semana de 27 de setembro

NA TV

Como era de se esperar, a audiência dos segundos episódios caiu na semana seguinte às estréias.  Raríssimas as vezes que ela cresce (Grey’s Anatomy em 2005 e Empire em 2014).

Segunda: o grande destaque foi a estréia de Trevor Noah no Daily Show e uma surpresa de audiência: 1 milhão ao vivo e 7.3 milhões em números totais (também foi transmitido praticamente em rede por outros canais da Viacom: MTV, VH1, Spike, BET, Nik at Nite, MTV2, CMT, TV Land, Centric, Logo, MTVU e VH1 Classic). Além do novo apresentador, ganhou abertura nova.

Terça: estréia modesta de Grandfathered e Grinder na Fox: 5 milhões e 4.9.  Scream Queens não cresceu e fica em terceiro na sua faixa de horário, com 3.5 milhões. Limitless teve audiência semelhante à estréia na CBS, mas crescendo entre mulheres (9.5 milhões)

Quarta: Empire (FOX) perdeu 20% de audiência na segunda semana (13.6M) — nenhuma surpresa aí, pouca história e muito hype (o Twitter é bem mais divertido). Às 10, a CBS estreou Code Black, outro procedural de médicos, com Marcia Gay Harden. Ganhou sua faixa de horário entre A25-54, com 8.5 milhões.

Quinta: Muito drama na quinta à noite, com TGIT (ABC), football (CBS), Blacklist (NBC), Sleepy Hollow (Fox). Todos perderam 1 ou meio ponto percentual nesta segunda semana, com exceção de Blacklist que estava estreando.

Sexta: Várias reprises de eps desta mesma semana (Scream Weens, The Player, Grandfathered, The Grinder), com o  objetivo é dar mais exposição às séries novas e aumentar números totais. Dr. Ken (ABC) estreou bem e a noite foi de Blue Bloods (CBS).

O Today Show (NBC)  ganhou sua primeira semana de estréias no target de news pela primeira vez em 4 anos. GMA ganhou em números totais (pessoas 2+), mas é uma vitória muito significativa para o Today (e muitas lições para quem quer ficar em número 1).

E um domingo de estréias importantes na CBS  (Madam Secretary, Good Wife),  HBO (The Leftovers) e Showtime (Homeland e The Affair, que já começou a promover Twin Peaks, com um teaser de 15″, e Billions, que estréia em janeiro).

 

MARKETING E OUTRAS PLATAFORMAS

Quando Spielberg fez Minority Report em 2002,  perguntou ao MIT como seria nossa vida em 50 anos. Agora, os produtores da série da Fox, que se passa em 2065,  fizeram o mesmo. Um dos consultores do Media Lab, que trabalhou com a Fox, escreve como o marketing/publicidade será mais emocional no futuro, fala de lentes de contato com câmeras embutidas, automóveis, etc. É uma leitura interessante sobre o futuro da tecnologia e de marketing, da CoCreate.

Fear the Walking Dead, que quebrou recordes de audiência no cabo em sua estréia no AMC há 6 semanas, termina neste domingo mas dá aos fãs a chance de continuarem no universo da história online, através de uma websérie de 16 eps. Fear the Walking Dead: Flight 462 segue a mesma storyline, mas ao invés de Los Angeles, se passa com os passageiros de um avião. Cada episódio tem 60 segundos, entram no ar semanalmente e quando The Walking Dead estrear daqui a uma semana (11 de Outubro) passam a funcionar como fillers/promos.

fargo_waffle_wagon1_-_photo_credit_fx_networks__twocolumncontentE para animar os fãs de Fargo, o FX está circulando desde 20 de Setembro um food truck de waffles no palito por quatro cidades (Chicago, Los Angeles, Boston, NY). Nas cidades mais frias (como Fargo), eles estão distribuindo Kits de Sobrevivência no Inverno para o carro, com luvas, lanternas, cobertores, etc.

Há uma infinidade de maneiras de acessar videos a qualquer hora do dia, de YouTube a Vevo. O mercado é praticamente saturado, mas mesmo assim Verizon está lançando o seu, Go90, e Comcast está lançando mais um, Watchable, uma plataforma acessível via web ou aplicativo IOS, de graça, sem precisar ser assinante da Comcast, mas financiada por anúncios. Os vídeos vem de  BuzzFeed, Maker Studios, Vice e Vox Media, entre outros.

