semana de 13 de março – as redes se tornarão obsoletas, diz Barclays

NA TV
O Today se reestabeleceu na liderança da manhã desde o início de Março, com bons 8% a mais que o GMA em seu target (25-54). Com esta “tranquilidade”, vai começar a mexer na terceira hora do programa, de 9 às 10, onde a ABC é imbatível com os excelentes Kelly and Michael. Os planos do Today são de fazer a terceira hora mais leve, usar mais Willie Geist (que também vai apresentar uma versão dominical do programa).

No primetime, a NBC teve uma ótima estréia no domingo com um programa de variedades produzido por Ellen e Steve Harvey (o que errou o nome da Miss). Litlte Big Shots é um programa de talentos infantis, mas o mais engraçado mesmo são as entrevistas sérissimas que os micros dão ao apresentador como se fossem adultos.

Na TV a cabo, The Walking Dead (AMC) está fazendo 8.8 MM, The People Vs. OJ Simpson continua indo muito bem no FX (2.8 MM) e a excelente  The Americans finalmente voltou, mas não há informação de audiência.

Viceland estreou há duas semanas e está OK. Os breaks não tem comerciais, há apenas promos e interprograms patrocinados (Mailchimp, entre outros) e os IDs são lindos. O canal tem uns 5 ou 6 títulos por dia e inclui filmes à noite. O sucesso da marca com millenials está enraizado em experiências, este o ethos da marca. Continuam fazendo um pouco de lifestyle tradicional (comida e viagens), mas os apresentadores realmente mostram que estão vivendo a experiência. Desde o apresentador experimentando a maconha medicinal  a Ellen Page (Gaycation) no Rio durante o carnaval no Rio, falando para Bolsonaro que é gay e chorando quando ouva uma história triste.
 
NOTICIAS e OUTRAS PLATAFORMAS

Esta semana o elenco de  The West Wing se reuniu para celebrar 10 anos fora do ar lançando uma campanha de apoio a veteranos de guerra, Justice for Vets. Dois fãs importantes —Josh Malina (de Scandal) e o músico Hrishikesh Hirway, criador do Song Exploder podcast— usaram a oportunidade para lancar um podcast onde discutem  cada episódio da série exibido até hoje, West Wing WeeklyComo se ainda sobrasse tempo para um podcast….

O Bitmoji, o popular aplicativo onde criamos nosso próprio avatar, está dando introduzindo roupas de designer recém saídas da passarela. De Michael Kors a Zac Posen, Alexander McQueen, Calvin Klein a Diane von Furstenberg, as figurinhas pixeladas não precisam mais vestir apenas camisetas coloridas.

OE04912O super festival South by Southwest (SXSW) está acontecendo agora em Austin e vários canais estão aproveitando para promover suas séries. O USA levou uma roda gigante para promover Mr. Robot  (esta entrevista com o criador, Sam Esmail, conta o processo de criação e produção da série, como cinema). E o  Showtime fez um mini-festival de música com 27 semanas para promover a nova série Roadies, de Cameron Crowe (sobre roadies de bandas de rock). Eles também criaram um aplicativo que mostra o trabalho dos roadies (também lançado no SXSW), Shut the Truck Up.

Outro super festival, o Comic Con, começa a testar seu serviço de SVOD a partir de 7 de Maio. Vai se chamar Comic-Con HQ, será realizado em parceria com a Lionsgate e será gratuito até Junho, um mês antes da realização do evento em San Diego, que atrai milhares de fãs.  O serviço já começa com séries originais: uma comédia (Kings of Con) e dois realities, Impossible Science  e Her Universe.

Twitch, um canal especializado em games que pertence Amazon, quer ampliar sua audiência e para tanto vai fazer uma promoção especial: uma maratona de 4 dias dos clássicos programas de culinária de Julia Childs (!?!) Twitch tem 100 milhões de visitantes únicos por mês, mas também tem um grande número de chefs amadores divulgando seus talentos no site. A maratona é visivelmente uma amostra da ambição da Amazon em abrir o alcance do site.

Saíram os indicados para o prêmio da Fundação James Beard (um dos mais populares prêmios de gastronomia nos EUA). Na área de mídia, há indicações para o Today Show e muitos bons especiais da PBS (the Mind of a Chef, I’ll Have What Phil’s  Having, A Chef’s Life) e mais. Aqui, a lista completa.

Com o pavor generalizado de ter um Trump sequer perto da presidência, a grupo de hackers Anonymous apareceu esta semana para declarar guerra contra Trump. Eles conseguiram tirar do ar o site dele em Dezembro, quando Trump quis banir muçulmanos de entrarem os EUA, hackearam seus hotéias em Agosto, etc. Mas o homem laranja parece revestido em Teflon porque continua esta grande ameça.

DESENVOLVIMENTO

A estrela desta eleição, Megyn Kelly, vai ganhar um programa de entrevistas na Fox aberta para ser exibido em primetime. Será dirigido por Bill Geddie (que comandou o The View por 17 anos) e terá entrevistas  com personalidades políticas, artistas e de outras áreas de interesse. Megyn Kelly é jornalista da Fox News.

50 Cent vai apresentar um programa de variedades no A&E, 50 Cent Presents. Com quadros de comédia, música e performance, o programa também está sendo criado por ele.

FOOD FOR THOUGHT

Um analista da Barclays fala na Business Insider que as redes de TV se tornarão obsoletas e que quem mais vai atrair espectadores são os agregadores de conteúdo. Como uma “Netflix das Netflixes“, onde só importa o programa. É uma boa leitura.

E este estudo do Twitter comprova todo o objetivo de storytelling: quando o espectador se envolve emocionalmente, ele lembra dos anúncios com mais facilidade.

Dados gráficos da Ad Week sobre o consumo de mídia de millenials. 67% não podem viver sem YouTube (enquanto 36% não vivem sem TV)
E aqui, um perfil interessante sobre binge-watchers:
Screen Shot 2016-03-17 at 4.02.39 PM