semana de 27 de junho — audiência de Netflix, CEO da HBO fala do futuro, Colbert resume o Rio

NA TV
 

Começou mais um Shark Week no Discovery com audiências excelentes desde segunda feira. São todos docs/não-ficção com  média de 1.5 a  2MM de espectadores por noite.

Outros dois bons documentários esta semana: Cirque De Soleil e Bill Cunningham.  O primeiro, no Hulu, tem 13 episódios e conta como um espetáculo do Cirque de Soleil acontece, da criação à estréia. O segundo veio à tona por ocasião da morte do principal fotógrafo de moda do NYTimes, um senhor fácil de se identificar na rua em sua bicicleta (Bill Cunningham fez uma crônica visual sobre a moda de rua de NY para o jornal por mais de 40 anos). O documentário Bill Cunningham New York está disponível no Sundance Doc Club.

Screen Shot 2016-06-30 at 12.15.04 PM

No late night, Stephen Colbert falou das Olimpíadas em tom trágico “Venha pelo esporte, fique porque você está morto” e fez piada com um novo logo, infelizmente, mais apropriado.

A notícia que Game of Thrones quebrou recorde chegou por aí. Só não chegou que a média que a série faz por semana, somadas audiências de DVR, reprises, HBO Go e HBO Now é de 23 milhões.

 

NOTICIAS

stopthehateCom a violência gerada pelo livre acesso a armas de guerra, chega uma hora que orações já não são suficientes e o massacre de Orlando parece ter sido o limite para a indústria de entretenimento. Além das diversas doações e homenagens, Ellen criou uma camiseta muito simples com os dizeres Love & Kindness cujas vendas (em seu site EDbyEllen) vão para as famílias das vítimas, artistas da Broadway gravaram o clássico de Burt Bacharach What the World Needs Now is Love com renda para a comunidade LGBT de Orlando,  Ryan Murphy juntou 49 artistas/celebridades e fez um vídeo de 18 minutos. E Steve Levitan, criador de Modern Family, juntou amigos e mais 60 roteiristas no estúdio da Fox para ouvir a organização Everytown explicar sobre o uso responsável de armas e o NRA (também falou como eles, roteiristas,  podem inserir histórias em suas obras tratando do assunto com responsabilidade).

O instituto de pesquisa Nielsen publicou esta semana um relatório  importante que conclui que os americanos veem em média 5 horas de TV ao vivo por dia, metade dos aparelhos medidos tem acesso a streaming e DVR (sendo que o streaming está crescendo, enquanto o uso de DVR estagnou) e consumimos 10 horas de mídia (em diversas plataformas) por dia (!!!). A compilação destes resultados está aqui no NYTimes.

Outra medição importante, até então disponível apenas aos estúdios, foi obtida pelo  Wall Street Journal e indicam os números es estréia de  Orange is the New Black e Seinfeld.  OITNB foi visto por 6.7 milhões de espectadores na estréia nos EUA (que significa é a segunda série mais vista na TV paga, a primeira sendo GoT) e Seinfeld, 709 mil em sua estréia no Hulu.

Lionsgate, o estúdio produtor de OINTNB e Mad Men entre outros, finalmente tem seu canal: esta semana eles finalizaram a compra do canal premium Starz (comandado pelo ex-HBO, Chris Albrecht). O deal foi de U$ 4.4bilhões.

O marketing de Gilmore Girls tem sido muito bom. Na semana passada, Rory Gilmore (personagem) foi visitar Michelle Obama para promover a iniciativa Let Girls Learn.. Esta semana, Lorelai dá um alô para o mundo num promo informando que a série vai estar disponível em vários países.

 

 DESENVOLVIMENTO

Ellen está desenvolvendo um talk show com Drew Barrymore para a Warner (estúdio), sem notícia de canal ainda.

Netflix vai trazer de volta o clássico sci-fi dos anos 60, Perdidos no Espaço. Está em desenvolvimento há 6 meses e os novos episódios (10) devem estrear em 2018.

A tendência de séries com temas musicais continua bem, obrigada, mesmo depois do fracasso de Vinyl (HBO):

062716-3Netflix desenvolve a série criada por Baz Luhrmann, The Get Down, que se passa nos anos 70 e mostra o crescimento do hip hop na cultura pop e usa  como cenário outras tendências da época (disco, cultos) e crises políticas (terrorismo, petróleo).

No canal country, CMT, estréia em Outubro a minissérie baseada no musical da Broadway 062716-2Million Dollar Quartet que celebra os 60 anos do encontro de Elvis Presley, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins.

062716-1Showtime já estreou Roadies, que mostra o cotidiano dos roadies em uma banda fictícia tipo Pearl Jam. É mais leve que Vinyl mas igualmente arrastada.

 

FOOD FOR THOUGHT

CEO da HBO desde 2012, Richard Pepler, responsável por GoT no canal, fala ao WSJ sobre o futuro da televisão e como foi sua administração. Uma curiosidade: ele tem grupos dedicados exclusivamente ao business “do futuro” tão importantes quanto os de desenvolvimento.

Por ocasião das Olimpíadas, um novo vídeo da série Like a Girl (Always) foi divulgado esta semana com o objetivo de promover a permanência de adolescentes na prática de esportes. Segundo a campanha, 50% das meninas na puberdade diminuem a auto-confiança e param de praticar esportes. Keep Playing.

Assim como os estúdios que produzem ficção tem seus programas para roteiristas, o Cartoon Network está oferecendo uma oportunidade a jovens talentos de 8 universidades de criar uma animação de 15″ como profissionais. O estúdio vai oferecer as ferramentas e mentores para trabalharem com eles. O tema é uma animação baseada no universo de O.K. KO! Let’s Be Heroes.


Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s