semana de 12 de Abril

1. NA TV

Fazem apenas duas semanas que o programa de Jimmy Fallon, Lip Sync Battle, estreou no Spike, mas pelo volume de streams online e audiência na TV, pode-se dizer que é um hit: foi a melhor estréia na história do Spike, o primeiro episódio somou 15 milhões em todas as suas exibições e os clips online geraram 100 milhões de streams. Nada mal para o primeiro produzido por John Krasinski (do The Office), que teve a idéia enquanto pensava em algo engraçado para fazer no Tonight Show. Lip Sync Battle é o campeão da noite da quinta (TV a cabo, 18-49). 

Better Call Saul (AMC) também foi considerado um hit, a série original mais vista da temporada — 5.9 milhões (números totais no Live +3) e 3.7 milhões (A18-49). A média de aumento quando se considera o time-shift (depois de 3 e 7 dias) é de 50 a 120%.

Game of Thrones, que voltou ao ar no domingo passado, é o maior êxito da HBO. Inicialmente considerada “de nicho” e quase cancelada na primeira temporada, seus números atuais se comparam aos de The Walking Dead (AMC) na TV a cabo. No domingo,  Game of Thrones quebrou recorde na estréia da 5ª temporada, fazendo 8 milhões ao vivo, 17% a mais que a temporada anterior. No Live +3 fez 10 milhões, um número que também vai subir no L+7 (ainda não saiu).

Inline image 2Continuando a linha “marketing inteligente”, a HBO se associou ao Uber para promover seu serviço a la carte HBO Now e colocou na rua este fim de semana, vários rikshas com o trono de ferro. Eles circulam entre as ruas 14 e 59 das 11 às 17 e estão disponíveis para fotos. Para posar no trono, é só digitar ThroneRides no aplicativo do Uber e se inscrever.

Duas comédias também voltaram ao ar no domingo passado na HBO, Sillicon Valley e Veep, com 2.1 e 1.1 milhões ao vivo. Mad Men (AMC), enquanto isso, continua crescendo: 3.6 milhões entre 25-54 ao vivo +3 dias. E entre as TVs abertas, quem ganhou a noite (A 18-34 e A18-49) foi Univison com o finale de seu reality Nuestra Belleza Latina, que está em sua 9ª temporada. Fez 6.9 milhões.

Na quarta, um de meus programas prediletos do Bravo, Million Dollar Listing NY, estreou a 4ª temporada (com o mesmo elenco), colocando o canal no Top 10/cabo (1.1milhões 18-49).

A partir desta segunda, começa o desfile de celebridades para a despedida de David Letterman no late night da CBS.  São ao menos 30 e vão de Oprah a Jerry Seinfeld (Tina Fey, Robert Downey, Jr., Will Ferrell, Tom Hanks, Jack Hanna, Scarlett Johansson, Michael Keaton, Steve Martin, Bill Murray, Sarah Jessica Parker, Don Rickles, Julia Roberts, Ray Romano, Paul Rudd, Jerry Seinfeld, Martin Short, Howard Stern, John Travolta, Bruce Willis, Elvis Costello, Dave Matthews Band, Emmylou Harris, Norah Jones, Mumford and Sons, entre outros). Despois de 33 anos no ar, seu último programa será em 20 de Maio, enquanto Stephen Colbert só estréia em setembro.

É o fim de uma era também para Univision, que anunciou que seu Sábado Gigante chegará ao fim em setembro depois de 53 anos no ar.  O programa foi criado e é apresentado até hoje pelo chileno Don Francisco e tem espectadores leais há anos. O programa é de variedades e dura muitas horas (uma espécie de Silvio Santos).

Depois de muita controvérsia e baixa audiência, Sex Box foi cancelado pelo WETV. O canal foi obrigado a mudar o horario do programa de 9 para meia noite depois que o conselho de pais (“guardiões da moral e bons costumes da TV”) apelou aos operadores para tirarem WeTV do ar…. Os produtores vão reformatar o programa.

2. NOTICIAS

A notícia da “aposentadoria” de Gisele Bundchen foi amplamente divulgada pelo jornalismo daqui tanto na TV quanto online, mas um dia depois do suposto “último desfile”, sua agente amerricana, em entrevista ao NYTimes, disse que ela só estava se aposentando “das passarelas brasileiras”: http://www.nytimes.com/2015/04/17/fashion/gisele-bundchen-may-not-be-off-the-runway-just-yet.html?smprod=nytcore-iphone&smid=nytcore-iphone-share&

Naomi Campbell, Cara Delevingne, Victoria Beckham e Elton John foram apenas alguns nomes conhecidas na festa-desfile da Burberry em LA na quinta. O evento “London In Los Angeles”, aconteceu no Griffith Observatory (de onde se vê a cidade) e foi promovido para celebrar “moda, música e Britishness“, com direito até a desfile da guarda da rainha Este é o tipo de evento que reúne todo tipo de celebridade porque não são muito comuns em Los Angeles (em Fevereiro, Tom Ford fez seu primeiro desfile an cidade um dia antes do Oscar, com tapete vermelho super concorrido). O da Burberry foi transmitido online via Periscope, o aplicativo de streaming lançado pelo Twitter há um mês.

Inline image 1  Todas as “meninas” de Girls vão estar nos Simpson’s na estréia da 27ª temporada em Setembro. Lena Dunham será uma namorada do farmacêutico de Homer Simpson e Jemima Kirke, Zosia Mamet e Allison Williams serão suas amigas.

