semana de 24 de maio

1. NA TV

Estamos oficialmente no verão americano:  as boas séries terminaram e entramos em temporada de realities e game shows (TV aberta). Há uma infinidade e para todos os gostos. Na NBC: American Ninja Warrior, The Island, I Can Do That e America’s Got Talent. Na ABC: 500 Questions (que é diário), The Bachelorette, Extreme Weightloss e o reality Celebrity Wife Swap. Na Fox: Masterchef, Are You Smarter than a 5th grader e BullsEye (homens-bala…!).  Na CBS; e um reality chamado The Briefcase que o Vulture fez uma crítica sensacional, esvaziando a premissa da série comparando-a com o salário do responável, Les Moonves. The Briefcase trata de famílias em dificuldades que acham uma mala com U$100 mil dólares e os dilemas são sobre quanto dar para outra família e quanto manter. Les Moonves ganha U$54 milhões por ano. E ironicamente a série ganhou a quarta, batendo Masterchef (Fox) e Bullseye (NBC).

Mas chega o verão e também é época de minisséries e ficções interessantes. Aquarius, com David Duchovny, a série que a NBC lançou toda de uma vez online logo depois da estréia na TV (números decentes para uma estréia: 5.7 milhões), Nightingale, na sexta na HBO, com David Oyelowo (de Selma) e duas grandes produções do Lifetime na mesma semana (eles estão fazendo isso agora: sempre uma grande estréia no fim de um feriadão) Grace of Monaco, com Nicole Kidman, que não é boa, e Secret Life of Marlyn Monroe, minissérie em dois episódios, que também não tem nada de mais. No Lifetime também, amanhã estréia UNReal, uma ficção sobre os bastidores de um reality de competição – o trailer é ótimo, mas nunca vi metalinguagem funcionar no Brasil e pode ser até um pouco sofisticado demais para os americanos.

O próximo da fila dos aposentados, Jon Stewart, se despede de seu Daily Show (Comedy Central) no ar dia 6 de Agosto. Seu substituto, o sul-africano Trevor Noah, estréia em 28 de Setembro e foi ao programa na quinta para anunciar a data. E devem ser muitas emoções para Jon em Setembro: Stephen Colbert, seu protegé e ex-Daily Show, estréia em 6 de Setembro na CBS. 

Outra noticia do late night, e uma ótima idéia de marketing, vem de Conan O’Brien (TBS), que está oferecendo a dois fãs usuários do Airbnb a oportunidade de passar a noite em seu cenário na Warner em Burbank. Para participar, os candidatos se inscrevem via Airbnb, num anúncio que parece de Airbnb, respondendo à pergunta: por que querem passar uma noite no estúdio deles (why on earth you’d want to spend five minutes in our rafters). Candidatos tem até terça para se inscrever e os ganhadores assistem à gravação do dia seguinte e dormem no mesmo estúdio onde foram filmados The Karate Kid, Part II e Mildred Pierce.

 

2. OUTRAS PLATAFORMAS

Oxygen lançou um novo portal de conteúdo esta semana chamado Very Real no Oxygen.com. Não promove nenhum programa especificamente, mas oferece conteúdo adicional para ser compartilhado por seu target demográfico (mulheres jovens), com assuntos que vão desde dicas de trabalho a amor. O Oxygen também lançou via Periscope um novo stream diário, este com pequenas entrevistas de mentores do novo programa Time to Quit Your Day Job,  com dicas para quem tem espírito empreendedor.

Jerry Seinfeld lança a sexta temporada esta semana de Comedians in Cars Getting Coffee na plataforma digital da Sony, Crackle. Uma idéia simples e que deu muito certo (ele conversa com colegas comediantes enquanto passeia em carros clássicos, de época, que ele escolhe para combinar com seu entrevistado. Estreou em 2012 e já teve 100 milhões de visualizações. Neta temporada, Jim Carrey, Julia Louis-Dreyfus e Stephen Colbert. 

Adult Swim é o primeiro canal a oficialmente mergulhar em realidade virtual com um aplicativo, Virtual Brainload, lançado esta semana. Virtual Brainload promete experiências psicodélicas, através do visor google cardboard. Não tem conexão com nenhum programa, mas o Cartoon Network também informou que este é só o começo e mais será lançado ainda este ano. Google, Samsung e Facebook tem investido em Realidade Virtual, agora chegou a hora de vender a idéia ao público e o google cardboard parece ser a primeira que está funcionando.

