semana de 15 de março

1. NA TVA semana começou com a estréia de Dancing With The Stars na segunda, que fez 14 milhões e ganhou a noite para a ABC, mas The Voice (NBC) não ficou muito atrás, com 12.57. Antes disso, no domingo, uma menção para a primeira série de ficção do E!, The Royals, que estreou muito bem (4 milhões) e o 100º episódio de Millionaire Matchmaker no Bravo, que fez 1.8 milhões. Os dois foram bem porque domingo é dia de Walking Dead (e Talking Dead) que sempre acabam com todo mundo, com pelo menos 14 milhões por semana.

Em homenagem aos 50 anos de The Sound of Music, o grande sucesso musical americano, cantarolado até hoje por qualquer geração, a ABC enviou Julie Andrews e Diane Sawyer à Austria para visitar as locações. Fizeram um belo especial de 90 min exibido na quarta à noite. Não foi mal de audiência para o horario 7.8 milhões, deve subir com DVR.

Quarta também foi o último episódio do fenômeno Empire (FOX), arregimentando 17.62 milhões de pessoas (ao vivo), 21% share, num finale de 2horas.

Na quinta,  a participação de Lena Dunham como atriz em Scandal foi ótima para mostrar como ela é boa escritora… Audiência foi bem mais baixa que de costume, mas não por sua causa, mas porque estreou March Madness, a competição de basquete universitário que todo mês de março é transmitida pela CBS e pelos canais da Turner (TBS, TNT e truTV). Este ano, foram 5 jogos na quinta e a audiência mais alta desde 90.

E na sexta, Glee encerrou sua jornada depois de 6 temporadas com um finale de 2 horas que revisitou o passado em seus melhores momentos. Foi emotivo, mas nada excepcional de audiência (porque sexta é dia de Shark Tank na ABC).

FYI (o ex-BIO) e A&E estão estreando uma nova leva de realities dedicados a relacionamentos. Married at First Sight estreou sua segunda temporada no FYI na terça, esta semana A&E estréia Surviving Marriage e hoje, Neighbors with Benefits. Este último tem título ótimo e reflete um grupo de moradores de Ohio que é aberto ao swing (o programa mostra como a liberdade precisa ter regras). Married at First Sight junta 3 duplas de solteiros “abertos ao amor”  que um grupo de especialistas combina através de um questionário. E Surviving Marriage põe um casal em crise numa ilha deserta sozinho por vários dias onde tem de cumprir tarefas em conjunto. Em Abril o FYI ainda estréia mais um com este tema: Arranged, um docu-série sobre casais em casamentos negociados pela família.

2. NOTICIAS

Este mesmo assunto — realities sobre relacionamentos — também foi tema de debate na comemoração dos 50 anos de The Dating Game, no  festival de TV do Paley Center na quinta em Los Angeles. Com apresentadores, participantes e especialistas do The Bachelor (ABC), Sex Box (WeTV), Millionaire Matchmaker (Bravo) e Marriage Bootcamp (We TV) o consenso era de que como o “amor é uma linguagem universal” e que “todos buscam companhia”, estes programas sempre serão sucesso.

AMC não está poupando esforço de marketing para promover a última temporada de Mad Men, que estréia em 5 de Abril. Na quarta, no Doroty Chandler Pavillion, uma festa de gala chamada The Black and Red Ball acontece em homenagem ao elenco. O convite, criado pela figurinista Janie Bryant, era um lenço de bolso para os homens e uma echarpe para as mulheres e sugere aos convidados que fistam-se inspirados na época.
Além disso, um lançamento para o Facebook divertido: um aplicativo que seleciona fotos do timeline e que Don Draper projeta em seu pitch da Kodak, ótima idéia: Mad Men Carousel.

A partir de segunda, o Google vai promover “branded content” via sua própria plataforma online, o YouTube. “Behind the Scenes” mostra a produção de uma campanha de Clean & Clear (Johnson & Johnson) chamada “See the Real Me” (lançada no YouTube em 2014). O objetivo da série é mostrar às agências (e marcas) como podem criar vídeos mais eficazes.

