semana de 14 de setembro

NA TV

Estreou na terça, a primeira das 22 duas novas séries da TV aberta desta temporada. Best Time Ever, com Neil Patrick Harris,  foi ao ar colado no finale de America’s Got Talent na NBC, os dois ao vivo: AGT fez 11.3 milhões e Best Time Ever, 7 milhões.  O programa de NPHarris, reprisado na sexta, terá apenas 8 edições, será sempre ao vivo (e amplamente divulgado como tal) e é uma tentativa da NBC de recuperar o ‘show de variedades’. Conseguiu. É popularesco, mas inteligente, dá premios em dinheiro, tem pegadinhas, mágica, celebridades, casamentos, música e sing a long. Uma colcha de (muitos) retalhos, mas com um apresentador carismático e uma celebridade sendo pega de surpresa (na estréia, Reese Witherspoon, em pânico, teve que escalar uma estrutura de ferro suspensa).

635780807728492692-Screen-Shot-2015-09-17-at-9.59.23-AMMais um debate de candidatos à indicação republicana aconteceu na quarta, este ‘ganho’ por Carly Fiorina, que confrontou Trump diversas vezes, em especial sobre seu comentário de que era “feia”. Fiorina estava em todos os programas da manhã ao mesmo tempo no dia seguinte (CBS, Today, GMA, CNN), vai estar no Tonight Show com Jimmy Fallon na segunda, 21 e já é a segunda favorita do partido para indicação do Partido Republicano. O debate foi na CNN, teve mais de 23 milhões de audiência ao vivo (a maior de sua história) e rendeu vários trending topics no Twitter, um deles bem engraçado (quem era o gostosão que sempre aparecia ao fundo, atrás do mediador #hotdebateguy)

Na quinta,  um especial no A&E mostrou 13 das 55 mulheres que acusaram Bill Cosby de tê-las drogado e abusado sexualmente. Cosby: The Women Speak revela as semelhanças entre os casos. Teoricamente, Cosby oferecia um coaching de interpretação  e depois do primeiro gole de uma bebida ou café, todas se sentiam meio grogues. Fez 1.1 milhões ao vivo.

No VH1 na quinta, o Streamy Awards, cerimonia de premiação para os melhores do mundo digital, em especial YouTube, Vine e Snapchat. Foi apresentado por duas estrelas do You Tube: Grace Helbig e Tyler Oakley. Os premiados estão aqui.

E no domingo passado, duas estréias na HBO: o chatíssimo Doll & Em, doc-série sobre a amizade de duas mulheres (Emily Mortimer e Dolly Wells) em segunda temporada, e o ótimo Project Greenlight, de Ben Affleck e Matt Demon. Project Greenlight é uma espécie de concurso onde um cineasta novato é escolhido pela produtora de Affleck e Damon para realizar seu filme, passando por todos os percalços e aprendizado necessários para a realização. Estreou no início dos anos 2000 e teve duas temporadas na HBO e uma no Bravo. Agora na HBO, o novo filme será desenvolvido por uma mulher e deve chegar ao cinema no ano que vem. Uma fala de Damon na estréia sobre diversidade foi mal interpretada e a milícia politicamente-correta já está tentando esculhambar o programa.

Enquanto isso, outra facção desta milícia PC está conseguindo derrubar o The View por causa de um comentário inofensivo sobre enfermeiras. As senhoras do The View, um talk show onde elas opinam sobre o que bem quiserem,  criticaram o traje de enfermeira de uma candidata à Miss América no fim de semana. Foi suficiente para virar uma crise monumental entre enfermeiras, jornalistas e até com anunciantes, cancelando patrocínios. Elas já se desculparam e até já trouxeram enfermeiras no programa, mas não foi suficiente, os PC querem sangue! Que horror.

A partir de Outubro a Nickelodeon vai estrear a sua versão de Vale a Pena Ver de Novo: The Splat  um bloco de programação com seus melhores desenhos dos anos 90. O canal tem um teaser enigmático no ar e não há informação de que séries do acervo devem voltar ao ar, mas o teaser tem  imagens de Rugrats, CatDog, Rocket Power, Hey Arnold e mais.

NOTICIAS e OUTRAS PLATAFORMAS

Howard Stern, o Rei de Todas as Mídias (King of All Media) e a personalidade de rádio mais importante dos EUA, não vai voltar ao AGT como jurado. A NBC fez uma homenagem em vídeo a ele no último programa, que também é um pouco uma homenagem a Nova York. Howard Stern faz seu programa de rádio diário há 40 anos — 4 horas de entrevista, comédia e conversa com ouvintes — e movimenta cerca de 200 milhões de dólares ao ano para Sirius. Estima-se que sua audiência seja de 20 milhões. Com um contrato vencendo no final de Dezembro, o suspense em volta da renovação já começou. Por via das dúvidas, Sirius está fomentando um “novo” talento e deu a Andy Cohen (do Bravo) seu próprio canal, Radio Andy, que entrou no ar há alguns meses. O talk show com Andy Cohen estreou na segunda passada.

Jessica Biel, que acabou de se tornar mãe de Silas (com Justin Timberlake), quer contar um pouco de como isso aconteceu numa série para a web sobre educação sexual. Para isso, se associou à ativista Saundra Pelletier, que deve exibir os vídeos em seu site, Woman Care Global. A atriz disse que estava tentando engravidar há dois anos, desde que parou de tomar a pílula, mas não tinha idéia do que estava acontecendo no corpo dela.

