semana de 21 de novembro

1. NA TV

A NBC ganhou os sweeps de Novembro pela terceira vez consecutiva entre A 18-49 e CBS em números totais, mas a grande novidade das últimas quatro semanas foi o crescimento da ABC (graças a Modern Family na quarta, a quinta inteira de Shonda Rhimes, Shark Tank na sexta e alguns Dancing With the Stars no começo da semana).Aliás, na terça teve final de Dancing with The Stars (ABC), que fez bons números, 21% acima do ano passado, 15 milhões de espectadores.  Na quarta, a NBC mostrou um especial com os bastidores de Peter Pan, a superprodução musical com Alison Williams e Christopher Walken que vai ao ar ao vivo na próxima quinta. Peter Pan está sendo ensaiado diariamente há pouco mais de três meses e é a prioridade nº1 da NBC para Dezembro. Além dos 46 atores — quatro ou cinco deles tendo que “voar” — serão 350 figurantes, três estúdios e uma fada Sininho em CGI.  Tudo ao vivo, tentando replicar o sucesso de Sound of Music do ano passado.  A direção é de um veterano da Broadway (Rob Ashford) e um veterano de TV (Glenn Weiss). o custo, USD 10 milhões.O especial foi interessante — a produção é visivelmente mais rica que Sound of Music —  e o break serviu para NBC começar a promover o Golden Globes, com Tina Fey e Amy Poehler.

Na quinta, a parada da Macy’s do dia de Ação de Graças mobiliza Nova York e é sempre transmitida ao vivo pela NBC desde às 9 da manhã, com todo o cast do Today. A audiência foi semelhante à do ano passado: 23 milhões. Este ano teve Kiss desfilando ao som de Rock’n’Roll All Night e fazendo sucesso, mas como era programa matutino, Gene Simmons maneirou na lingua.  Peter Pan ganhou destaque outra vez e o Good Morning America (da ABC), para não ficar atrás, arranjou um musical semelhante para mostrar ao vivo: Finding Neverland, que vai estrear na Broadway em 2015 e é baseado no filme com Johnny Depp (sobre Peter Pan). À noite, a NBC ganhou fácil com o futebol americano  (5.6, 17 milhões). Todos os outros canais tinham programas “do bem”, o melhor sendo na Fox, com Hillary Swank promovendo a adoção de cachorros (All Star Dog Spectacular, que fez 1.6).  Afora isso, centenas de canais a cabo tinham maratonas para todos os gostos desde às 9 da manhã.E no dia seguinte ao Thanksgiving, todos podem começar a promover o Natal.

A CBS estreou seus IDs de Natal nesta mesma linha família-beirando-o-infantil, com o elenco interagindo com Rudolph, the Reindeer https://www.youtube.com/watch?v=MVTIe8QBcxY  https://www.youtube.com/watch?v=RI9eLIta19E&list=UUlzCn8DxRSCuMFv_WfzkcrQ  E a NBC estreou com 5 meses de antecedência o trailer de AD, a minissérie de Mark Burnett e sua mulher Roma que dá sequencia à The Bible do History (e estréia na Páscoa) https://www.youtube.com/watch?v=dSoFbndq0xs#t=89

Vem aí mais uma semana de musicais e a estréia de Girlfriend’s Guide to Divorce, a primeira ficção original do Bravo. É bonitinha, levinha, descartável. (terça).

 

2. NOTICIAS

Jimmy Fallon ganhou destaque na marquise do 30 Rock em Nova York e vai virar atração turística. Desde segunda, aquela marquise deco da entrada do Rockefeller Center,  anuncia em neon NBC Studios e The Tonight Show Starring Jimmy Fallon.  Jimmy fez piada dizendo que agora é mais difícil dele ser demitido e que a NBC “put a ring on it” (ficou noiva dele, em referência à canção de Beyonce).