Apple está em conversações com diversos grupos de mídia discutindo o lançamento de seu serviço de OTT ainda este ano. A idéia é  oferecer 25 canais a um preço de $30-$40 dólares. Segundo o Wall Street Journal, o serviço ofereceria TV ao vivo para Apple TV, iPhone e iPad. Na semana passada, ao mesmo tempo que oferecia a janela exclusiva de HBO Now por 3 meses, a Apple derrubou o preço do Apple TV para $69 dólares.

Twitter está fazendo uma experiência ousada para segunda tela. Como ninguém mais vê TV como se via há 5 anos, os comentários sobre The Bachelor, Oscar ou Scandal foram todos transferidos para as redes sociais. O Twitter está tentando o Twitter TV Timelines, que lê qualquer hashtag relacionado a um programa ou personagem e o convida a experimentar Twitter TV Timelines. Se você aceitar, aparece um feed de assuntos relacionados: http://mashable.com/2015/03/12/twitter-experiment-tv-timelines/
A notícia saiu no Variety, que aproveita para sugerir os melhores aplicativos de Second Screen8 Great Apps for Second-Screen TV

Um canal de comida e estilo de vida do Canadá, Gusto TV, vai começar a distribuir seu conteúdo internacionalmente. Com mais de 100 horas de programação 4k anuais sobre culinária, a empresa deve começar a colocar seus programas à disposição no MIP. Entre eles, One World Kitchen (30×30’ mais 120 webisodes) e A Is For Apple (30×30’ e 100 webisodes). Outros títulos: Cook Like a Chef, License to Grill, Edible Roadshow e This Food That Wine.

FremantleMedia North America está formando equipe para o canal digital que vai lançar no verão, o Buzzr TV, nas repetidoras locais da Fox. O conteúdo será todo de game shows, aproveitando as 40 mil horas de gameshows da Fremantle (que incluem Family Feud, Let’s Make A Deal, To Tell The Truth, Password, Match Game, Beat the Clock, What’s My Line, Blockbusters, entre outros.

3. DESENVOLVIMENTO

Adam Levine, cantor do Maroon 5 e da bancada do júri do The Voice, vai desenvolver para a NBC uma nova competição para letristas. Songland vai dar a chance a qualquer pessoa de pitch sua composição para os maiores nomes da indústria musical, que estarão em busca de um sucesso global.

Outro músico que está diversificando suas atividades é Snoop Dog, que apareceu no finale de Empire esta semana e anunciou o desenvolvimento de uma série sobre a Los Angeles dos anos 80 para a HBO.

HBO e Steve McQueen (de 12 Years a Slave) estão indo adiante com a produção de Codes of Conduct, 18 meses depois de terem começado seu desenvolvimento. Serão 6 episódios e vão contar a história de um jovem negro com um passado misterioso que aparece na alta sociedade novaiorquina.

A&E está desenvolendo uma série de vampiros para 2016. Baseada em um livro sueco, a história gira em torno de um garoto que sofre bullying na escola e fica amigo de uma vampira, que tem um protetor misterioso.

4.  OUTROS/CURIOSIDADES e/ou fonte de INSPIRAÇÃO

Nancy Dubuc, uma das mulheres mais importantes na TV a cabo americana, em entrevista ao NYTimes sobre seu trabalho como CEO sendo uma mulher, sobre fracassos e os riscos de se investir em programas por causa de projeções financeiras ou números de audiência ao invés do prazer de assistí-los: http://www.nytimes.com/2015/03/22/business/nancy-dubuc-of-ae-mixing-doers-thinkers-and-feelers.html?ref=media

O blog Instagram For Business mostra como fazer seus vídeos de Instagram se destacarem: http://blog.business.instagram.com/post/113795628291/moving-moments

Um artigo contando porque as filhas de Spielberg e Samuel Goldwin Jr. preferiram contar histórias via Snapchat do que cinema junto com os pais: http://www.nytimes.com/2015/03/19/fashion/why-a-spielberg-and-a-goldwyn-passed-over-their-dads-hollywood-for-snapchat.html?_r=0

Saiu a “power list” de stylists do Hollywood Reporter. E no vídeo, Emma Stone conversa com a sua stylist, Petra Flannery, a nº1 sobre inspiração e sobre o melhor conselho que recebeu dela: http://www.hollywoodreporter.com/video/emma-stones-stylist-taught-her-782722