semana de 22 de novembro

NA TV

Adele provou esta semana que mais do que uma bela voz é um fenômeno cultural. Além de quebrar recordes de vendas, com o album mais vendido em uma semana (batendo o anterior de NSync em apenas 3 dias, 2.4MM, e 3.38MM em uma semana), ela juntou uma pequena multidão no Rockfeller Center para o Today Show na terça de manhã, à noite cantou Hello com Jimmy Fallon e sua bandinha de escola (o original do Papo de Segunda) e foi tema de um sketch do SNL que retrata a típica família americana na mesa do Thanksgiving: discordando em tudo, com uma exceção, Adele. Aliás, foi a segunda maior audiência do SNL este ano: média de 7 milhões entre A18-49, 12 de share.

Na terça, o finale de Dancing With The Stars (ABC) sem supresa teve audiência mais baixa que no ano passado: 13.49MM (mas surpreendentemente batendo NCIS New Orleans da CBS com 11.85). A ABC “inovou” sua grade este ano e programou Charlie Brown’s Thanksgiving na terça – todo ano é o mesmo filme e todo ano é na véspera ou dia de Ação de Graças. Este ano foi bem melhor de audiência, 7.5MM.

Na quarta, um excelente episódio de Inside the Actor’s Studio com Bryan Cranston (Bravo). Ele até se emocionou ao falar sobre a filha na famosa cena de Krysten Ritter na segunda temporada de Breaking Bad.

Na quinta, a parada da Macy’s do dia de Ação de Graças mobiliza Nova York (e os americanos na frente da TV) é sempre transmitida ao vivo pela NBC desde às 9 da manhã, com o cast do Today de MCs. A audiência foi um pouquinho maior que a do ano passado: 30% de share e 23 milhões. Este ano, não muitas estrelas — talvez porque contrataram Mariah Carey, que deve ter levado grande parte do orçamento….À noite, a NBC ganhou fácil com o futebol americano, com os mais altos números desde 2006, 27MM. E a Fox está tentando criar uma tradição, ao exibir pelo segundo ano consecutivo um evento onde celebridades promovem a adoção de cachorros.

 

NOTICIAS  e OUTRAS PLATAFORMAS

AlGloKsl

Metereologistas provam que são classe unida e capazes de tornar um vestido de 23 dólares moda “viral”! Não se trata de mais um jogo de adivinhação se o vestido é azul ou dourado, mas um link de um vestido da Amazon de $23 dólares postado num grupo de Facebook de metereologistas que fez com que ele virasse um “uniforme não-oficial”. Ou moda viral. As metereologistas explicam que é por causa do ‘dress-code’ do que podem e não podem vestir — este parece que cumpre todos os requerimentos.

Com a temporada de compras aberta, a Fox continua querendo aproveitar cada gota de Empire (enquanto dura, porque a audiência continua caindo) e abriu uma loja online com jóias, roupas e acessórios inspirados na série. A iniciativa é uma colaboração da Fox Consumer Products e a agência Official Empire Commerce Experience, que tem a “mercadoria oficial”, como o “armário de Cookie”.

Matthew Weiner, um amigo de longa data de Jenji Kohan, escolheu seu próximo projeto: dirigir um episódio da próxima temporada de OITNB. É a primeira vez que ele vai dirigir um episódio que ele mesmo não escreveu.

Segundo o Daily Television, numa reportagem que cita a empresa Worldpay, 34% dos brasileiros resistem a serviços de OTT pagos como Netflix.

 
DESENVOLVIMENTO

Showtime está desenvolvendo uma série de não ficção que vai explorar o lado negro de se viver em um mundo que está digitalmente totalmente conectado.Com a crescente dependência tecnológica da sociedade, Dark Net quer discutir os perigos causados pela internet, como pirataria, cyber-sequestro, fanatismo religioso, cultos, pornografia, tráfico sexual, etc. Dark Net terá 8 eps e estréia no final de Janeiro.

Syfy também está desenvolvendo uma série com tema semelhante, The Internet Ruined My Life sobre os perigos de uma sociedade viciada em mídias sociais.

Só a título de nota, o documentário superpromovido pelo Showtime, Marlon Brando, the Lost Tapes, onde ele mesmo gravava depoimentos em fitas, é chatíssimo. Os de Sinatra da HBO são excelentes. Outro da HBO muito bom foi o de Tommy Mottola sobre a explosão da música latina (fiz o mesmo há 15 anos, finalista de um Emmy, mas eu apontava Ricky Martin como o momento crucial da cultural hispânica, Tommy aponta Gloria Estefan) Outro que promete ser bom está nos cinemas até dia 3, depois entra no ar na HBO,  sobre os cartunistas da New Yorker, Very Semi-Serious.


FOOD FOR THOUGHT

Alan Sepinwall dá voz a muitos espectadores quando escreve um artigo em defesa dos casos episódicos — a serialização/novelização de séries nem sempre funciona.

Uma maneira de se concectar com millenials: música. É o que diz o instituto de pesquisa Nielsen.