A cara mais famosa da CNBC e a mais reconhecida analista financeira da TV, Suze Orman vai deixar o canal depois de 14 anos para ter seu próprio programa diário. Vai se chamar Suze Orman’s Money Wars, será produzido pela Warner/Telepictures e tratar de disputas financeiras entre familiares e amigos.  O último episódio de The Suze Orman Show vai ao ar dia 28 de Março (ela é ótima, dá muita bronca em quem gasta dinheiro à toa).

Zuckerberg & Co. vão  lançar em Janeiro seu Facebook at Work, uma plataforma para competir com LinkedIn. Segundo o Wall Street Journal e o Independent, a nova plataforma está sendo desenvolvida no escritório inglês do Facebook e pretende estimular o diálogo e a troca de documentos de trabalho entre profissionais. Perfis pessoais e corporativos não devem se misturar e inicialmente Facebook at Work será gratuito e sem anúncios. Se funcionar, certamente será o melhor veículo para marketing profissional/corporativo.

Em um evento para anunciar os planos da Netflix na America Latina esta semana no México, seu CEO, Reed Hastings, disse que até 2030 “a TV linear vai estar morta”.  E a comparou com um cavalo: “O cavalo era bom até inventarmos o carro”.  E  Seinfeld disse mais ou menos a mesma coisa em relação à internet e a TV numa entrevista para o Vulture (site de TV da New York) quando promovia o episódio de seu Comedians in Cars Getting Coffee com Colleen Ballinger, uma jovem comediante que se tornou estrela do You Tube com sua personagem Miranda Sing http://www.vulture.com/2014/11/jerry-seinfeld-interview-youtube-star-miranda.html

O sucesso de Miranda Sing no YouTube é relativamente recente, mas ela já acumula mais de 400 milhões de views em seus dois canais cômicos. Miranda satiriza a pessoa comum que vive postando músicas mal cantadas, coreografias mal reproduzidas, etc. Jerry Seinfeld devolveu o favor aparecendo no clip de Miranda, “como ficar famoso”: https://www.youtube.com/watch?v=lxGzTehTSPw&list=UU1OFDlfdRb6ma1ZGZd07gWA

Um dos documentários discutidos e influentes sobre parto nos EUA vai ser relançado em Janeiro e distribuido internacionalmente: The Business of Being Born. O filme foi produzido pela ex-apresentadora de TV Ricki Lake em 2008 e questiona o sistema médico americano, apontando as vantagens do parto em casa. No relançamento, um DVD, um livro e entrevistas mais recentes. E uma renovada onda de críticas de médicos americanos argumentando que o filme não mostra como esta prática pode ser perigosa.

3. DESENVOLVIMENTO
Numa análise da temporada de desenvolvimento, a editora de TV do Deadline (site especializado do Variety) diz que quase todos os canais reduziram o número de projetos em desenvolvimento — com exceção da Fox, que com a mudança na direção e queda de audiência, precisa acertar. Segundo ela, a maioria está apostando em sucessos garantidos, como dramas médicos e remakes, e que, além disso, os melhores show-runners e roteiristas estão ocupados com as séries ainda no ar. http://deadline.com/2014/11/remakes-medical-dramas-network-development-season-1201297997/

O novo Discovery Life vai estrear no dia 15 de Janeiro e logo no dia 21 um programa novo sobre “o secreto mundo das amantes”. The Mistress vai ser conduzido pela escritora  Sarah J Symonds, que se entitula ex-amante de Gordon  Ramsay e Lord Jeffrey Archer e “primeira e única Analista de Infidelidades do mundo”. Em The Mistress, Sarah vai intervir em casos reais e ajudar mulheres que não querem mais ser “outras”. Segundo a diretora do canal, até agora só se falava deste assunto em telenovelas e realities, mas The Mistress quer mesmo é contar histórias de redenção, esperança e auto-estima.

Kurt Cobain: Montage of Heck é o primeiro documentário produzido com apoio da família dele, em especial da filha, Frances Bean Cobain, produtora executiva do projeto. A estréia está prevista para 2015 na HBO, mas o diretor Brett Morgen está trabalhando nele desde 2007. Além da HBO Documentary Films, a Universal Pictures International co-produz.