semana de 2 de maio – Ellen cresce o império, Corden, a franquia e o mundo OTT, os orçamentos

NA TV 

Derby Day, neste sábado 7, é um dia para celebrar moda, comida e cavalos. Todo ano, o evento é transmitido pela NBC (com apoio de Today e NBC Sports) e este, pela primeira vez, a NBC vai usar cameras GoPro para que os fãs possam stream o evento ao vivo (via Twitter e Periscope, com entrevistas via Facebook Live). O apresentador Johnny Weir (o mesmo que fez o programa sobre o Rio na semana passada) ainda vai estar usando um broche mostrando tweets ao vivo via #WatchMeNeighNeig. E também pela primeira vez, NBC Sports vai transmitir ao vivo via Snapchat.

GoPros, Twitter e Periscope.  Foi mais ou menos a mesma estratégia do Costume Institute Met Gala na segunda, que também pela primeira vez contou com o E! no Facebook Live. Está ficando impossível não acompanhar qualquer coisa de qualquer lugar ao vivo… Mudam os meios de distribuição, mas o que mais importa ainda é o conteúdo.

Houdini & Doyle é um drama de época baseado na amizade (verídica) de Harry Houdini, o mágico, e Arthur Conan Doyle, o escritor. Estreou na Fox na segunda com resultados pífios (2.6MM). Era dia de finale de NCIS, na CBS, e ainda havia Michelle Obama e Jill Biden no The Voice (NBC), numa noite só para famílias de militares.  Sem muita audiência mas bem interessante, a PBS mostrou um bom documentário: American Masters: Janis Joplin, Little Girl Blue, construído a partir de cartas dela.  Empire voltou a liderar a noite de quarta, embora com “apenas” 9.6MM e Shondaland/ABC estão vendo audiência renovada para Grey’s Anatomy, consistentemente dominando a faixa das 8 na quinta.

gfkdaldfafsdfsA esperada ressurreição de Jon Snow no episódio de domingo de Game of Thrones foi recebida com alegria transcontinental dos fãs e ferrenhas críticas dos colunistas, fatigados com a onda de protagonistas mortos e cobertura de imprensa desproporcional. Brian Lowry, que até respeito, fez uma boa resenha e disse que a de Jon “dá para engolir por causa do gênero da série, mas o marketing criado em volta da morte de Glenn, de Walking Dead, é um insulto”. Todos os outros criticaram, do Vulture a Allan Sepinwall e o Daily Beast. Capa da Entertainment Weekly, o ator Kit Harrington pediu desculpas aos fãs por ter mentido.

Maio é o principal mês de sweeps, quando a temporada de TV acaba. Há  finales quase que diariamente — bye-bye Alicia Florrick! — e especiais o mês inteiro. O Variety fez uma análise excelente de cada canal com o que está e o que não está funcionando. Quanto ao que vem por aí, alguns especiais interessantes de assistir: Megyn Kelly finalmente terá seu encontro com Donald Trump (mais Laverne Cox e Michael Douglas) na Fox em primetime (17), Homer Simpson vai responder perguntas enviadas pelo Twitter ao vivo (15) e a CBS vai juntar os vencedores de seus realities para participar do mais tradicional gameshow da TV americana: The Price is Right (23).

 

NOTICIAS e OUTRAS PLATAFORMAS

Dança das cadeiras na NBC: Natalie Morales, apresentadora de noticias do Today desde 2006, será co-âncora do Access Hollywood, a revista de entretenimento com duas edições diárias, substituindo Billy Bush, que vai ancorar a terceira hora do Today Show.  A leitura de noticias será eliminada.  Já Josh Elliott, figura importante no aumento de audiência do GMA há 3 anos e que saiu por causa da disparidade de salário com Robin Roberts, agora é o principal âncora da manhã no feed digital de notícias da CBS, CBSN, e os elogios são muitos.

Um pouquinho mais tarde, às 9 da manhã, o escrutínio sobre a apresentação do Live, with Kelly Ripa e Michael Strahan continua, o  último dia de Michael foi antecipado em 4 meses e será dia 13 e o primeiro convidado de Kelly será Jimmy Kimmel na segunda, 16.

O late night, já se sabe, está superpovoado de gente talentosa e o Variety quis saber de seus leitores qual o melhor: Colbert, Corden, Seth Meyers, Kimmel e Fallon na TV aberta, Larry Wilmore, Samantha Bee, Trevor Noah, John Oliver e Conan O’Brien, na fechada.  James Corden ficou em 1º e Jimmy Kimmel em 2º!

