semana de 16 de Agosto

NA TV

Duas tendências são claras da TV este ano: nostalgia e paródia, com a mais nova delas estreando no IFC, Documentary Now!, que parodia documentários americanos importantes. A série foi criada por Seth Meyers, Bill Hader e Fred Armisen e é apresentada por Dame Helen Mirren. São 7 episódios, cada um de 20 minutos,  parodiando um filme e estilo do diretor, entre eles Grey Gardens e os documentários hipsters do Vice, com participações de Jack Black e John Slattery.  É o tipo de programa que os produtores brasileiros adoram: inteligente, intelectual e para uma audiência que cabe em duas salas de cinema….  Mas o IFC é para isso mesmo e a série já foi renovada para três temporadas.

Até a Academia de TV está reconhecendo estes novos tipos de comédia para o Emmy deste ano e incluiu comédias de sketches na categoria de variedades. Nela estão  Portlandia, Inside Amy Schumer, SNL e Drunk History.

Além da infinidade de remakes de títulos antigos que vão estrear este ano, quem também está invocando nostalgia é o Lifetime com a  franquia Unauthorized Story (biografias não autorizadas). Apesar da crítica ruim e números fracos do primeiro episódio, eles continuam investindo porque 47% dos espectadores eram audiência nova para o canal e mais jovem, abaixo de 30 anos, algo completamente inédito para o Lifetime. Este sábado 22 Unauthorized Story conta a “história não autorizada” da comédia dos anos 90 Full House e em Outubro, Unauthorized Story Beverly Hills 90210 e Melrose Place. A estratégia de se afastar do tema “mulheres em perigo” está dando bastante publicidade e comentários positivos em redes sociais — UNReal foi realmente muito bom.

Edward Burns está voltando à TV (TNT) com um antigo projeto seu, desde quando filmou Saving Private Ryan com Spielberg. Chama-se Public Morals, estréia terça e é sobre um pelotão da polícia de NY nos anos 60, a maioria de origem irlandesa, tendo que lidar com a máfia local.

Do press-release da Disney, o filme Descendants, exibido dia 31 de Julho, foi visto por 12.2 milhões de pessoas (números totais em Live +7), fazendo dele o 5º filme mais visto da história da TV a cabo – e a Disney agora tem 6 dos 7 mais vistos: High School Musical 2, Teen Beach Movie, Wizards of Waverly Place: The Movie, Descendants, Phineas and Ferb the Movie: Across the 2nd Dimension e Camp Rock. Quanto tempo vai levar até anunciarem a sequencia? Só de crianças 2-11 foram 6.2 milhões. A quinta exibição aconteceu esta semana, na quinta, fazendo a audiência total subir para mais de 20 milhões.

NOTICIAS

jimmy_fallon_chipped_toothSem ainda nem ter curado o dedo rasgado, na sexta Jimmy Fallon foi parar no dentista com dente quebrado (a causa: estava tentando abrir um tubo de gel para aplicar no dedo machucado). Por sorte, o programa de sexta já estava gravado, mas isso não o impediu de postar uma foto da cadeira do dentista…. #BestSummerEver, nossa!

Agora com Jon Stewart fora do ar, Stephen Colbert Trover Noah,  começaram a promover suas estréias, os dois com grandes desafios à sua frente. Comedy Central lançou o primeiro promo de Noah  (com trilha de “Power”, de Kanye West) e  é engraçado. Stephen Colbert está fazendo algumas entrevistas importantes, sendo inteligente e charming. Uma delas foi com Howard Stern, campeão de audiência de rádio, onde ele revelou um segredo de adolescência: teve uma banda cover e imitava Mick Jagger.  A outra foi com a GQ e aqui um trechinho do making of da foto de capa.

 Uma petição à Comissão que organiza os Debates Presidenciais já juntou 130 mil assinaturas pedindo que Jon Stewart,  modere um debate à Presidência.

Lena Dunham, Jenni Konner e equipe lançam em Setembro a primeira edição de Lenny,  uma newsletter sobre “feminismo, estilo, saúde, política, relacionamentos e tudo mais”  Enquanto a primeira edição não sai, elas publicam no Facebook suas recomendações de música, livros e “tudo mais”…. Porque sim.

Sabemos  que os millenials gostam de cozinhar e cozinhar de forma saudável e que só há vantagens na comida caseira… É o que justifica a quantidade de novas empresas por aqui (start-ups de Silicon Valley) que tem como propósito facilitar o processo.  É uma febre — Gobble, Blue Apron, Marley Spoon, HelloFresh, Plated, Peach Dish, Platejoy e Home Chef — e todas são variações sobre o mesmo tema: oferecem entrega à domicílio de ingredientes limpos, cortados e medidos prontos para ir para a panela.