National Geographic vai produzir uma segunda temporada de 8 eps de Years of Living Dangerously, agora com a participação de David Letterman, que deve viajar à India para falar de conservação de energia. A nova temporada da série dedicada à preservação do meio ambiente ainda deve contar com Jack Black, Olivia Munn, Cecily Strong, Ty Burrell, James Cameron, Don Cheadle e Arnold Schwarzenegger (este também novo apresentador do The Apprentice na NBC). Para 2016.

Otter Media, a JV do ex CEO da Fox, Peter Chernin e da AT&T, anunciou esta semana a compra de uma das maiores operadoras/programadoras do YouTube, a FullScreen, que trabalha com mais de 50 mil criadores no YouTube.. É a mais recente notícia de grupos de mídia tradicionais se aliando aos novos players digitais e foi divulgada como “a futura HBO do mundo digital”

MARKETING

Nos próximos dias 23 e 24, as nova temporada de Empire e Scream Queens estréiam na Fox simultaneamente no mundo inteiro, com uma diferença de no máximo 24 horas.   Outra “semi” jogada de marketing deles é programar na mesma noite séries protagonizadas e centradas em homens bonitos (que agora viram tema de reportagens, debates, etc), “The Fox Handsome Hour”: Grandfathered e Grinder com John Stamos, Rob Lowe, Fred Savage e mais participações de Dave Coulier, Dion Sanders, Richie Sambora, Criss Angel, Andy Daly e  Lil Wayne. Aliás, o trailer que enviei esta semana para referência de Darwin/Amigas do Bebê é de Grandfathered, sobre um solteirão convicto descobre que tem um filho e uma neta ao mesmo tempo.

Uma das estréias importantes da PBS na semana que vem é Indian Summers, uma série de 9 eps que se passa em 1932, quando os Indianos começavam a se rebelar contra os ingleses. E para promover a série, a PBS procurou se associar com revistas/jornais consumidas pelo mesmo tipo de audiência em potencial, como o New York Times, The Economist e Travel & Leisure; bem como anunciar em  programas e canais fora da PBS, mas com o mesmo tipo de público  60 Minutes (série de documentários da CBS), Amazon Kindle,  HGTV, TNT,  e podcasts e em vôos entre a India e os EUA da Air India.

DESENVOLVIMENTO

ABC quer mais diversidade em seu line-up e está desenvolvendo uma comédia sobre três gerações de uma família multicultural e caótica, proprietária de um restaurante haitiano em South Beach. Ainda sem título, será escrita por Kat Coiro.

NBC vai voltar a fazer comédia com Amy Poehler: Dumb Prince, sobre um príncipe herdeiro que insiste administrar os negócios da família do jeito dele, que é, obviamente, cheio de confusão e gargalhadas… Quem escreve é Charlie Grandy (de Mindy Project).
A NBC também quer revisitar o casal Hart, que em 1979 era formado por Robert Wagner e Stefanie Powers na série de Sidney Sheldon. A nova série vai continuar sendo centrada num casal (advogado e investigadora), mas só que agora será um casal gay. Está sendo desenvolvido por Carol Mendelsohn, a parceira de Zuiker em CSI e terá produção da Sony.

Na CBS, outro título conhecido, Moreau, baseado no livro/filme The Island of Dr. Moreau, vai virar série de TV.  Na versão da CBS, Dr. Moreau será uma mulher, uma médica, que quer ultrapassar as fronteiras da medicina, realizando ousadas experiências científicas em animais e humanos  na sua ilha privada.

Oxygen está desenvolvendo um reality sobre relacionamentos entre filhas e mães. Fix My Mom terá produção de um dos melhores, Bunim Murray e estréia agora em Novembro. Para 2016, vem um sobre relacionamentos online, Virtually in Love.

INSPIRACÃO FOOD FOR THOUGHT

O Hollywood Reporter fez uma edição especial com as séries de TV favoritas do público. O elenco de Modern Family recriou 6 delas para fotos/vídeos: Mary Tyler Moore, Frasier, Breaking Bad, Jeannie É um Gênio, Married With Children e Cheers.}
Outra reportagem especial mostra a diversidade do writer’s room de Empire, que inclui até perfil dos roteiristas!

Entre os vários críticos e jornalistas especializados em TV, a percepção é de que a “era de ouro” acabou. Se as séries eram “geniais”, agora só se vê “boas”, principalmente as que vem por aí esta temporada. Este é do Washington Post, esta do Hollywood Reporter, e todas as revistas especializadas falam mais ou menos a mesma coisa.

Downton Abbey estréia sua última temporada este domingo, 20, na ITV na Inglaterra (o último episódio vai ao ar no dia de Natal). O DramaQuaterly do C21 fez uma análise deste que foi um dos maiores sucessos da TV inglesa em sua história recente. Nos EUA, o programa, que faz em média 12.5 milhões por semana, estréia em janeiro na PBS.

Aqui vai uma explicação/resumo do Variety das 5 novidades tecnológicas que precisamos saber nos dias de hoje: realidade virtual, HDR, a nuvem em tempo real, augmented reality e light field.