semana de 17 de janeiro, Billions, podcasts

NA TV


TBS,
um dos canais líderes de audiência no cabo há nos, usou a estratégia de OTT para estrear sua nova comédia Angie Tribeca no domingo, 17: uma maratona com todos os 10 episódios, sem intervalos comerciais, e que se repetiu 5 vezes. A partir desta semana, o scheduling da série entra em seu horário normal uma vez por semana.   Outro truque de marketing foi usar o mesmo tom de comédia da série e anunciar que já estava a renovando por 10 temporadas (nas letras miudinhas do release a informação de que cada temporada tem 1 episódio apenas… ). Angie Tribeca é um bobagem (mas engraçada, com humor estilo “Apertem os Cintos o Piloto Sumiu”) criada por Steve Carrell e sua mulher Nancy, com Rashida Jones e uma série de convidados especiais (como Lisa Kudrow, Bill Murray, etc.) A estréia (primeira exibição) fez ótimos 1.5 milhões.

O esperado Billions estreou domingo, mas com pré-estréia em várias plataformas, algumas delas de graca. Fez números recordes para o Showtime: 3 milhões. Ainda no domingo, Real Housewives de Atlanta, a franquia mais popular do Bravo, neste novo dia (domingo) está dando muito mais audiência, 3.1 milhões. Enquanto isso, o peso pesado da TV aberta  NCIS (CBS) continua fazendo milhões (17.5 milhões na terça), a estréia de DC’s Legends of Tomorrow deu os melhores números para o CW em anos (2.6 milhões, quinta), ABC começou a promover Scandal com um bom trailer  e a Fox lançou uma campanha (inteligente) para promover o musical  Grease, que vai ao ar ao vivo dia 31 de Janeiro, totalmente baseada nas personagens. A campanha se chama “3 maneira de saber” e cada spot foca em personagens-ícone, como Pink Lady e T Bird.

 
NOTICIAS e OUTRAS PLATAFORMAS

Com a tempestade de neve em vários estados da costa leste (batizada de Jonas), o binge watching foi a saída para quem foi obrigado a ficar em casa. Como não há uma medição imediata de audiência de streaming, podia-se acompanhar via Twitter os comentários. Os canais também souberam usar marketing a seu favor, principalmente via Twitter.

O NATPE, mercado de televisão que acontece nos EUA em janeiro, terminou na quinta. Um bom resumo está aqui, nesta matéria da TV Latina.  E as palestras podem ser vistas neste link.

No breakfast da Globo, Paulo Marinho foi ótimo na apresentação do Gloob e o Raphael Correa mostrou as novelas e filmes que estava lançando no mercado.

Numa parceria insólita, Univision, o canal hispânico mais tradicional americano, comprou 40% do jornal humorístico (online) The Onion (um misto de sensacionalista com Casseta e Planeta). Univision é o canal hispânico líder de audiência, totalmente em espanhol, muito semelhante à Globo, com conteúdo quase que inteiramente vindo da Televisa. Esta compra é uma clara tentativa de rejuvenescer o canal, já que o Fusion não está dando muito certo. The Onion tem em média 110 visualizações mensais.

Adele bateu outro recorde esta semana: mais de um bilhão de visualizações de seu video Hello no YouTube em apenas 88 dias (Psy detinha o record antes, mas levou 158 dias para chegar à mesma façanha).

Na tentativa de precisar a real audiência de programas de TV, Nielsen está adicionando as menções de Facebook às de Twitter  e broadcast num novo relatório, chamado Nielsen’s Social Content Ratings.  O novo relatório deve conter engagement, reach e dados demográficos de cada programa. Conforme Nielsen, há 330 milhões de pessoas comentando um programa de TV no Facebook nos horários de pico.

 Kevin Spacey, o presidente Frank Underwood de House of Cards, agora é presidente de estúdio Relativity) e foi ao Forum Econômico de Davos (porque ele investe numa empresa de segurança cibernética, Wisekey).Numa entrevista a Tech Crunch ele previu que todas as empresas de tecnologia estarão cada vez mais envolvidas com conteúdo.

ZooMoo é um canal infantil interativo sobre natureza dedicado a crianças de 5 a 7 anos que existe há dois anos. O empreendimento é liderado por David Haslingden (ex-Fox) e já foi lançado nos EUA, México, America Latina (está na Sky) e agora Australia. Eles estavam no NATPE, em parceria com a produtora brasileira Azul, em busca de distribuição.

 

DESENVOLVIMENTO

Ben Silverman, responsável pelo “filão” que transforma telenovelas latinas em séries americanas de sucesso (Jane The Virgin, Reina del Sur, etc.) está 2000px-Mascara_Blue_Demon.svgdesenvolvendo uma série com o showrunner de Narcos (Eric Newman)  sobre o cantor colombiano Juanes.  Silverman define a comédia dramática como uma mistura de Narcos com Entourage com música latina de pano de fundo. Vai se chamar Persiguiendo El Sol, terá 10 eps. e será falada em inglês e espanhol.

Outra série baseada em uma personalidade latina “real” está sendo desenvolvida pela Sony com Televisa, sobre o mais famoso luchador mexicano Blue Demon. A série é uma mini novela na verdade — 65 eps de 1 hora — e começa a ser rodada em Abril no México.

Está se tornando uma tradição: o primeiro piloto da temporada de desenvolvimento vai para Shondaland. Desta vez é para Still Star-Crossed, uma continuação da história de Romeu e Julieta. Na verdade é a adaptação do livro Still Star Crossed, que trata do conflito entre os Capuletos e Montaques depois que Romeu morre.

NBC pediu um piloto de Time para (os experientesShawn Ryan (The Shield, Terriers) e Eric Kripke (Supernatural) que será produzido pela Sony. É uma série de ação onde um trio viaja no tempo para combater um grande golpe com intenção criminosa que planeja alterar o tecido da história humana com resultados potencialmente catastróficos.

 

FOOD FOR THOUGHT

E como a buzzword –ou “palavra do dia”– é podcast, aqui vai a visão do mercado publicitário. Segundo eles, nos podcastas, a audiência não se importa com os comerciais.