semana de 23 de maio – CBS em 1º na temporada, os novos modelos de direitos

NA TV

A temporada de TV terminou oficialmente (e, não oficialmente, o verão começou). A CBS ficou em 1º como o canal mais visto (pela enésima vez). Como exibiu o SuperBowl, ficou também em 1º também no target do anunciante, 18-49 —  a audiência da CBS é notoriamente mais velha. A NBC ficou em 2º. Empire (FOX) foi a série mais vista. The Voice, em sua 10ª edição, caiu 17%. E a estratégia de programação da ABC, evitar reprises e privilegiar hiatos de quase um ano, deixou o canal em 4º lugar outra vez. Análise completa no Ad Age.

Foi uma semana para coroar os vencedores do The Voice e Dancing With The Stars, exibidos na mesma noite. Cada um fez 10MM, números mais baixos que a temporada anterior, mas campeões da noite. The Voice, mais popular com audiência mais jovem, teve breaks com pouquíssimos comerciais, dois deles ocupando praticamente o break inteiro: um de 2′ da loja de construção Lowes e o trailer de SING, uma animação muito fofa de um filme perfeitamente integrado com o tema do programa.

Com o início do verão, chegam os blockbusters de cinema e com isso, estúdios despejam milhões em comerciais na TV aberta. SING só estréia no Natal. Alice Through The Looking Glass, estreando este fim de semana, teve só em comerciais de TV $20.8MM (4.1 para CBS, 3.3 para ABC, 2.6 para NBC e 1.4 para Nick)

Game of Thrones ganha fácil a noite mais competitiva da semana na TV paga (domingo, 7.9MM entre A18-49). Esta semana, Preacher (AMC) estreou com números modestos (2.4MM), mesmo sendo programado depois do finale de Fear the Walking Dead (4.3MM). E ainda teve Billboard Awards, bem mais ou menos (ABC, 9.6MM).

Screen Shot 2016-05-26 at 5.19.02 PMUma das coisas que americano faz muito bem é retribuir. Especialmente no Red Nose Day, um programa beneficente apresentado na NBC (parceria com  Walgreens, M&Ms e Bill & Melinda Gates). No ano passado, Jack Black foi tão emocionante ao interagir com um garotinho órfão em Uganda, que roubou a cena (e ajudou a arrecadar 21MM em doações em 2horas). Este ano, o programa foi mais bem humorado, Jack Black mostrou o garotinho do ano passado de forma igualmente emocionante, audiência foi mais baixa, mas o valor arrecadado aumentou em 10MM (31.5MM).

 

NOTICIAS e OUTRAS PLATAFORMAS

Uma das novidades dos upfronts foi a programação vertical (também conhecida como “stacking” ou “empilhamento” de programas um depois do outro — não tenho certeza, mas pode ser o que vocês chamam de “trilho”). Depois do surgimento da Netflix, que obrigou estúdios e produtores a entregarem temporadas inteiras para o espectador poder binge-watch, “stacking” virou mais um ponto controverso na negociação de direitos. Se os estúdios conseguiam impedir canais de “stack” para poder vender para Netflix, Amazon e Hulu, agora, os canais estão resistindo a esta prática. Primeiro foi a Warner e ABC que anunciaram deals permitindo à rede postar todos os episódios de uma vez em sua plataforma de streaming, esta semana CBS, FOX e NBC confirmam ter adquirido direitos de “stacking” de todos os seus produtos.

Michael Lombardo, presidente de entretenimento da HBO, “pediu demissão” depois de uma série de “fracassos” (Vinyl e a cancelada True Detective, entre outras). Em seu lugar, Casey Bloys foi promovido. Ele fazia desenvolvimento e foi responsável por Veep e Sillicon Valley.

Samsung está começando a conversar com estúdios e canais estudando a possibilidade de criar um pacote de canais via OTT — entrando assim na fila de empresas de tecnologia querendo competir com Comcast e AT&T.

Saiu esta sermana uma nova pesquisa do Instituto Pew sobre os hábitos de mídias sociais dos americanos. 62% dos adultos consomem notícias através de mídias sociais (49% em 2012).

Screen Shot 2016-05-23 at 7.39.15 PMFacebook Live tem estado em pauta ultimamente mas ainda não engatou sua velocidade de cruzeiro. Dois destaques recentes: o da mãe com máscara de ChewBacca (que arregimentou 130MM em 3 dias e virou trending topic em 24h) e outro visualmente impressionante: uma nadadora de 80 anos, Sylvia Earle, que esteve por horas numa floresta de algas marinhasdebaixo dágua no Equador.

Twitter está oficialmente permitindo mais conteúdo além de 140 caracteres: imagens, videos, enquetes e outros tipos de mída. A implantação da mudança será feita nos próximos meses.

E uma das maiores agências de Hollywood está criando uma divisão de culinária tamanho o volume de negócios gerado com o assunto, CAA Culinary. A divisão será responsável por todo marketing dos talentos ligados à  culinária, que não são poucos: Gordon Ramsay, Roy Choi, Duff Goldman, Christina Tosi, Tyler Florence, Curtis Stone, Ted Allen, Carla Hall, Richard Blais, Katie Lee, Graham Elliott, Nancy Silverton e Michael Mina.

 

MARKETING

Mad Men já siu do ar há um ano. Mesmo assim, o culto à série continua e para celebrar o fim da exibição, a partir de 1º de Junho, fãs terão mais uma oportunidade de levar um pedaço do programa. ScreenBid vai colocar 1,500 objetos/figurinos/cenários  em leilão.

Screen Shot 2016-05-27 at 12.49.23 PM
A&E/History/Lifetime
geralmente estreiam algum especial em feriadões. Neste Memorial Day  não podia ser diferente. É a vez de Roots, o remake (bastante elogiado), que será exibido no History por 4 noites consecutivas a partir de segunda. Para o lançamento, uma campanha pró-social,  Reading for Roots, que ajuda famílias Afro-Americanas a reconectar com seus ancestrais, através de registros históricos. O público é convidado a transcrever estes registros recentemente digitalizados.

Com o lançamento de Roots, Nancy Dubuc, CEO do grupo, voltou a ser destaque na mídia especializada. Nesta entrevista ao Deadline, ela fala da estratégia de ficção, Lifetime , Viceland (que agora ocupa o lugar que foi History2) e a renovação de Project Runway por mais 6 temporadas.

 

DESENVOLVIMENTO

People e ABC News estão lançando uma revista para o verão, People’s List. Apresentada pelo ator Jerry O’Connell e SuChin Pak (ex MTV), vai mostrar semanalmente uma série de matérias de cultura pop, estilo de vida e comportamento.

Whoopi Goldberg vai produzir uma série para o Oxygen, Strut. O tema? uma agência de modelos trans.