semana de 18 de julho — Fox News demite o CEO, Jon volta e o mantra da TV: marketing

NA TV

A convenção do Partido Republicano (“The Trump Show”) foi transmitida ao vivo desde segunda a partir de 10 da noite.  A primeira noite teve audiência alta (22.5MM) para assistir o vexame de Melania Trump (se tem alguma coisa que jornalistas não suportam é plágio), que está rendendo humor até hoje. Twitter criou um trending topic (de rolar de rir) que durou dois dias e Colbert roubou a cena na terça com a Tina Fey/Sarah Palin deste ano, a atriz Laura Benanti no papel de Melania.

Colbert também levou a melhor na segunda, vestido de personagem de Hunger Games, invadiu o palco até ser expulso (e com isso, esteve em todos os telefornais), na terça e na quinta, quando trouxe seu ex-colega de Comedy Central, Jon Stewart de volta, batendo audiência dos Jimmys (Fallon e Kimmel). Corden aproveitou a semana para finalmente exibir seu Carpool Karaoke com Michelle Obama (muito bom!)

Screen Shot 2016-07-21 at 8.00.20 PMElena of Avalor, a primeira princesa latina da Disney, chega à TV sábado, 22, com uma série recheada de folclore latino, tradições culturais (Aztecas) e música que reflete salsa, mariachi e hip hop latino — tudo isso é precaução, depois que a Disney foi extremamente criticada por causa dos clichês de sua princesa negra, Tiana (no filme The Princess and The Frog de 2009). Elena of Avalor já foi lançada no aplicativo em 1º de julho e as críticas tem sido positivas.

NOTICIAS

Screen Shot 2016-07-21 at 7.58.30 PMO drama envolvendo o CEO da Fox News, Roger Ailes,   um dos mais poderosos da mídia e da política americana, finalmente acabou com seu pedido “oficial de demissão”. Há três semanas, ele foi acusado de abuso sexual por uma das apresentadoras do programa da manhã, Fox and Friends, Gretchen Carlson. A Fox contratou uma empresa para investigar a acusação, que acabou identificando outras 20 mulheres confirmando a prática do sujeito (incluindo a estrela da casa, Megyn Kelly). O jornalista da New York Magazine, Gabriel Sherman, foi responsável pelo  furo de reportagem (de que o CEO estava fora) há uma semana, E agora, interinamente, o próprio Rupert Murdoch assume o cargo. A Fox News é líder entre os canais de jornalismo há anos (ontem foi #1 na TV paga), molda o pensamento do público conservador e esta crise deve mudar o cenário do jornalismo. Ailes sai com 40 milhões.

Ainda no tema do jornalismo, CBS News lançou um novo aplicativo para o novo Apple TV que traz a programação ao vivo bem como conteúdo curado. O aplicativo é gratuito e pode ser acessado por qualquer um (i.e., cord-cutters).

MARKETING

Screen Shot 2016-07-21 at 8.24.42 PMCom painéis de diversas séries de TV — de  Orphan Black Sharknado e Game of Thrones — Comic-Con em San Diego continua a crescer. O evento, que é o maior de cultura pop atual, começou na quarta, dia 20, com as séries do CW, Cartoon e CBS e vão até dia 24. Algumas “instalações” ficam abertas durante o evento inteiro, como South Park celebrando os 20 anos, Amazon Village (seu grande lançamento é Thunderbirds Go), CBS (com todos os seus programas) e a caça ao tesouro de Game of Thrones.  A Nickelodeon este ano homenageia mulheres mais inovadoras da animação com o painel She Made That? com animadoras de Ren & Stimpy, Rugrats e Pinky Malinky, entre outros.

Aqui vai o line up completo.

Kiefer Sutherland (eterno Jack Bauer de 24) se prepara para ser o presidente na nova série da ABC, Designated Survivor.  E a ABC aproveitou a convenção do Partido Republicano esta semana (e Democrata na semana que vem) para promover a série, que estréia em Setembro. A campanha inclui spots de 1 min esta semana na CNN, Fox News e ABC,  spots nos táxis e banners em ônibus  dizendo que “Nosso Próximo Presidente Não Será Eleito” (é a história da série: Kiefer vira presidente por que o verdadeiro e o vice morrem).

Muito boa a análise do Vulture identificando o novo mantra das redes de TV: marketing o tempo todo.


DESENVOLVIMENTO

Os mesmos produtores do (excelente) The Night Manager, da BBC e AMC, vão adaptar outro romance de espionagem de John le Carré para a TV, O Espião que Veio do Frio (The Spy Who Came in From the Cold).Será produzido pela inglesa The Ink Factory e a Paramount Television e o roteiro será de Simon Beaufoy (que ganhou o Oscar por Slumdog Millionaire). O Espião Que Veio do Frio é um livro ótimo, foi escrito em 1963 e virou filme ganhador do Oscar em 1965, com Richard Burton.

NBC e Jennifer Lopez estão procurando o melhor bailarino do mundo para competir em uma série de 10 episódios . O prêmio é de 1 milhão e a série, chamada World of Dance, vai julgar os melhores do mundo nas categorias de rotina, execução, apresentação e popularidade em hip hop, break, ballet ou o que for. O casting está aberto e J-Lo explica num teaser.

Apple também está desenvolvendo uma competição, mas de música e com Will.i.am. Vai se chamar Superdope e terá o cantor/produtor dos Black Eyed Peas como mentor dos candiatos e apresentador da série (que ainda não tem canal exibidor). Will.I.Am também vai fazer parte  da outra série da Apple, Planet of the Apps.

Amazon tem três pilotos de comédia prontos para mostrar a seus assinantes no mês que vem: I love Dick, de Jill Solloway (de Transparent), Jean Calude Van Johnson (com Van Damme) e um remake de The Tick. A Amazon, como sempre, vai decidir na produção da série, depois da análise e feedback de seus assinante. O nome da série de Jill Solloway é ótimo, I Love Dick, e será protagonizada por Kevin Bacon, Dick, um homem que desafia a concepção de monogamia de um casal amigo intelectual.