semana de 15 de fevereiro

1. NA TVNa segunda e terça, The Voice voltou ao ar com Christina Aguilera e voltou muito bem, fazendo 13.9 milhões. Na terça, a NBC também estreou a segunda temporada de The Night Shift.  Estréia morna — 5.5 milhões — que perdeu para Castle (ABC, 7.6 milhões) e Gotham (Fox, 6.5 milhões). O episódio todo feito com Iphones de Modern Family foi ao ar na quarta e teve boa audiência (9.8 ilhões e ótimo share (10%). Mas quarta agora é do fenômeno Empire, na Fox.

Empire, exibida às quartas, 9 da noite, já pode ser considerado um case study: está em sua sétima semana de crescimento contínuo, fazendo 13.9 milhões audiência total.  Fez 3.8 de audiência na estréia (9 milhões totais) e cresceu consistentemente a cada semana depois disso atingindo 42%. O fato é inédito para a Nielsen, que mede audiência desde 1991. E o que está provocando o maior crescimento são mulheres 18-34 e 42% negras. Além da série na TV, o VOD da Comcast, Xfinity, informa que é a primeira série que chega a 1 milhão de downloads via VOD por semana nos 7 dias seguintes às estréias de episódio.

Catfish, aquele ótimo formato da MTV, foi líder na TV a cabo na noite de quinta, enquanto o How to Get Away With Murder (renovada para uma segunda temporada)  teve seu finale de 2 horas na ABC com 9 milhões (bem abaixo de quando estreou), Não houve Scandal esta semana.

E com o finale de #TGIT, a campanha de programação vertical na ABC, Thank God It’s Thursday, seu marketing mudou para uma campanha de imagem mais emocional. Agora com o tagline We Get Each Other, mostra as principais personagens do primetime — de Olivia Pope aos sharks de Shark Tank — promovendo  compreensão, amizade e família: .https://www.youtube.com/watch?v=ELX3hWXwOwk
Lester Holt, substituto de Brian Williams, está conseguindo segurar o que parecia ser uma sangria desatada. Esta semana acabaram os sweeps e a NBC continuou em 1º lugar em audiência entre os jornais do horário.

2. NOTICIAS

House of Cards estreou sua terceira temporada na sexta e viu um crescimentorepentino em mídias socias na quinta — um fenômeno atípico, segundo Listen First, empresa que analisa o comportamento de marcas online. Foram 742% mais altos. E agora pode-se dizer que a falha que estreou os episódios da terceira temporada por acidente há duas semans foi marketing intencional.
Com a audiência de canais a cabo caindo drasticamente, a Nick vai trazer de volta sua marca pré-escolar Noggin a partir de 5 de Março, como canal digital por assinatura (apenas online). Noggin deixou de existir como canal em 2009 e foi substituído por Nick Jr. Outra novidade da Nick, anunciada esta semana, foi a notícia que eles agora fazem marketing comercial. Criaram um departamento exclusivamente dedicado ao assunto, Inside Out Solutions para atender seus clientes, inicialmente em plataformas digitais. Uma experiência recente foi para o lançamento do filme Sponge Bob the Movie, onde a Toyota criou um carro do Spongebob.  (de excelentes resultados, provando que tambem tem poder de influenciar os pais até na compra de um carro).

Billboard e Hollywood Reporter também anunciaram o lançamento de um departamento dedicado à criação de branded content e publicidade. Chama-se Adapt Studios e é semelhante aos estúdios criados por Condé Nast e o New York Times. As duas publicações tem em média 30 milhões de visitantes-únicos nos dois sites.

O número de domicílios “dispensando sua assinatura de TV a cabo” (“cutting the chord“) está crescendo rapidamente, segundo o Wall Street Journal. Há 12 meses, este número era 1.4 milhões — e eles citam como fonte o instituto de pesquisa MoffettNathanson Research — e agora, o número subiu para 3.8 milhões.A TV via satélite cresceu 0.1% e as empresas telefônicas cresceram 9.9%.

