semana de 28 de junho

1. NA TV

Team USA no futebol feminino continua a render audiência e, na terça, a semi-final contra a Alemanha deu o impressionante resultado de 9 milhões de audiência para a Fox, que tentou manter momentum com um especial Beat The Champions (2.7 milhões). Terça tambem foi a estréia de Zoo na CBS, que fez números decentes: 8 milhões.
.
Em plena comoção popular com o futebol feminino, um jornalista da Sports Illustrated tuítou que esportes praticados por mulheres não valem a pena ser vistos. Como resultado, Seth Meyers recebeu uma visita surpresa no seu late-night (Amy Poehler) reprisando o jornal do SNL:

Shark Week começa amanhã (5) no Discovery, este ano adicionando Meerkat à lista de parceiros digitais para um live streaming e possibilidade de compartilhar videos (o streaming vai acontecer no novo site do Discovery, D Live) O grupo entende que pode perder audiência com isso, mas vai ganhar em exposição, fazendo a marca mais sólida. Na programação deste ano, um late-night show: Shark After Dark, apresentado por Eli Roth e um Sharkopedia.
Alguns resultados de fim de semestre:
Teen Beach Movie 2, que foi ao ar na sexta passada no Disney Channel, foi o filme original de maior audiência na TV a cabo este ano. Na estréia, 7.5 milhões e com as reprises de fim de semana 13.3 milhões
No daytime, a CBS se estabeleceu como líder também durante o dia com 5 programas: a novela The Young and the Restless, o game The Price Is Right, novela The Bold and the Beautiful, game Let’s Make a Deal e o The Talk, talk show de mulheres, que finalmente bateu o The View em números totais (2.5 milhões)
Entre canais de notícias, a Fox News manteve forte liderança no 2º trimestre, mesmo com a CNN subindo mais de 26% entre A 25-54. Quem mais caiu foi a MSNBC (o novo canal de Brian Wiliams): 5% no total e 17% no target 25-54.

O excelente Suits voltou ao ar na quarta, direto para o Top 10. E a partir de terça será exibido no canal hispânico NBC Universo dublado em espanhol (tambem online e mobile)

Suits é uma série que recomendei para que os roteiristas de Tempero Secreto assistissem porque se trata de protagonistas que precisam manter um segredo. Um advogado junior trabalha com um advogado poderoso sem nunca ter se formado, o que põe em risco o escritorio inteiro. Por 5 temporadas eles conseguem esconder “a mentira” e a cada temporada mais uma pessoa descobre o segredo, mas é trazida para dentro da farsa, virando cúmplice.

2. NOTICIAS E OUTRAS PLATAFORMAS

Começou o countdown para a saída de Jon Stewart do Daily Show e a partir de sexta ao meio dia, o site do Daily Show passou a stream  todos os episódios do programa. Serão 42 dias, terminando antes do último programa de Jon no dia 6 de Agosto. http://www.cc.com/events/month-of-zen/live.html
Neste timelapse (outro viral para homenageá-lo), dá para sentir ele envelhecer através dos anos….

Depois de perder a NBC e Univision por causa de seus comentários sobre imigrantes mexicanos (“estupradores”), Donald Trump conseguiu convencer o Reelz a exibir o Miss Universo no próximo dia 12. Foi uma venda relâmpago (100 mil U$)  para este canal que já fez isso antes (comprar programas rejeitados): em 2011, depois que o History decidiu não exibir Os Kennedy, Reelz acabou entrando no mapa, comprou os Kennedy e ganhou seus primeiros Emmys.Desde segunda todos os episódios de Seinfeld disponíveis no Hulu.  5 dias antes, Seinfeld já tinha atraído 1.4 milhões de pessoas para o Hulu e provocado um aumento considerável de impressões no Facebook, Instagram, Tumblr e Twitter. Os números são da Listen First, empresa que mede o impacto de marcas no ecossistema digital.

