semana de 22 de novembro

1. NA TV

NBC ganhou os sweeps de Novembro pela terceira vez consecutiva entre A 18-49 e CBS em números totais, mas a grande novidade das últimas quatro semanas foi o crescimento da ABC (graças a Modern Family na quarta, a quinta inteira de Shonda Rhimes, Shark Tank na sexta e alguns Dancing With the Stars no começo da semana).

Aliás, na terça teve final de Dancing with The Stars (ABC), que fez bons números, 21% acima do ano passado, 15 milhões de espectadores.
Na quarta, a NBC mostrou um especial com os bastidores de Peter Pan, a superprodução musical com Alison Williams e Christopher Walken que vai ao ar ao vivo na próxima quinta. Peter Pan está sendo ensaiado diariamente há pouco mais de três meses e é a prioridade nº1 da NBC para Dezembro. Além dos 46 atores — quatro ou cinco deles tendo que “voar” — serão 350 figurantes, três estúdios e uma fada Sininho em CGI.  Tudo ao vivo, tentando replicar o sucesso de Sound of Music do ano passado.  A direção é de um veterano da Broadway (Rob Ashford) e um veterano de TV (Glenn Weiss). o custo, USD 10 milhões.
O especial foi interessante — a produção é visivelmente mais rica que Sound of Music —  e o break serviu para NBC começar a promover o Golden Globes, com Tina Fey e Amy Poehler.
Na quinta, a parada da Macy’s do dia de Ação de Graças mobiliza Nova York e é sempre transmitida ao vivo pela NBC desde às 9 da manhã, com todo o cast do Today. A audiência foi semelhante à do ano passado: 23 milhões. Este ano teve Kiss desfilando ao som de Rock’n’Roll All Night e fazendo sucesso, mas como era programa matutino, Gene Simmons maneirou na lingua.  Peter Pan ganhou destaque outra vez e o Good Morning America (da ABC), para não ficar atrás, arranjou um musical semelhante para mostrar ao vivo: Finding Neverland, que vai estrear na Broadway em 2015 e é baseado no filme com Johnny Depp (sobre Peter Pan). À noite, a NBC ganhou fácil com o futebol americano  (5.6, 17 milhões). Todos os outros canais tinham programas “do bem”, o melhor sendo na Fox, com Hillary Swank promovendo a adoção de cachorros (All Star Dog Spectacular, que fez 1.6).  Afora isso, centenas de canais a cabo tinham maratonas para todos os gostos desde às 9 da manhã.E no dia seguinte ao Thanksgiving, todos podem começar a promover o Natal. A CBS estreou seus IDs de Natal nesta mesma linha família-beirando-o-infantil, com o elenco interagindo com Rudolph, the Reindeer https://www.youtube.com/watch?v=MVTIe8QBcxY  https://www.youtube.com/watch?v=RI9eLIta19E&list=UUlzCn8DxRSCuMFv_WfzkcrQ  E a NBC estreou com 5 meses de antecedência o trailer de AD, a minissérie de Mark Burnett e sua mulher Roma que dá sequencia à The Bible do History (e estréia na Páscoa) https://www.youtube.com/watch?v=dSoFbndq0xs#t=89

Vem aí mais uma semana de musicais e a estréia de Girlfriend’s Guide to Divorce, a primeira ficção original do Bravo. É bonitinha, levinhadescartável. (terça)

2. NOTICIAS

Jimmy Fallon ganhou destaque na marquise do 30 Rock em Nova York e vai virar atração turística. Desde segunda, aquela marquise deco da entrada do Rockefeller Center, anuncia em neon NBC Studios The Tonight Show Starring Jimmy Fallon.  Jimmy fez piada dizendo que agora é mais difícil dele ser demitido e que a NBC “put a ring on it” (ficou noiva dele, em referência à canção de Beyonce).

