semana de 10 de janeiro, Globes, USH

NA TV LINEAR e NÃO LINEAR

Domingo à noite na NBC, os Golden Globes atraíram uma audiência de 18.5 milhões, 4% a meno que no ano passado — não por causa de Ricky Gervais mas porque havia football americano na Fox, que teve audiência de 30 milhões.  Na terça, Obama falou em rede sobre o Estado da União (State of the Union) pela última vez (em janeiro de 17, o presidente será outro). Nestes dois eventos, o marketing da Netflix se sobressaiu: primeiro, estreando nos breaks do Golden Globes, um novo trailer de House of Cards; depois durante o discurso de Obama, muito apropriadamente, um spot de Frank Underwood em campanha. A cobertura jornalística foi ganha pela Fox, com 3.46 milhões.

E pra quem se perguntou “o que é Mozart in the Jungle” durante os Golden Globes, a Amazon está exibindo de graça as duas temporadas da comédia vencedora do prêmio de 9 da noite de sexta até 11 da noite de domingo. Infelizmente, não sei se vai ser possível de assistir no Brasil. Além do prêmio de comédia/musical, Gael Garcia Bernal ganhou como melhor ator de comédia/musical.
E como não está brincando em serviço, Amazon já comprou os direitos de Mercy Street que estréia dia 17 e vai stream uma semana depois do ar na PBS. O primeiro episódio já está disponível gratuitamente na Amazon antes da estréia na PBS domingo. A série tem 6 episódios e se passa na primavera de 1862, em plena Guerra Civil.

Amanhã (sábado) de manhã volta de Sesame Street desta vez na HBO para sua 46º temporada. A palavra do dia é ‘CHANGE” e muito mudou além do novo canal: o tema de abertura ganhou roupa nova, as personagens ganhram upgrade de cenário (Elmo agora mora numa brownstone), o formato novo é de meia hora e a participação de celebridades está bem reduzida (embora a temporada tenha nomes como Gwen Stefani e Pharrell Williams). Por 45 anos, Sesame Street foi ar no canal público, PBS e a ida para a HBO foi em ultima instância para salvar a produção financeiramente (eles perderam 7.5 milhões no ano passado) e aumentar a distribuição.

O late night musical esta semana foi ótimo, com Jimmy Fallon imitando Bob Dylan perfeitamente no cover de Hotline Bling, de Drake, e James Corden recebendo Adele, para seu quadro mais popular, o divertido Karaokê no Carro.

Quem deu sua primeira entrevista para a TV americana esta semana foi Amal Clooney, Sra. George Clooney. Foi para o jornal da noite da NBC, ela não falou no marido mas sim de como usar sua celebridade para causas que acredita, no caso a libertação de um preso político das Maldívias.

 

NOTICIAS

Dois de meus ex-chefes estão ocupadíssimos e lançando novos empreendimentos. Hernan Lopez, que saiu da Fox International Channels  depois de 18 anos por causa da restruturação, está lançando uma produtora de podcasts. E Van Toffler, presidente da MTV americana por mais de 20 anos, está lançando um estúdio independente chamado Gunpowder & Sky em parceria  com Floris Bauer, ex-Endemol e financiado pela Otter Media (de Peter Chernin e AT&T), para criar conteúdo digital. O foco será descobrir novos criadores e conteúdo curto.

 Anonymous Content, a produtora independente de maior sucesso atualmente — produziu The Revenant, Mr. Robot (USA), True Detective(HBO), The Knick (Cinemax)– fechou um acordo inédito com a maior produtora de conteúdo árabe, a MBC Group.  Através de uma subsidiária, a 03 Productions, vai prestar consultoria no desenvolvimento de conteúdo para TV e cinema em árabe e inglês. Em troca, passa a ter um pé num mercado de 370 milhões que está começando a ser explorado por empresas americanas como Netflix e Starz. A Anonymous também tem contrato de desenvolvimento com a Paramount para projetos de TV para os próximos 3 anos.

Reed Hastings, CEO da Netflix, anunciou via Facebook na terça que vai pessoalmente financiar um fundo filantrópico de 100 milhões para educação. Chama-se Hastings Fund e seu primeiro financiamento vai para United Negro College Fund e Hispanic Foundation of Silicon Valley.

