1. NA TV
A única estréia significativa da semana é amanhã na PBS do Great British Baking Show, um programa de culinária “diferente” de 95% dos programas de culinária que a gente vê: é inglês. Sério, este foi um super sucesso de audiência na Inglaterra, conseguindo até 50% share no finale da competição. Baking se refere só a docea (pastelaria? confeitaria?) e os participantes são todos amadores e engraçados.
Programação da TV no dia 31
ABC, NBC e FOX tem contagens regressivas. Na ABC, Dick Clark’s New Year’s Rockin’ Eve With Ryan Seacrest é uma instituição há 40 anos e geralmente faz o dobro da audiência das outras duas redes. Este ano tem Taylor Swift, Idina Menzel, Billy Joel e Elton John, além de Gavin DeGraw e Lady Antebellum de Nashville e Fergie de Hollywood, com One Direction e Charli XCX.
Na NBC, New Year’s Eve with Carson Daly, com Lady Gaga and Tony Bennett e os jurados do The Voice, Blake Shelton, Pharrell Williams e Gwen Stefani. Na Fox, New Year’s Eve Live terá Pitbull’s New Year’s Revolution de Miami com Enrique Iglesias, Fall Out Boy e outros nomes ainda não anunciados.
Estréias do dia 1º:
Lifetime: Little Women: LA as 9p, Big Women: Big Love as 10p
MTV: Rob Dyrdek’s Fantasy Factory as 10, Ridiculousness as 10:30p
Estréias do dia 2:
CBS: Undercover Boss as 8, Hawaii Five-0 as 9p, Blue Bloods as 10p
HGTV: Love it or List it, Too at 9p
TLC: Say Yes to the Dress at 9p
Estréias do dia 4:
ABC: Galavant as 8
Bravo: Thicker than Water as 9p
Food: Daphne Dishes, Guy’s Grocery Games as 8, Worst Cooks in America as 9p
FOX: Bob’s Burgers
HGTV: Beachfront Bargain Hunt, Caribbean Life,Building Alaska
NBC: The Apprentice as 9
PBS: Downton Abbey as 9
Smithsonian Channel: Million Dollar Princess at 8
TLC: Sister Wives as 9p
Estréias do dia 6:
ABC: Agent Carter as 9
Estréias do dia 11:
HBO: Girls as 9, Togetherness as 9:30, Looking as 10
Showtime: Shameless, as 9, House of Lies, 10, Episodes, as 10:30
2. NOTICIAS
Pequeno drama no Today Show esta semana, com um disse-me-disse envolvendo Amy Adams e o cancelamento da sua entrevista quando ela já estava pronta pra entrar no ar. O Today insistia em perguntar sobre o hacking da Sony (quando se soube que ela ganhou menos do que os atores homens), ela não quis falar sobre este assunto e o Today cancelou a participação dela. Jornais exageraram no caso dos dois lados e tanto o Today quando os Weinstein (que distribuem o filme) enviaram esclarecimentos à imprensa. Harvey Weinstein, como não perde nenhum oportunidade de publicidade, está fazendo o assunto render muito, exigindo um pedido de desculpas formal do Today à atriz.
Netflix terminou o ano cortando o salário de seu CEO Reed Hastings em US$2milhões baixou de 3 milhões para 1) e de seu Chief Creative Officer, Ted Sarandos, que perdeu 1milhão de salário. Isso porque os shares da Netflix cairam 9% em 2013. De qualquer maneira, os dois executivos ganham mais além dos salários (algo bem comum aqui), Hastings tem ações no valor de USD 13.7 milhões e Sarandos, USD 9.6 milhões.
Esquire estreou The Short Game On Demand seguindo os passos de Netflix: todos os 10 episódios estão disponíveis em VOD, online e no aplicativo ao mesmo tempo, um mês antes de entrar no ar na TV (estréia dia 20 de Janeiro). É a primeira vez que um canal a cabo faz isso.
Com seu amor pelas bizarrices medicinais, o Discovery Life (ex Discovery Fit And Health) anunciou a nova programação que estréia em Janeiro: Outrageous Births: Tales from The Crib e 50 Ways to Kill Your Mother (sobre um daredevil e sua mãe de 70 anos que fazem acrobacias juntos) o dia 15; NY ER no dia 16; Body Bizarre dia 17, Hoarding: Behind Closed Doors, dia 18; The Mistress dia 21 e, por fim, World’s Worst Mom, dia 22. O posicionamento diz que o canal aceita os momentos inesperados da vida”.
Comida na TV hoje em dia faz o papel que a música fazia há anos atrás: a linguagem universal da TV. E o Food Network deve dobrar seus investimentos em produção original com talento local. Aqui um artigo do Variety sobre o sucesso em outras regiões e o crescimento internacional. http://variety.com/2014/tv/features/local-chefs-have-right-recipe-for-food-networks-global-plans-1201375055/
3. DESENVOLVIMENTO
NBC está desenvolvendo Human Resources, uma comédia do supertalentoso Howard Gordon (de 24 e Homeland) que não vai ser muito diferente da adrenalina que ele está costumado: a série é descrita como uma comédia de ação que fica entre 24 e Die Hard, sobre um grupo de heróis que se juntam para salvar seus colegas, seus empregos e em ultima instância, eles mesmos. Howard Gordon também está desenvolvendo POTUS para a Fox.
TLC produzindo um projeto especial sobre maridos Mormons bissexuais de Salt Lake City. My Husband’s Not Gay vai revelar os desafios de casais bissexuais e como fazem para o casamento funcionar. Vai ao ar em Janeiro
The CW está desenvolvendo um novo drama musical com Todd Graff, que vai contar a história de um jovem empresário brilhante chamado Gary Graham. Na série, canções originais e participações dos maiores nomes da música pop.
4. OUTROS
Muito bom artigo do AdWeek sobre como a TV mudou radicalmente em 2014, da medição de audiência à queda da popularidade de realities. Vale a leitura: http://www.adweek.com/news/television/5-ways-television-changed-dramatically-2014-161969
E outro da Time sobre como Facebook vai competir com YouTube. Com tráfico de 1 bilhão por dia entre os dois, já há marcas (Kate Spade por exemplo) estreando no Facebook http://time.com/3634472/fb-vs-youtube-video/
Promo inspirador do Nat Geo para Brain Games, que estréia dia 19 e vai mostrar resultados de experiências interativas (cognitivas) https://vimeo.com/112812481
Eu também faço listas… E se alguém se interessar sobre minha (própria) lista dos 10 mais da ficção na TV em 2014, está no meu blog.