembro suas séries entram em reprise (tagline: Watch live. Watch later.)  Amazon também tem promos de sua comédia Alpha House durante Modern Family na ABC e promos de Transparent no E! SciShow do YouTube tem promo durante The Walking Dead.

Um competidor para o Twitter Vine foi lançado com capital inicial de 1.65 milhões (incluindo investimento do bilionário e Shark, Mark Cuban e de Vice Sports) para ser vendido como aplicativo de Iphone. Chama-se Ocho e é uma rede social  de vídeo mais poderosa que o Vine: os vídeos tem 8 segundos ao invés que 4. Ha.
IFC, do grupo AMC, está lançando  IFC Comedy Crib,  um hub digital para vídeos de comédia de humor mais ousado, com os humoristas do grupo bem como séries produzidas e/ou distribuídas por Lorne Michaels (de SNL). Hyundai é o patrocinador principal do novo hub.

3. DESENVOLVIMENTO

Este deve ser o último “grande” anuncio de produção do ano: Sneaky Pete será desenvolvido pela CBS, com roteiro e produção de Bryan Cranston (de Breaking Bad) e David Shore (criador de House). A produção é da Sony, onde Cranston tem um first-look deal. Sneaky Pete  é sobre um vigarista que sai da prisão, resolve esconder seu passado criminal e toma a identidade de um companheiro de cela. Ele se “esconde” trabalhando nos negócios da família do ex-companheiro de cela e com o tempo, passa a ter uma família, algo que nunca teve, descobrindo até o “verdadeiro amor”,com uma mulher que consegue enxergar através de toda a enganação.
Depois de meses de especulação, Netflix anunciou oficialmente esta semana a produção de The Crown, um drama que vai explorar as muitas décadas da Rainha Elizabeth no trono junto com seus primeiro-ministros do pós-guerra. O roteiro é de Peter Morgan, a direção de Stephen Daldry, serão 10 episódios a um custo de 100 milhões de dólares, estréia em 2016 e é a primeira produção de Netflix UK.
VH1 vai testar a conexão entre gêmeos idênticos num reality para estrear no verão de 2015. Twinning será um reality tipo competição com 12 par de gêmeos univitelinos passando por provas que visam desafiar a idéia que gêmeos com a mesma carga genética tem vínculos incrivelmente fortes (tipo terminar a mesma frase, gostar das mesmas pessoas, sentir a mesma dor). O par vencedor vai ganhar USD 222, 222.22.Os recém-casados Donnie Wahlberg e Jenny McCarthy terão seu casamento documentado num novo reality do A&E. Serão 10 episódios de Donnie Loves Jennyo primeiro com uma hora mostrando o casamento e o resto de 30 minutos.NBC abriu o arquivo outra vez, agora para reviver Lifestyles of the Rich and Famous doc que fez sucesso nos anos 80 e 90. Desta vez será apresentado por Nick Cannon (ex- marido de Maria Carey e apresentador de America’s Got Talent. O grupo também está desenvolvendo uma comédia multicamera que se passa num navio chamada Port of Miami, escrita e produzida por Matt Williams e David McFadzean (Home Improvement). A historia vai gerar em torno de um bartender que trabalha com uma variedade de empregados internacionais, todos eles agressivamente buscando o sonho americano.

Com o sucesso de Transparent, Amazon Studios divulgou uma nova leva de pilotos para os espectadores “julgarem” via Prime Instant Video: um docuseries, duas comédias e 4 dramas…

The New Yorker Presents: primeiro docuseries da Amazon, versão eletrônica da revista.
Cocked
: comédia de humor negro sobre um homem retorna à sua casa e cidade de origem para salvar a empresa de armas da família com a ajuda da mulher liberal e os filhos.
Mad Dogs
: Com Steve Zahn e Billy Zane, um grupo de amigos se reúnem em Belize para uma comemoração, mas as coisas se complicam quando verdades começam a aparecer e algum é assassinado.
Salem Rogers
: Uma ex supermodelo (Leslie Bibb) deixa o rehab e tenta reerguer sua vida e carreira.
The Man in the High Castle
: Drama baseado no romance de Phillip K. Dick sobre o que aconteceria se os Aliados tivessem perdido a Segunda Guerra Mundial.
Point of Honor
:De Carlton Cuse (Lost), uma família liberta seus escravos na Virgínia na época da Guerra Civil, enquanto permanecer do lado dos anti-abolicionistas.
Down Dog
: Sátira sobre um professor de yoga que enfrenta seus primeiros reveses na sua vida, sempre supostamente calma.

4. OUTROS


Com o cancelamento de The Millers, terceira comédia cancelada pela CBS, a editora de TV do Variety, culpa o excesso de programas: http://variety.com/2014/tv/news/falls-comedy-bloodbath-points-to-tvs-overpopulation-problem-the-millers-cancelled-1201357077/

Um ranking dos 20 artistas mais populares do You Tube (números impressionantes, aos bilhões): http://www.businessinsider.com/top-20-most-popular-youtube-stars-2014-11#1-pewdiepie-20