Na conferência da Re/Code esta semana, Les Moonves (ele outra vez, provavelmente o executivo mais poderoso da nossa indústria), falou sobre a possibilidade do canal premium da CBS, Showtime, ter sua plataforma individual (a la carte) e que a CBS certamente vai fazer parte do projeto de TV da Apple, que planeja lançar um pacote de pouquíssimos canais de custo baixo. Como já sabemos o mundo de TV paga com pacotes de 200 canais está chegando ao fim e Moonves diz que não importa qual o provedor, eles sempre vão precisar da CBS, que faz sucesso seguido de sucesso.

3. DESENVOLVIMENTO

E dando sequencia ao super organizado calendário de entretenimento americano, agora começa a temporada de desenvolvimento, primeiro com scripts, depois pilotos e por fim séries.

FX está produzindo um piloto de comédia animado inspirado em Butch Cassidy and the Sundance Kid, mas com duas mulheres. É uma comédia de aventura chamada Cassius & Clay com duas “foragidas e fora da  lei” num mundo futurista pós-apocalíptico. Escrito por uma roteirista de Modern Family e o criador de Archer (que é ótimo como animação), terá vozes de Susan Sarandon, Jeffrey Tambor, Kaitlin Olson e Lake Bell, entre outros.

Outras duas animações entraram em desenvolvimento na HBO, que foi buscar o conteúdo na internet, no site Funny or Die e em Sundance. A comédia que veio do Funny or Die é The Gorburger Show, um talk show protagonizado por um monstro azul que veio do espaço, caiu num talkshow japonês, sequestrou a equipe e agora quer entender a raça humana e para tanto, entrevista celebridades e ícones culturais.  A outra comédia, Animals,  é baseada em curtas que fizeram sucesso em Sundance, criados por dois irmãos publicitários (e também criadores de Togertherness), sobre criaturas sinantrópicas (ratos, pombos, baratas, moscas) que vivem em NY. Esta, Animals, já ganhou um sinal verde para duas temporadas.

Na Fox, um dos primeiros projetos em desenvolvimento para a próxima temporada é outro remake de cinema, Urban Cowboy, baseado no romance protagonizado por Debra Winger e John Travolta em 1990.

Endemol Shine vai produzir a primeira série de ficção para o mercado hispânico, para NBC Universo. Chama-se El Vato (13 x 60) e conta a história de um cantor mexicano de sucesso se muda para Los Angeles para continuar sua carreira. A produção deve misturar ficção com realidade, protagonista por um real cantor mexicano, El Dasa.Endemol Shine também vai produzir Big Brother para a Telemundo.


4. FYI

Começamos a temporada de pré indicação aos Emmys e para falar de comédia, seis das mais instigantes comediantes dos dias de hoje — Amy Schummer, Lena Dunham,Ellie Kemper, Kate McKinnon, Gina Rodriguez e Tracee Ellis Ross se reuniram a convite do Hollywood Reporter para uma mesa em que discutiram sexismo, sexo, e porque as mulheres precisam parar de pedir desculpas. Para Amy Schummer, “as pessoas odeiam as mulhers, não querem ouví-las por muito tempo porque veem a mãe gritando com elas”.

Um colunista do Daily Beast critica os talkshow de mulheres sendo exibidos durante o dia na TV, diz que elas “falam demais”:http://www.thedailybeast.com/articles/2015/05/28/does-daytime-tv-have-to-be-a-talk-obsessed-hell.html

Nikki Finke foi por muito tempo a jornalista mais “respeitada” e bem informada de Hollywood. Em 2006, ela fundou o Deadline, coluna de assuntos relativos ao entretenimento, de onde as colunistas brasileiras tiram informações, que era o must-read diário de quem trabalha nesta indústria. Mas quando em 2009, o site foi comprado pelo Variety, ela se desentendeu com o novo dono e ela saiu. Seu acordo proíbe de escrever sobre entretenimento na internet (porque, claro, ofuscaria todo o resto), mas agora ela promete escrever um livro de ficção sobre o entretenimento. Hollywood Dementia. Vai ser um best seller.