semana de 14 de dezembro

NA TV


Adele
não só salvou o mercado fonográfio mas fez milagre até de audiência! Seu especial filmado em Novembro no Radio City foi ao ar na NBC na segunda com 11.2 MM de audiência (The Voice de lead in, 14MM). Foi sua maior audiência num especial de música em 10 anos.

Nesta linha “eventificação” da TV, a Fox vai ter o seu especial musical ao vivo também – na Páscoa e com tema católico, The Passion. O musical terá duas horas de duração, vai acontecer ao vivo em New Orleans no domingo de ramos, 20 de Março e contar a história de Jesus Cristo na terra adaptada para os dias de hoje. A produção é de Dick Clark Productions e a holdandesa Eye2Eye Media, que tem feito este especial anualmente desde 2011. Além disso, marcou a estréia global da nova versão de X-Files para 24 de janeiro. Serão 6 episódios, estreando simultaneamente em 60 países.

Na quinta,  Sheldon & Amy finalmente avançaram mais um passo na sua intimidade, atraindo mais de 17 milhões de pessoas (CBS) como testemunhas….Big Bang Theory continua líder imbatível de audiência.

Outra tradição da TV nesta época do ano é o programa de Balbara Walters com as 10 pessoas “mais fascinantes do ano”. Seu especial foi ao ar na quinta na ABC  e –sem surpresa- elegeu Caitlyn Jenner como a pessoa mais fascinante do ano. Os outros “eleitos” foram: Amy Schumer, Misty Copeland, Bradley Cooper, Donald Trump, Bernie Sanders,  CEO da Amazon Jeff Bezos, Ronda Rousey, Donna Karan e Tracy Morgan. E a audiência, nada fascinante: 6.2MM.

Incrível a fila de anunciantes para o SuperBowl de 2016! Até empresas que não tem costuma de anunciar na TV, como Paypal e Intuit,  estão preparando suas campanhas. Este ano, o SuperBowl é na CBS, que está promovendo o evendo num promo mashup com o Grammys.

Showtime já está anunciando Twin Peaks com um teaser no ar, mas estréia em 2017….

 

NOTICIAS e OUTRAS PLATAFORMAS


PBS s
e inspirou nos talk shows da AMC (Talking Dead, Talking Bad) para criar um podcast de Masterpiece. Masterpiece é a submarca que exibe as séries inglesas importantes, como Downton Abbey e Sherlock. No podcast, chamado de Masterpiece Studio, conversas sobre a produção das séries. Estréia esta segunda com o co-criador de Sherlock e a partir de 28 de Dezembro, o podcast passa a ser dedicado à última temporada de Downton, que volta dia 3.

A&E Networks, a corporação por trás do Lifetime, A&E, History e o FYI (ex-Bio), comprou a Panna, que deve produzir conteúdo original para o FYI. A Panna é uma plataforma digital de receitas (de chefs premiados) disponível através de aplicativo.

Quantas séries de ficção foram ao ar em 2015? O número exato é 409. Seis anos atrás havia apenas metade disso (211). Os OTT, como Netflix e Hulu, há três anos tinham 15, agora tem 44. Em agosto, o presidente do FX, John Landgraf, causou comoçao em Agosto ao dizer que haviam “séries demais”, esta a causa do declínio de audiência em geral e que o modelo não se sustenta a longo prazo. Muita gente concordou com ele — a HBO já anuncia para o ano que vem uma espeecie de diversificação de conteúdo, com um noticiário diário em parceria com o Vice, Jon Stewart fazendo curtas e Bill Simmons apresentador de um novo talk show.

Segundo o Media Daily, o declínio dos números de audiência também atingiram a TV paga nos últimos 3 meses de nova temporada. Entre A18-49, a TV aberta caiu 3% e a paga, 6%. Na TV paga quem melhor se saiu até agora foi AMC Mais winners and losers, segundo o Hollywood Reporter aqui.

Spielberg anunciou na quarta que ele, Dreamworks, Participant Media, Reliance e Entertainment One estão se associando para criar a Amblin Partners.  O novo grupo vai produzir cinema, TV e conteúdo digital, todos distribuidos pela Universal. A primeira série da Amblin Partners vai ao ar em 2016 na CBS, American Gothic.  

 

DESENVOLVIMENTO

Xena, um sucesso do USA/Universal de 1995 a 2001, vai voltar a ser produzida, desta vez pela NBC International Studios, com parte da equipe que fez Lost e sem a estrela original (Lucy Lawless).

O Z Living, canal de lifestyle, vai produzir uma nova franquia dedicada a perda de peso com a equipe de The Biggest Loser (Big Fat Truth) e outras duas series de comportamento: Finding Fido, em que um especialista em cães ajuda o candidato a achar seu fiel companheiro e Homegrown Wedding, um reality onde os candidatos fazem sua festa de casamento no próprio quintal (com ajuda de especialistas, claro.

Matt Jacobson é executivo de marketing do Facebook, mas ele levou um projeto para a HBO sobre um ex-presidente, o projeto vingou e agora será protagonizado por Sean Penn. É uma minissérie de 6 horas baseado em um livro, American Lion: Andrew Jackson in the White House, que será adaptado pelos criadores de Narcos, Doug Miro e Carlo Bernard.

FOOD FOR THOUGHT

Segundo o NYTimes, streaming não é só mais um jeito de ver TV, mas um gênero por si só.