A decisão da Apple de apoiar aplicativos que bloqueiem anúncios no Safari tem o mercado digital à beira de um ataque de nervos. Algumas matérias tentaram WWOA_Opener_crC.TAYLORCROTHERS_shutterstock_FEAWIDEilustrar o que significa isso graficamente. Todo ano, os marketers gastam 189 bilhõees em anúncios nos EUA e 592 bilhões no mundo inteiro. Aqui, a Ad Age tenta mostrar como seria Time Square sem anuncios  O NYTimes ilustra quanto tempo leva uma notícia para aperecer na tela (smartphone) se os anúncios são bloqueados?

Facebook divulgou uma nova ferramenta para atrair anunciantes (e tirá-los da TV): uma parceria com o Instituto de Pesquisa Nielsen onde poderão determinar a medição de um ponto de audiência para seus anúncios com vídeo (TRP). Isso vai permitir que anunciantes comprem mídia a partir do número total de TRP, isto é, TV + Facebook juntos. Mas que poderão comprar diretamente anúncios apenas no Facebook, o que significaria 3.8 bilhões do mercado publicitário até 2017.

NOTICIAS

Lena Dunham e a sócia Jenni Konner  enviaram sua primeira newsletter (Lenny) esta semana. Trata de assuntos variados “femininos”, como moda, menstruação e uma entrevista com Hillary Clinton, onde comentam, entre outras coisas “o rasgo da calça de Lenny Kravitz“, claro.

A partir de Janeiro o Critics’ Choice Awards será transmitido pelo A&E, Lifetime e LMN numa cerimônia de 3 horas de duração, ao vivo e que vai premiar o cinema e TV numa noite só (como é o Golden Globes). Dia 17, um domingo, com red carpet e tudo mais…  É um upgrade porque até agora eram duas cerimônias (uma em Maio e uma em Janeiro).

El Rey continua em fase de investimento e comprou os direitos de cabo para Constantine e Almost Human, V: The Series, Mortal Kombat: Conquest, Freddy’s Nightmares, The Twilight Zone e Night Visions Freddy’s Nightmares.

DESENVOLVIMENTO

Nosso amigo Barry Schkolnick (que já escreveu The Good Wife e deu aula no Programa de Roteiristas) terá uma de suas histórias transformada em série pela Televisa USA, em co-produção com uma produtora do Canadá (lei de incentivo de 25% de crédito).  Duality é sobre um grupo de elite da CIA e outro do México que vão lutar contra um perigoso grupo terrorista que opera na América Latina. Duality e Gran Hotel, anunciado na semana passada, serão faladas em inglês e filmadas num dos estúdios mais bacanas do mundo, o Pinewood na República Dominicana.

The Fashion Fund está mudando de casa, saindo do Ovation e indo para a Amazon. A série é uma competição entre 10 estilistas que precisam provar que tem seu lugar na história da moda americana. É conduzido por Anna Wintour e tem um comitê de designers, entre eles Diane Von Furstenberg,  que escolhem um vencedor desta Bolsa de Moda (Fashion Fund), um prêmio de 300 mil dólares mais um ano de estágio com um  designer. Serão 10 eps de meia hora para o ano que vem.

Hello Again é  uma comédia multi camera sobre segundas chances em desenvolvimento na CBS. A história é sobre uma mulher casada e feliz que começa a pensar na relação quando o único namorado que ela teve fora do casamento se muda para o apartamento ao lado e passa a ser seu vizinho.

O podcast que virou sensação no ano passado, Serial, ainda terá mais duas temporadas (onde o ouvinte vira um detetive de um caso/mistério real), mas a Fox 21 resolveu investir num piloto para tornar Serial em série. Será escrito por Phil Lord e Chris Miller (de The Lego Movie) e a história não vai tratar do crime que é tema do podcast, mas na criação do podcast mesmo.

Dois remakes em desenvolvimento: McGyver na CBS e Lethal Weapon na Fox (produzido pela Warner). McGyver foi um sucesso desde que estreou em 1995, protagonizado por um detetive super inteligente que conseguia sair de situações delicadas e difíceis de forma criativa.  Lethal Weapon é a franquia de ação-aventura no cinema protagonizada por Mel Gibson e Danny Glover que estreou em 87.Mais dois entram para o clube dos remakes deste ano e que já tem  A-Team, Hart To Hart e Xena. 

CURIOSIDADES, FOOD FOR THOUGHT

Edição especial do NYTimes com o estado das coisas na TV a cabo. E uma análise muito boa e oportuna sobre o engajamento que o Twitter e outras redes sociais oferecem. Um must read.

Quanto custa um piloto de TV em Hollywood? O Hollywood Reporter revela os orçamentos

Quanto ganha um roteirista ou diretor? Aqui vai um update nos salários.

Jonathan Glazer dirigiu 4 novos IDs para o rebranding do Channel 4

Foi Advertising Week em NY esta semana. Algumas sessões estão disponíveis em video.