semana de 21 de fevereiro, HGTV é o primeiro canal a cabo a faturar 1 bilhão

NA TV

Em meio a controvérsia política do Oscar, o episódio de black-ish desta quarta vai deixar seu marco cultural, já que tratou da violência da polícia contra os negros, uma conversa que famílias negras invariavelmente tem de ter com os filhos.  black-ish é uma série que retrata  uma família negra bem sucedida ( avô, mãe, pai e três filhos), estreou em 2014 e tem uma audiência regular na ABC, programado depois de Modern Family.  O episódio tratou do tema com elegância, humor e emoção.

Dois documentarios interessantes esta semana: Carole King Natural Woman (PBS) e o ótimo Becoming Mike Nichols (HBO), com toda a carreira do diretor. E dois especiais tapa-buracos bem mais ou menos: na  NBC, a tão propagada e esperada “semi” reunião dos atores de Friends não foi nada de especial (apenas os 5 atores sentados no sofá lembrando do diretor homenageado, James Burrows) e  na ABC, que se saiu melhor de audiência, The Wonderful World of Disney, Disneyland 60, ficando em nº1 no domingo com 6.8 milhões.

O GMA (ABC)  apresentou um quadro na terça que oferecia ao espectador um pouco da experiência da realidade virtual. Enquanto a repórter estava nas crateras de Ngorongoro na Tanzania, Africa, uma câmera com lentes em 360º dava ao usuário em casa (através do tablet ou smartphone) a sensação de estar presente no local, com direito a zebras, leões, leopardos, rinocerontes e elefantes.

E na quinta, o megasucesso Big Bang Theory comemorou a exibição de seu episódio número 200 com a participação de Batman (Adam West), ganhando de todo mundo, inclusive American Idol (15.7 milhões)

Análise do Hollywood Reporter: como uma comédia nerd passou a ser uma sitcom familiar.

Os números adicionais à estréia de Walking Dead e Better Call Saul no AMC na semana passada dão uma idéia de como se assiste TV hoje em dia: Walking Dead chegou a 19 milhões em números totais e Better Call Saul, que teve o Grammy como concorrência na noite de sua volta,  praticamente dobrou, fazendo 98% a mais entre A18-49 (4.7 milhões).

 

MARKETING E OUTRAS PLATAFORMAS

Continuando a campanha da volta de House of Cards, a Netflix está colocando um retrato de Frank Underwood como Chefe de Estado no National Portrait Gallery do Smitshsonian em Washington (Fevereiro a Novembro). A National Portrait Gallery   é uma galeria dedicada aos americanos mais importantes que fazem a cultura do país.

LinkedIn vai estrear seu primeiro comercial no domingo durante o Oscar. A campanha chama-se “You’re Closer Than You Think“, é narrada pelo próprio CEO da empresa, Jeff Weiner, e foi baseada na iniciativa da NASA de procurar novos astronautas via Linkedin (3 milhões de pessoas se interessaram).

Segundo o Ad Age, uma série de novos sites e newsletters destinados à mulher estão criando  oportunidades únicas para o mercado. Só em 2015, surgiram Lenny, a newsletter de Lenna Dunham, Clover, newsletter para jovens teens, Broad, o canal feminino do Vice,  Bustle, site de interesse femino, entre outros.

Seguindo os passos de Lady Gaga, Rihanna e Nicky Minaj, Caitlyn Jenner é a nova cara da MAC Cosmetics, sendo o primeiro trans a ter um contrato de beleza importante (e com valor superior a 1 MM).
cj_final_twitter


NOTICIAS

HGTV, o canal a cabo que mais cresce nos EUA (senão o único) tornou-se o primeiro a atingir 1 bilhão de dólares de receita anual, um aumento de 7% desde o ano passado. HGTV é um canal da Scripps, que também é dona do Food Network, Travel Channel e Cooking Channel, com receita de 891 milhões, 309 milhões e 135 milhões respectivamente.  Os grandes destaques da programação do HGTV são Fixer Upper (uma prática muito comum nos EUA: comprar casas velhas e reformá-las) e Property Brothers (dois gêmeos que compram e reformam casas).

