semana de 20 de junho – top 100 da indústria, Alice Braga estréia

NA TV

O final do campeonato de basquete (NBA) no domingo levou mais de 31 milhões à ABC, audiência mais alta em 18 anos que atrapalhou um pouco a “batalha dos bastardos” de Game of Thrones (HBO). Mesmo assim, este episódio (girl-power) de GoT teve a audiência mais alta da TV paga da semana, 7.3MM, fazendo com que os 2.5MM de retardatários derrubassem o aplicativo HBO Now (que dá acesso às séries por $14.99 por mês). A HBO admitiu o problema via Twitter e logo depois das 10 da noite o consertou. GoT está 15% mais alta que a temporada anterior.

Segunda, business as usual: The Bachelorette ganhou o horário na segunda (ABC, 7 MM) mas não a noite, que ficou com NBC e seus programas-testosterona: America Ninja Warrios (6MM) e Spartan Ultimate Challenge (4.6MM). Brain Dead na CBS é um pequeno fracasso (premissa confusa, primeiro episódio bobo, segundo pior, audiência ruim, 3.4MM).

nup_166934_0050Na quinta, Queen of The South estreou no USA com Alice Braga no papel principal (escolhida entre 1500 atrizes e muito elogiada).  Esta é uma adaptação de uma novela venezuelana, La Reina del Sur e pode ser chamada de um Scarface feminino (ainda não vi).

Este domingo finalmente estréia Roadies de Cameron Crowe. Antes da estréia, o Showtime está promovendo a série com o primeiro episódio online e exibindo um documentário sobre roadies de verdade, Miles to Go Before I Sleep (dos músicos de Pearl Jam, Foof Fighters, Red Hot Chili Peppers). O roteiro de Roadies é de Cameron e Winnie Holzman (de My So-Called Life) e revisita seu passado musical (o mesmo que ele abordou em Almost Famous).

 
NOTICIAS e OUTRAS PLATAFORMAS

Michelle Obama anunciou via Snapchat (!) que gravou uma participação no Carpool Karaoke de James Corden (!!). Não se sabe o que cantou nem quando vai ao ar.

Flix Premiere, posicionado como “um cineplex online para filmes independentes”, lançou seu serviço de streaming no fim de semana, dois meses depois de ter inaugurado na Inglaterra.

Tablo é o novo aplicativo que permite gravar programas ao vivo sem necessidade de uma cable box. Está disponível no (maravilhoso) novo Apple TV, mas grava os programas em seu próprio DVR, uma caixinha que custa $200 e que capta TVs abertas via antenna e streams para aparelhos móveis.

Facebook assinou com140 empresas de mídia e celebridades para que criem videos para seu Facebook Live. O investimento é de U$50milhões e o objetivo é, claro, atrair anunciantes e manter sues 1.65 bilhões de usuários mensais engajados. Parceiros de Facebook na inicitativa: CNN, NYTimes, Vox Media, Tastemade, Mashable e the Huffington Post. Celebridades convidadas: Kevin Hart, Gordon Ramsay, Deepak Chopra, entre outros.

13502130_10153696123838870_522765110773053650_n-796x796Uma pesquisa inglesa (Ampere Analysis) aponta Netflix à frente de YouTube nos EUA em SVOD este ano (47% de espectadores versus 42%). Outros players: Amazon Instant Video (22%), Hulu (19%) eFacebook (15%). Ainda assim, a Netflix, que trocou seu ícone para aplicativos para este aí do lado, está esperando uma queda de 500 mil assinantes (de seus 27MM) em resultado de seu aumento de preço (para $9.99).

BitTorrent, que recentemente lançou uma plataforma de streaming live, está considerando lançar um canal de TV de notícias por ocasião das eleições este ano, BitTorrent News.

 

DESENVOLVIMENTO

Bravo está fazendo um novo reality em Montauk (mesmo cenário de The Affair), Summer House, sobre o verão nesta que é a área mais exclusiva dos EUA. Está provocando protesto dos moradores, com medo que aconteça o mesmo que aconteceu em New Jersey depois de Jersey Shore (MTV). Grupos de moradores estão incitando a todos a buzinarem quando virem uma equipe….

Netflix está desenvolvendo um policial baseado no romance de Margaret Atwood, Alias Grace. Serão 6 episódios escritos por Sarah Polley. A história gira em torno de uma pobre imigrante irlandesa fazendo trabalho escravo no Canadá e que é acusada de matar seus patrões em 1843.

 

FOOD FOR THOUGHT e INSPIRAÇÃO

Oprah,
que conseguiu virar o jogo da audiência em seu canal OWN quando se associou a Tyler Perry (ele produz programas para uma audiência fiel), só agora começou a estrear outros tipos de séries, entre elas Greenleaf, exibido na terça.  Greenleaf, uma novela sobre uma família ligada a uma igreja, tem a própria Oprah  num papel coadjuvante. A próxima novidade será Queen Sugar, uma novela que se passa numa plantação de cana de açucar, dirigidp por Ava Duvernay (de Selma).

Os 100 mais poderosos da indústria (entre executivos, produtores, artistas, diretores — Les Moonves é nº3, Murdochs, 2, Bob Iger, da Disney, nº 1.) segundo o Hollywood Reporter.

Este é só para inspiração… Minha campanha favorita de verão: as vinhetinhas da France 3, que são deliciosas.