Com um diretor criativo skatista, o TV Land continua seu rebranding com novas peças no ar, inspirado no espírito americano de Do It Yourself. Está ficando bom. 


OUTRAS PLATAFORMAS


Turner 
 e Mark Burnett estão fazendo uma parceria com a Intel para um novo reality de competição para o TBS, America’s Greatest Makers, para achar novos talentos na área de tecnologia, em especial, quem consegue inventar aparelhos usáveis e conectados. A competição começa online nos vários sites da Turner e chega à TV no ano que vem, com os semi-finalistas aparecendo no ar. Mark Burnett, como sabemos, é o cara por trás de sucessos como Survivor, Shark Tank e The Voice, entre outros.

Starz, um canal de TV paga premium, não está poupando dólares de marketing para promover Blunt Talk, de Seth McFarlane (criador de Family Guy) e com Patrick Stewart (mais conhecido por seus papéis em X-Men). Dois dos 10 episódios desta comédia (que tem o ator num papel radicalmente diferente do que normalmente faz) estão disponíveis via Facebook até a estréia, sábado, 22.

EllentweetAstrid já postou isso, mas vale mandar outra vez:  Ellen avisou via Twitter que seu programa estréia dia 8 com Malala, Hillary Clinton e Caitlyn Jenner, “as três mulheres que estão mudando o mundo”.  Ellen comemorou seu 7º aniversário de casamento com Portia de Rossi no domingo passado ao receber um prêmio de comediante no Teen Choice Awards.


DESENVOLVIMENTO

BBC está produzindo um documentário de 2 horas sobre a edição inglesa da Vogue para 2016, quando a revista faz 100 anos. O foco será no business da moda, do ponto de vista da revista, além de mostrar o processo de produção da edição comemorativa.  Produção é da Lightbox.

Shonda Rhimes e sócia Betsy Beers desenvolvendo uma comédia para a ABC, Splitsville, sobre um grupo de vizinhas (que mora numa rua sem saída), que acabam de se divorciar e resolvem se ajudar uma às outras para criar seus filhos.

Dois livros recentemente tiveram bastante destaque como potenciais obras audio-visuais. Um é The Luckiest Girl, um drama tipo Gone Girl, que Reese Witherspoon adquiriu os direitos (provavelmente para o cinema), e o outro, Loving Day, de Mat Johnson, que o Showtime está desenvolvendo como comédia. Loving Day tem tom satírico e trata de identidade racial e paternidade. É a história de Warren Duffy, irlandes-afro-americano que volta para os EUA depois que sua loja fecha, seu casamento acaba e seu pai morre. Quando chega na Philadelphia, uma nova surpresa: ele descobre que é pai de uma adolescente que acha que é branca.

TNT
 pediu a Jerry Bruckheimer um thriller que  explorasse o lado sombrio de uma família aparentemente perfeita. Home será escrita por Aarom Coleite (de Heroes e Crossing Jordan) e vai contar a história de uma bem sucedida designer de interiores que mora com sua família no subúrbio e descobre um segredo devastador que abala a estrutura da família inteira.

A canadense Entertainment One (eOne) e Mark Gordon, um dos mais importantes produtores americanos (Grey’s Anatomy, Criminal Minds, Ray Donovan), formaram uma JV este ano para produzir para a TV e seu primeiro projeto conjunto vai ter ninguém menos que Anne Hathaway como protagonista: a minissérie The Ambassador’s Wife. A história se baseia no livro e na vida de Jenniffer Stell, que, casada com o ex-embaixador inglês no Yemen e alvo de um atentado, teve que ficar refugiada na Jordânia com a filha por razoes de segurança. Na minissérie, a mulher do embaixador será sequestrada e acompanhamos tudo que ela e o marido terão de viver para poderem se encontrar outra vez.

Um outro título em desenvolvimento pela produtora de Mark Gordon/ABC Studios nesta temporada é Fina Ludlow, drama legal sofisticado escrito por Clifton Campbell (de The Glades) sobre uma família de advogados poderosos de Chicago. A história é contada por Fina, a jovem investigadora do escritório e ovelha negra da família.

FOOD FOR THOUGHT

A Vulture discute um tema que é sempre importante quando se fala de programação: o número de episódios. E hoje em dia eles tem variado de 4 a 22…

Sobre a tendência à nostalgia na TV (e internet), o Variety fez um artigo interessante, dizendo que é um ciclo de apetite pelo retrô que se renova a cada 40 anos.

Menos de uma semana depois de ter investido $200 milhões na Vox, de mídia digital, a NBCUniversal oficialmente investiu outros $200 milhões no BuzzFeed. E com os outros grandes grupos de mídia comprando empresas digitais — menos a Viacom,  que este analista prevê acabar em 10 anos — nada mais apropriado do que pensar em como será o guia de programação da  “TV do futuro”. Foi o que fez esta revista, Medium.TV guide future