James Corden e a CBS, aliás, sabem exatamente como crescer uma franquia de sucesso. Carpool Karaoke fez quase 1MM só com o promo da nova convidada, Gwen Stefani, mas na hora do quadro, a novidade. Para se usar a carpool lane na California só com 4 pessoas dentro do carro, logo, Corden chamou dois convidados para irem no banco de trás, George Clooney e Julia Roberts.

fea-video-cover-01-2016_0A capa da Ad Week esta semana é Rachel Levin, uma vlogger de beleza do YouTube (que já passou 1 bilhão de visualização entre seus 8 MM de assinantes) e foi centro de atenções esta semana nos NewFronts em NY (apresentações para o mercado publicitário, onde quase 70 bilhões de dólares estarão sendo negociados). O mercado sempre teve como target 18-49 e YouTube vai garantir aos publicitários que eles atingem mais 18-49 que qualquer outro canal de TV. É verdade…. Ad Week.

Ellen DeGeneres continua a expandir sua produção de conteúdo digital, anunciando a criação de seu prórpio canal digital, Ellen Digital Network. No canal, uma nova animação protagonizada por seus animais de estimação, Ellen’s Pet Dish, a série que ela já faz para Snapchat, Damn, Daniel, Brielle, novos episódios de Dance Challenge, os melhores videos de ellentube e o game de seu talk show, Epic or Fail. Ellen já é a principal criadora americana de conteudo digital online, com 1.1 bilhões de visualizações de todos seus títulos.

A CondeNast também fez seu Digital Content NewFronts: 98 de suas séries digitais  (62% do que faz atualmente) renovadas, mais as séries de TV,  Fashion Fund e The New Yorker Presents (na Amazon). Comprometida com o desenvolvimento de novos talentos, também anunciou três novos projetos incubadores para cineastas.

Time Inc em seus NewFronts anunciou um canal OTT de graça com conteúdo People/Entertainment Weekly: foco em eventos ao vivo, celebridades e cultura pop.

Live Nation, responsável pela maioria das grandes turnês de música hoje em dia, fez uma parceria com uma empresa de realidade virtual, NextVR, e vai stream seus shows e eventos via VR. O usuário vai poder assistir qualquer concerto via aplicativo mais o Oculu Rift ou Samsung Gear VR.

 DESENVOLVIMENTO

Amazon vai estrear ainda em Maio um drama de época escrito por Julian Fellowes, Julian Fellowes Presents Doctor Thorne. A história gira em torno da vida de um médico pacato, que havita uma tranquila cidadezinha inglesa com sua sobrinha Mary. A cidadezinha é comandada pela vil Lady Arabella Gresham que fica possuída quando descobre que seu amado filho vai fugir com a plebéia Mary.

History está desenvolvendo #Cartel, um drama sobre o traficante mexicano El Chapo, escrito pelo co-criador de Narcos, Chris Brancato. 

Amber Rose, mulher de Johnny Depp, vai apresentar seu prórpio talk show semanal na VH1. As entrevistas serão com celebridades, claro, e os tópicos girar em torno de cultura, maternidade, relacionamentos e racismo. Estréia no verão americano. Será produzido por Dr. Phil.

Os destaques do LA Screenings segundo o Hollywood Reporter.

 

FOOD FOR THOUGHT

CNN-logo-shapesO logo da CNN tem sido vítima de uma espécie de “telefone sem fio” do design, com diferentes canais ao redor do mundo manipulando as fontes de forma sutil, mas onde se notam inconsistências. Mas desde o final de Abril, a agência Troika, está trabalhando para uniformizar o logo, tornando-o consistente em nível global. Para isso criou a fonte CNN Sans.

O amarelo dos Simpson’s faz parte de uma identidade visual das mais reconhecíveis em qualquer lugar do mundo.  A Fast Co fez uma matéria desconstruindo esta identidade, perguntando o que seria preciso para redesenhar os Simpsons. E a AdWeek fez uma retrospectiva dos 27 anos da animação (e como continuam contemporâneos).

Bo Gilber, uma senhora nascida em 1916, é o tema da campanha da Harvey Nichols inglesa em homenagem aos 100 anos da Vogue.