A cara mais famosa da CNBC e a mais reconhecida analista financeira da TV, Suze Orman vai deixar o canal depois de 14 anos para ter seu próprio programa diário. Vai se chamar Suze Orman’s Money Wars, será produzido pela Warner/Telepictures e tratar de disputas financeiras entre familiares e amigos.  O último episódio de The Suze Orman Show vai ao ar dia 28 de Março (ela é ótima, dá muita bronca em quem gasta dinheiro à toa).

Zuckerberg & Co. vão  lançar em Janeiro seu Facebook at Work, uma plataforma para competir com LinkedIn. Segundo o Wall Street Journal e o Independent, a nova plataforma está sendo desenvolvida no escritório inglês do Facebook e pretende estimular o diálogo e a troca de documentos de trabalho entre profissionais. Perfis pessoais e corporativos não devem se misturar e inicialmente Facebook at Work será gratuito e sem anúncios. Se funcionar, certamente será o melhor veículo para marketing profissional/corporativo.

Em um evento para anunciar os planos da Netflix na America Latina esta semana no México, seu CEO, Reed Hastings, disse que até 2030 “a TV linear vai estar morta”.  E a comparou com um cavalo: “O cavalo era bom até inventarmos o carro”.  E  Seinfeld disse mais ou menos a mesma coisa em relação à internet e a TV numa entrevista para o Vulture (site de TV da New York) quando promovia o episódio de seu Comedians in Cars Getting Coffee com Colleen Ballinger, uma jovem comediante que se tornou estrela do You Tube com sua personagem Miranda Sing http://www.vulture.com/2014/11/jerry-seinfeld-interview-youtube-star-miranda.html

O sucesso de Miranda Sing no YouTube é relativamente recente, mas ela já acumula mais de 400 milhões de views em seus dois canais cômicos. Miranda satiriza a pessoa comum que vive postando músicas mal cantadas, coreografias mal reproduzidas, etc. Jerry Seinfeld devolveu o favor aparecendo no clip de Miranda, “como ficar famoso”: https://www.youtube.com/watch?v=lxGzTehTSPw&list=UU1OFDlfdRb6ma1ZGZd07gWA

Um dos documentários discutidos e influentes sobre parto nos EUA vai ser relançado em Janeiro e distribuido internacionalmente: The Business of Being Born. O filme foi produzido pela ex-apresentadora de TV Ricki Lake em 2008 e questiona o sistema médico americano, apontando as vantagens do parto em casa. No relançamento, um DVD, um livro e entrevistas mais recentes. E uma renovada onda de críticas de médicos americanos argumentando que o filme não mostra como esta prática pode ser perigosa.

 

3. DESENVOLVIMENTO

 

Numa análise da temporada de desenvolvimento, a editora de TV do Deadline (site especializado do Variety) diz que quase todos os canais reduziram o número de projetos em desenvolvimento — com exceção da Fox, que com a mudança na direção e queda de audiência, precisa acertar. Segundo ela, a maioria está apostando em sucessos garantidos, como dramas médicos e remakes, e que, além disso, os melhores show-runners e roteiristas estão ocupados com as séries ainda no ar. http://deadline.com/2014/11/remakes-medical-dramas-network-development-season-1201297997/

O novo Discovery Life vai estrear no dia 15 de Janeiro e logo no dia 21 um programa novo sobre “o secreto mundo das amantes”. The Mistress vai ser conduzido pela escritora Sarah J Symonds, que se entitula ex-amante de Gordon  Ramsay e Lord Jeffrey Archer e “primeira e única Analista de Infidelidades do mundo”. Em The Mistress, Sarah vai intervir em casos reais e ajudar mulheres que não querem mais ser “outras”. Segundo a diretora do canal, até agora só se falava deste assunto em telenovelas e realities, mas The Mistress quer mesmo é contar histórias de redenção, esperança e auto-estima.

Kurt Cobain: Montage of Heck é o primeiro documentário produzido com apoio da família dele, em especial da filha, Frances Bean Cobain, produtora executiva do projeto. A estréia está prevista para 2015 na HBO, mas o diretor Brett Morgen está trabalhando nele desde 2007. Além da HBO Documentary Films, a Universal Pictures International co-produz.