Uma análise interessante do The Verve discute a tradução do humor americano para outros países, especialmente Seinfeld que nunca repercutiu no exterior como nos EUA. A entrevista é com a tradutora do seriado para a televisão alemã (como será que ela traduziu Soup Nazi): http://www.theverge.com/2015/6/24/8809723/jerry-seinfeld-tv-show-international-translation

A SimilarWEb, uma empresa de pesquisa da web, divulgou resultados de popularidade de programas da Netflix e Hulu. No Netflix, o Top 10 em Maio de 2015 no mundo inteiro inclui Daredevil, Friends, The Office e Parks & REc; no Hulu, Modern Family, Jon Stewart, South Park, Family Guy e The Flash: http://www.thedrum.com/news/2015/06/30/top-ten-shows-netflix-and-hulu-may-2015

E o Variety faz uma boa revisão nas promessas dos varios serviços de VOD atuais, incluindo Lifetime, que estreou seu Lifetime Movie Club esta semana com (apenas) 30 títulos (antigos) ao preço de 4$ por mês:  http://variety.com/2015/tv/opinion/lifetime-movie-club-ott-hbo-now-1201533338/
A BBC 3, canal com target mais jovem da BBC, migra oficialmente para online only, fazendo uma economia de $47 milhões.  A programação — unscripted e comédias – tem target de 18-34 e faz todo sentido mudar para web.CNN lançou um novo site dedicado aos estetas e admiradores de design e moda, o CNN Style, que estreou com o arquiteto Daniel Liebeskind como editor convidado  Style
Uma notícia que chegou à capa do NYTimes: Disney elegeu a primeira CFO mulher de sua história. Christine M. McCarthy é a segunda executiva na direção mais senior da empresa. Segundo Bob Iger, o objetivo é ter maior equilíbrio entre homens e mulheres na direção da empresa  Em maio, ele elegeu Leslie Ferraro para Consumer Products. (falando por experiência própria, o mercado de entretenimento americano sempre favoreceu executivos homens, judeus e ricos. Vai demorar muito até mudar)

3. FONTE DE INSPIRAÇÃO

Durante 6 semanas, o Food Network UK renovou seu On Air Look na Inglaterra com estas peças que tinham como o objetivo mostrar como as pessoas crescem quando se trata de demonstrar o amor pela comida/cozinha. São peças inteligentes. Há um maestro, um cientista, bailarino, lutador e um artista: 

Um comercial da Pampers brilhantemente montado, mostrando bebês no momento exato do poop:

4. DESENVOLVIMENTO

Betty White, Nene Leakes e Anthony Anderson (de black-ish) vão estar no remake que a ABC está fazendo do game show To Tell The Truth dos anos 60. Serão 6 episódios onde 3 celebridades conhecem 3 pessoas que se dizem as mesmas, com os mesmos talentos e trabalhos. Mas uma está dizendo a verdade e as outras duas, mentindo. As celebridades ficam fazendo perguntas até tentarem adivinhar quem está dizendo a verdade.

A Warner também está olhando para o passado trazer novos Scooby-Doo e Bugs Bunny para o Boomerang. Scooby, que é de 69, e Bugs, que é de 1940, estão no canal em reprises há 15 anos e será a primeira vez que o Boomerang vai ganhar episódios originais. A Warner Bros vai produzir 450 novas meias horas que serão distribuídas pelo mundo inteiro.

ABC Family encomendou um piloto de um drama que vai replicar a vida de Amanda Knox, a Foxy-Know, estudante americana acusada (e absolvida) de ter matado sua roommate inglesa em Perugia em 2007. Vai se chamar Guilt e será novelesca e picante.

Aquarius nem acabou na NBC, mas Lifetime o desenvolvimento de um TV movie baseado nos crimes de Charles Manson,  Manson’s Lost Girls. A história será centrada nas meninas que largaram suas famílias para viver com Charles Manson e depois cometer uma série de crimes com o objetivo de começar uma guerra racial apocalíptica. Aquarius tratou do mesmo assunto, com audiência irregular.