Vice Media, que tem como target principal jovens adultos (homens), pela primeira vez vai criar um canal digital para mulheres. O conteúdo será variado: política, cultura, lifestyle, sexo e moda. Entre seus programas, a estréia de A Day in The Life, que examina a carreira e estilo de vida de mulheres, da bailarina à toureadora, Style and Error, terá o foco na moda e outro título em desenvolvimento é How (Blank) Found Feminism, que vai explicar porquê a personagem retratada se demonstrou a favor do feminismo. Estréia em Abril.

As produtoras inglesas Avalon e Hat Trick fizeram uma oferta esta semana para comprar a rede “jovem” da BBC, BBC3. Foi recusada (U$155 milhões).

Uma curiosidade sobre as corporações americanas… Depois do escândalo da Sony no ano passado (hacking e os emails de seus presidentes e colaboradores), a co-chairman Amy Pascal foi demitida (e ganhou um contrato de produção, que é o que se faz nestes casos) e foi substituída por Tom Rothman, ex-Fox e presidente da Columbia Tri-Star. O outro co-chairman, Michael Lynton ficou, ganhou novo contrato e muda para NY para fazer outra coisa. Na sexta, eles anunciaram a demissão do chefe da área digital, Bob Osher.Já esta notícia me deixou passada e é a cara de Hollywood: este senhor, Mauricio Mota, levou ao Rio Content AS MESMAS PESSOAS que nós levamos em 2013, (mais M Night Shyamalan, que a Fox está empurrando para promover Wayward Pines), assinou como “curadoria” e ainda ganhou um contrato de development com a ABC.http://variety.com/2015/tv/news/mauricio-motto-first-look-deal-abc-1201443715/

E a última edição de 73 perguntas da Vogue é com Seth Meyers, o comediante que substituiu Jimmy Fallon no Late Night da NBC: http://video.vogue.com/watch/73-questions-seth-meyers-tells-us-his-dream-late-night-lineup-yes-it-involves-andy-samberg

3. DEVELOPMENT

Jason Jones, como Jon Stewart, também está deixando o Daily Show (depois de 9 anos) e vai desenvolver com a mulher Samantha Bee (que continua no Daily Show) uma comédia para a TBS sobre um casal que viaja de carro com os filhos pequenos para a Florida. É baseada na sua própria experiência, claro.

Netflix desenvolvendo 5 infantis este ano: Danger Mouse, Inspector Gadget, que são dois clássicos dos 80; mais Some Assembly Required, um live-action sobre um garoto que inventa brinquedos, Bottersnikes & Gumbles, baseado no livro australiano e Super 4, um CGI baseado nos brinquedos Playmobil.

Outro clássico que vai voltar em 2017 pela Disney: Tio Patinhas, Huguinho, Zezinho e Luisinho (oba!)

4. OUTROS

Programas de desenvolvimento e capacitação são excelentes para a marca, para o mercado e para o imposto de renda. PromaxBDA tem três: Promo Pathway, que oferece aos alunos ferramentas de storytelling, Executive Mentorship, que junta executivos mais experientes com mais jovens, e  Thrive, para formar novos talentos.

Esta semana a HBO inaugurou o seu programa para roteiristas: HBO Access Writing Fellowship. O objetivo é promover diversidade e 4 talentos de origens diferentes vão ganhar uma bolsa para serem tutorados pela HBO por 8 meses. Ao final do treinamento, os 4 terão um curta produzido e um contrato de desenvolvimento.

A Fox tambem indicou os 12 finaliistas de seu Intensivo para Roteiristas da Fox esta semana. O programa oferece quatro meses de treinamento intensivo (com desenvolvimento, roteiro e business) para um pequeno grupo (12), também de origens diferentes (diversidade é uma obrigação nos EUA). Ao final de 4 meses, um deles é escolhido e ganha um contrato de desenvolvimento.
O peito, que parece ser um símbolo oficial do feminismo, chegou à decoração. Boob-is-the-new-black:

020515-1

Gravel and Gold de San Francisco produziu uma coleção de almofadas, colchas e sacolas…. A marca diz que quer promover o direito da mulher de amamentar em público.

020515-2

Isaac Nichols, ceramista do Brooklyn, quer demonstrar seu apoio às mulheres que agora protestam topless e criou um cachepot.

020515-3

Cold Picnic do Brooklyn está fazendo uma linha mais gráfica de tapetes.