Em plena temporada de prêmios em Hollywood, nossa amiga Marta Kauffman e seu parceiro David Crane, ambos criadores de Friends, vão receber um lifetime achievement award do WGA (Paddy Chayefsky Award). Além disso, o Costume Designers Guild continua sem parceiro de TV oficial — é algo para ficar de olho, se ainda for do interesse de vocês, para ser os primeiros a licenciarem. O Costume Design Awards serão entregues dia 23 de Fevereiro no Beverly Hilton, com Cate Blanchett homenageada especial.

Com o sucesso de seu blog cultural The Daily Dish,  Bravo anunciou o desenvolvimento de novos conteúdos originais de lifestyle em seu bravotv.com. E o primeiro é de comida, com The Feast, que vai mostrar comidas exóticas, destinos gastronômicos, perfis de chefs internacionais, restaurantes e mais. Além disso, Bravo e Tof Chef vão solicitar aos fãs suas melhores fotos de food porn toda semana para ganharem prêmios.  No final de fevereiro, eles lançam Jet Set, com conteúdo de viagens. O ano passado foi ótimo para o Bravo digitalmente, com 12 milhões de unique visitors.

 

DESENVOLVIMENTO

A respeitada New Yorker, das poucas revistas que trata artigos com profundidade, muito acertadamente está desenvolvendo uma adaptação de seu conteúdo para plataformas digitais.   Alguns meses atrás, a revista lançou um podcast com tópicos de conversação, mais informais.  Mas a partir de Fevereiro, através da Amazon, estréia sua primeira série The New Yorker Presents, com dois novos episódios por semana. The New Yorker Presents é composto de mini-documentários, curtas, animações e , claro, seus famosos cartoons. Entre os realizadores, estão o editor chefe da revista, David Remnick o documentarista  Alex Gibney (de Going Clear, da HBO) e a Condé Nast Entertainment. Conteúdo de prestígio…

Netflix encomendou 8 episódios de Haters Back Off, uma comédia de meia hora criado e protagonizado pela atriz Colleen Ballinger Evans, que faz sucesso no YouTube com sua personagem Miranda Sing (eu tinha falado dela há uns dois anos, quando participou de um episódio de Seinfeld). Haters Back Off será um olhar sobre a vida familiar de Miranda Sing, uma destallentada que acredita tenha nascido para ser famosa. A personagem, que já teve mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube, anunciou o desenvolvimento da série online, claro.

O próximo musical ao vivo da NBC (o quarto, depois de Sound of Music, Peter Pan e The Wiz) será Hairspray, o filme de 88 escrito e dirigido por John Waters protagonizado por Ricki Lake.

 

US HISPANIC

Uma semana depois de ter lançado Seesso, sua plataforma VOD de comédia  (assinatura de $4 mensais), o braço hispânico da NBCU está pensando em um spin-off de Saturday Night Life para latinos. Em parceria com o produtor do SNL, Broadway Video, eles tão lançando um estúdio chamado Más Mejor, que tem como objetivo descobrir novos talentos Latinos para uma audiência mais jovem e multicultural.

Mitú é uma rede de criadores digitais nos moldes da Maker Studios, só que para Latinos e millenials. Com 6000 criadores, 2 bilhões de visualizações mensais, esta semana eles ganharam uma injeção de 27 milhões de novos investidores Verizon e WPP (que também investe na Fullscreen). Desde seu lançamento em 2012, eles já levantaram 45$ milhões de dólares. O novo investimento deve ser usado para tecnologia no monitoramente do comportamento de seus usuários.

The Walking Dead estréia no NBC Universo dia 20. NuvoTV já tinha feito isso, exibindo todas as temporadas de Dexter.

Televisa USA que está aumentando bastante a sua produção de material em lingua inglesa, vai produzir uma série sobre o fim da civilação Azteca. A história será baseada no livro  The Luck of Huemac. As três outras produções em andamento são Malefício, para o Starz, Duality e Gran Hotel.

 

FOOD FOR THOUGHT

Muito bom o artigo do NYTimes falando por que os executivos devem se preocupar com Netflix.

Bowie é capa de muitas revistas homenagens online, off line & on air. Um gentleman que nunca deixou de ser cool e que ainda vai continuar influenciando muita gente.
bowiecovers