ABC Family fez seu upfront em NY esta semana com a clara missão de se desfazer da imagem de canal para meninas ou “canal família”.  Seus executivos querem outra fatia do mercado, um target que estão chamando de “Becomers,” isto é, jovens de 12-34. O presidente Tom Ascheim explicou aos anunciantes que os “becomers” são jovens que estão em pleno processo de maturidade, se tornando adultos. Algo como “entre o primeiro beijo e o primeiro filho”..

Jerry Seinfeld foi o apresentador do primeiro upfront do Crackle, plataforma digital da Sony, abrindo com uma polêmica: ele adora Crackle e tudo que é digital, mas odeia YouTube, que acha “uma grande lata de lixo”. Seinfeld foi inteligente e autêntico em sua apresentação, revelando que depois de Seinfeld, poderia ter feito qualquer coisa, mas que a internet dá a liberdade que ele precisa. Ele também deixou subentendio deve fazer mais coisas com a Sony. Quanto ao upfront do Crackle propriamente dito, a notícia mais importante foi a de desenvolvimento de seu primeiro drama — uma história de 10 episódios criada por Chuck Rose, chamada The Art of More, que tem Dennis Quaid no elenco e trata do cruel mundo dos leiloeiros de luxo.

O A&E lançou esta semana um site super bacana chamado Asterisk, sobre cultura e entretenimento vistos pela lente da história. Por exemplo: eles comparam Lyndon Johnson ao maquiavélico Frank Underwood de House of Cards. Ninguém procura por História todos os dias, mas se fatos históricos vem a você de graça, por que não, certo? Sensacional. O site tem target mais jovem e, nos moldes do Buzzfeed, seus artigos incluem vídeo, fotos, quizzes, listas, GIFs animados e outros tipos de conteúdo. Para desenvolver Asterisk, A&E trabalhou com a agência digital RED Interactive.

Uma notícia do MIPTV: AMC Networks International está lançando oficialmente seus canais na América Latina, Europa e Ásia. No México, a Axtel vai distribuir o portfolio todo de canais  (AMC, Sundance e Film&Arts). No Brasil, além da Sky, AMC está no Neo TV. Na Argentina, os operadores locais lançaram primeiro o Sundance Channel.

O Instagram continua introduzindo sutilmente na sua rede, o e-commerce. Através de uma campanha de marketing direcionado, querem mais marcas oferecendo ao usuário a possibilidade de comprar o produto fotografado no feed com um só click. A Banana Republic foi a primeira a aderir.

3. DESENVOLVIMENTO

Warner Bros. vai produzir um novo e mais conclusivo final à série Revolution, cancelada pela NBC na segunda temporada. Serão 4 episódios em quadrinhos e digital, lançados pela DC Comics (da Warner).  A equipe criativa por trás da série da NBC, que inclui JJ Abrams e Jon Favreau, estará envolvida nos quadrinhos que devem ser lançados em Maio (um episódio novo a cada duas semanas).

The Weinstein Company tem uma opção de produzir o bestseller In Cold Blood de Truman Capote para a TV (como minissérie). Gary Oldman  e Flying Studios (Tinker Tailor Soldier Spy) vão produzir. Há 50 anos que esta história verídica sobre o assassinato de uma família no Kansas fascina os americanos.

Warner lançou 12 novos formatos no MIP na semana passada. Os dois mais importantes são Repeat After Me (de Ellen DeGeneres) e 500 Questions (de Mark Burnett and Mike Darnell) para a ABC. Repeat After Me será um spin-off de um quadro do talk show dela, The Ellen DeGeneres Show, será produzido por ela e vai envolver celebridades em “pegadinhas” enquanto interagem com o público.

Fusion comprou os direitos de uma série sobre selfies da produtora inglesa Nerd TV para fazer uma versão americana. My Selfie Life terá 10 episódios no Fusion, com cada episódio focando em um evento importante na vida de alguém, como a busca de um ex amor, uma mudança de sexo ou um tratamento drástico para emagrecer.

Frankie Shaw é uma atriz, escritora e diretora (e mãe solteira) que ficou conhecida pelo curta semi-autobiográfico SMILF no Sundance deste ano. O curta ganhou o grande prêmio do juri e será transformado em comédia de meia hora para o Showtime (produzido por ABC Signature). A história será a mesma do curta: as agruras de uma atriz e mãe solteira que chega a Los Angeles em busca de trabalho.

4.OUTROS

O criador dos Sopranos, David Chase, resolveu falar sobre a controversial “última cena” de Sopranos para a revista do sindicato dos diretores, DGA Quarterly, analisando cada take da cena… Ele disse que não esperava tanta polêmica e fala sobre a provável morte de Tony: “não importa se ele morreu ou não, porque um dia todo mundo morre. O tom da cena era de don’t stop believing”.

HBO deu a volta por cima e está fazendo seu “desfile de campeã”, liderando este momento na história da TV, tnato pelo conteúdo quanto pelo senso de oportunidade tecnológica. Este artigo com o CEO da HBO saiu na segunda no NYTimes: http://www.nytimes.com/2015/04/13/business/media/at-the-head-of-the-pack-hbo-shows-the-way-forward.html?ref=television

Um resumo do MIP feito pelo C21http://www.c21media.net/c21s-complete-miptv-round-up-3/?utm_source=C21Media&utm_campaign=c41f66abf8-&utm_medium=email&utm_term=0_3bb765a3f7-c41f66abf8-292222317