Todo ano o Festival de Tribeca em NY abre com um documentário sobre a cidade de NY e sua cultura. Este ano, quem abre é um doc que pode interessar a vocês The First Monday in May, de Andrew Rossi, sobre a exposição de moda inspirada na China do Met do ano passado (China: Through the Looking Glass). O Festival começa em 13 de Abril.

A Televisa lançou seu serviço  de SVOD no México (e América Latina), Blim. Blim já estréia com 13 000 horas de conteúdo, que incluem Wayward Pines, da Fox, e os filmes de James Bond.  A empresa de pesquisa Dataxis prevê que as receitas VOD OTT subirão para US $ 3,17 bilhões na América Latina em 2018, com o Brasil e México sendo os maiores mercados (o Brasil capturando 35,3% das receitas totais e o México, 34,6%.

PBS Kids,  um bloco infantil diário na PBS,  vai se tornar um novo canal digital infantil aberto ainda este ano. Alguns de seus programas mais conhecidos são Daniel Tiger’s Neighborhood, Dinosaur Train e Wild Kratts. O canal também vai estar disponível via live stream, que no futuro vai incorporar games interativos em linha com a programação.

NBC vai lançar um bloco de programação educativa para o sábado de manhã em parceria com uma distribuidora, Litton Entertainment. O bloco terá 3 horas de duração, estréia em Outubro e o conteúdo será educativo e informativo com target 13-16 anos. Os temas: empoderamento do adolescente, preservação da natureza e educação global.

kerryandHillE o talk show feminino diário The View vai virar livro. Escrito por um editor do Variety, Ramin Setoodeh, o livro vai estar centrado nos bastidores do programa lançado por Barbara Walters em 1997. Deve sair em 2017.

Sem  Jon Stewart para os candidatos à presidência se mostrarem acessíveis, Hillary Clinton está aproveitando para visitar sets de filmagem de séries que estão no ar. Em Dezembro ela participou de um episodio de Broad City (Comedy Central) e na segunda, foi ao set de Scandal (ABC) — para surpresa de Kerry Washington, que imediatamente postou foto da visita.

 

DESENVOLVIMENTO

Jean-Claude Van Johnson é o nome da série que Jean Claude Van Damme  está desenvolvendo com Ridley Scott para a Amazon. Van Damme vai interpretar uma versão dele mesmo, um ator famoso e profissional de martes marciais aposentado, que volta a trabalhar como detetive particular.  É uma comédia de ação e suspense.

Spike e Nickelodeon estão desenvolvendo uma versão mirim de Lip Sync Battle, Lip Sync Battle Jr.. E como a Viacom quer tirar o máximo proveito da franquia, também está desenvolvendo eventos baseados na mesma marca em cruzeiros, feiras, festivais de música, etc.

VH1 está ressuscitando America’s NextTop Model, o reality de Tyra Banks que saiu do ar em Dezembro do CW. Tyra não vai apresentar, será apenas produtora executiva, e a série volta para Nova York com um novo painel de jurados.

 

FOOD FOR THOUGHT

Um dos votos mais importantes desta eleição americana é o da mulher solteira independente. Os números são crescentes, 25% da população eleitora em 2012, e o poder político, crucial. Este é o tema do artigo da NYMag baseado no livro de Rebecca Traister,  All the Single Ladies: Unmarried Women and the Rise of an Independent Nation, que mostra um panorama atual da situação emocional, econômica e sexual das mulheres americanas.

A ABC deu uma chacoalhada na adminsitração para tentar revertar a caída de audiência constante dos últimos anos. E a nova presidente Channing Dungey bem como seu chefe, Ben Sherwood, estão sinalizando à indústria que já estão gerando movimentos estratégicos. Análise do Variety.