semana de 7 de setembro

NA TV

A esperada estréia de S. Colbert foi na terça e fez 6.6 milhões. Jimmy Fallon ficou em segundo lugar com 2.9 milhões, mas recuperou a liderança no dia seguinte, com 4 milhões contra 3.7 de Stephen, quando duelou Ellen  no lip sync e mostrou mais um História do Rap, dueto que faz há anos com Justin Timberlake, seus dois vídeos virais mais populares  da semana: História do Rap nº 6.

Nesta nova guerra de late night,  Jimmy Kimmel (ABC)  teve Johnny Depp com banda na quarta (que inclui outras estrelas: Alice Cooper, Duff McKagan, Joe Perry e Matt Sorum) tocando no telhado do estúdio em Hollywood num calor infernal; Colbert (CBS), Joe Biden na quinta e Fallon, Donald Trump na sexta, alcançando sua audiência mais alta em mais de um ano (4.5 milhões).

stephen-colbert-les-moonvesDois momentos engraçados da estréia de Colbert: primeiro, o próprio Chairman-CEO da CBS, Les Moonves, estava na platéia com uma mesa de corte portátil para que quando não gostasse do programa, ele cortava para The Mentalist (e a piada rendeu algumas vezes, com eles realmente cortando para o Mentalist); depois, algo que jamais aconteceria no Brasil, Stephen, vendo TV, para no programa de Jimmy Fallon na NBC e pergunta “quem ele está entrevistando hoje”, muito bom. Fallon retribiu a gentileza citando Stephen no seu monólogo de abertura, dizendo que “infelizmente não poderia ver Stephen porque era na mesma hora que o seu e noutra rede”.

Afora Colbert, o 14º aniversário de 9/11 teve homenagens de Justin Bieber no Today a documentários no Discovery e History, abertura da temporada de futebol americano (24.7 milhões na quinta, NBC)  e uma hora em rede dedicada à educação com dezenas de celebridades e canais (thinkitup.org) na sexta.

MARKETING e OUTRAS PLATAFORMAS

Netflix criou para seus assinantes uma espécie de “evento social” em torno de maratonas de suas séries (binge-watching): Binge Announcement Cards. São cartões como se fazem de despedidas de solteiro ou chás de bebê que podem ser criados no site. Tem a informação de quem esteve presente, que episódios viram, onde e o cartão pode ser postado em redes sociais.

A rede de hotéis Marriott está oferecendo a hóspedes de NY e Londres a oportunidade de experimentar a teconologia de realidade virtual através de um VRoom Service (em parceeria com Samsung). É uma experiência limitada — o hóspede pode visitar os Andes, uma sorveteria em Ruanda e as ruas de Beijing — mas põe a marca na mira dos favoritos da geração digital….

Diet Coke vai surpreender os fãs neste outono exibindo seus tweets em lugares inesperados, como o Times Square. A campanha foi lançada esta semana e se chama “ReTweets of Love” e exibiu tweets de consumidores do  Texas, Oregon e Virginia em NY. Em outubro, outros tweets serão acompanhados de materiais de artistas em revistas, murais e até jóias.

Um dos resultados de pesquisa de streaming do Showtime três meses depois que foi lançado: os assinantes de streaming vêem a programação ao vivo, mesmo online. O feed to Showtime custa $4 dólares menos que HBO e a maioria dos assinantes não tem ido a shows específicos mas ao streaming ao vivo. Curioso.

EndemolBeyond USA, o braço digital americano da Endemol, lançou um hub de vídeo para o consumidor com todos os seus títulos digitais: GetBeyond.Us. O site tem conteúdo do Icon, de lifestyle, Michelle Phan, e mais originais de Pitbull, Drea de Matteo, etc.

NOTICIAS

Donald Trump, a alegria dos comediantes e jornalistas, enviou uma carta à CNN esta semana sugerindo ao presidente Jeff Zuker que doasse  dinheiro que eles estão ganhando graças a ele (Trump) no próximo debate de candidados à presidência a instituições de caridade.  Segundo Trump, o preço dos comerciais subui 4,000% — de $5,000 a $200,000 por 30 segundos  — para o debate. Como ele está financiando sua própria campanha, ele sugeriu que Zuker desse o lucro para veteranos de guerra.

Patti Stanger era a matchmaker de Millionaire Matchmaker, o bem sucedido reality do Bravo (8 temporadas), que juntava uma dupla de milionários para casamentos duradouros.  Patti se mudou para o WE TV, está desenvolvendo um novo programa de relacionamentos para o novo canal e continua dando conselhos matrimoniais no seu site, PattiKnows.com. O WETV parece estar investindo bastante no gênero: em 2013 lançou Marriage Boot Camp (que a Fox Life copiou em Escola de Maridos), o finado e controverso Sex Box e o sucesso bridezillas.

Silicon Valley da HBO está no caminho de se tornar um fenômeno pop: não só conta com participações especiais de geeks de verdade da tecnologia (como Evan Spiegal, CEO do Snapchat CEO e Drew Houston, CEO do Dropbox), mas agora o fundador do Firefox, Blake Ross,  está escrevendo roteiros – o da estréia da 3ª temporada e que ele não aguentou a ansiedade e publicou no Facebook.

Na mesma semana que a Apple anunciou outro Iphone 6 e outro Ipad (pro), a Amazon.com anunciou o lançamento de tablets de apenas $50 dólares, que estarão disponíveis ao mercado em um mês.
21st Century Fox desembolsou US$725milhões para a National Geographic Society para criar uma nova JV, a National Geographic Partners. Na nova JV, onde a Fox tem 73%,  estão as revistas, os estúdios Nat Geo, livros, mapas e programas infatis ancilares à TV.

DESENVOLVIMENTO

A produtora Killer Content direitos para TV e cinema do mais novo sucesso inglês de literatura juvenil, Only Ever Yours, de Louise O’Neill. A história é (de ficção científica) sobre uma escola para meninas onde a tecnologia é usada para reforçar os padrões extremos de beleza e comportamento. Tanto o livro quanto os futuros filmes e séries serão lançados com iniciativas sociais de fins educativos.

O novo estúdio da Warner, Legendary TV, está produzindo um piloto para a ABC da comédia Downward Dog, sobre uma mulher e seu cachorro.

FOOD FOR THOUGHT

A entrevista de Les Moonves para o Vulture precisa ser lida. Fala sobre como a CBS sobrevive num mundo como o de hoje, a competição com a Netflix e a “bolha de conteúdo” que estamos vivendo.

Análise do Washington Post de como a internet está lentamente sufocando a TV linear (o faturamento deve diminuir 10 bilhões nos próximos 5 anos).