semana de 25 de julho – marketing e política

NA TV

Mais uma semana política em rede na TV e online. A segunda começou com o discurso histórico e emocionante de Michelle Obama,  com audiência maior que a dos Republicanos: 26MM a 23MM. Na Screen Shot 2016-07-28 at 6.50.04 PMterça, os democratas aumentaram a diferença em 5MM (e Merryl Streep apareceu con o vestido bandeira, de Catherine Malandrino). Na quarta, dia do discurso de Obama igualmente emocionante,  audiência foi de 25MM. E finalmente quinta, Hillary aceitou a indicação, com audiência total de 33.6MM (alguns números menos que o total de Trump). A CNN foi o grande vencedor desta convenção entre os canais de notícias, chegando a 7.4MM no último dia.

Uma notinha engraçada: a votação para escolhada da candidata é aberta e cada estado fala das riquezas de seu estado antes do voto. Quando o Novo Mexico votou na terça, o representante falou as maravilhas de seu estado: “The great state of New Mexico, home of Breaking Bad, and Better Call Saul“.

E o vídeo de 12′ de apresentação de Hillary na quinta foi feito por Shonda Rhimes (narração de Morgan Freeman, o dos pinguins)

 Fora da política, os programas mais populares este verão tem sido o documentário sobre OJ Simpson na ESPN, UnReal (Lifetime, que perdeu um pouco a mão na segunda temporada) e Stranger Things, a série sci-fi da Netflix com Winona Ryder que apela para os anos 80.  Suits voltou ao ar com sua audiência de sempre (USA, 1.8MM ) Mr. Robot, mais escuro e com audiência mais baixa.

Telemundo mudou sua estratégia de programação no domingo, estreando 3 produções originais na mesma noite —Silvana Sin Lana, Sin Senos Sí Hay Paraíso e Señora Acero 3. Criou a “noite-evento” e teve resultado de audiência histórico, batendo o eterno campeão Univision.

 

OUTRAS PLATAFORMAS
Carpool Karaoke, o mais popular quadro de James Corden (CBS), vai ganhar 16 episódios exclusivos para os assinantes de Apple Music. Produzido pela CBS e Corden, cada episódio terá celebridades dirigindo a lugares importantes para elas mas com outro motorista (não Corden).

Facebook revelou seus resultados do segundo trimestre: $6.44Bi (44 milhões a mais que o ano passado) e 1.71 bilhões de usuários mensais (contra 1.49bi no ano passado).

Branded content é um negócio em expansão. Vice e Buzzfeed estruturam suas empresas nisso; Slate, The New York Times e The Atlantic tem branded content com grande parte de sua receita e, com o crescimento do Facebook, a relação com os anunciantes só tende a crescer. É o que diz a análise do NYtimes.

Esta campanha muito fofa do time de futebol feminino americano não chega a ser branded content, mas é patrocinada e incentiva o esporte entre meninas até para depois da Olimpíadas.

 

 MARKETING

Netflix, PBS e HBO começaram suas apresentações para a imprensa na quarta, com um novo TV Critics Association Tour (TCA) , quando canais apresentam suas produções para a crítica especializada. Soubemos da data de estréia de Gilmore Girls (Thanksgiving: 25 Nov), que Netflix vai aumentar ainda mais o orçamento de produção e Narcos lançou um game em que o usuário pode criar o próprio Cartel (volta em 2 de setembro)(!!)  Além disso, a docu-série da PBS, Hamiton’s America estréia em 21 de Outubro, aproveitando o fenômeno da Broadway, Hamilton.

 Alguns resultados do Comic Con:

Walking Dead fez o painel dos mais procurados, onde os atores Andrew Lincoln e Norman Reedus não perderam a oportunidade de continuar suas pegadinhas um com o outro (um joga glitter no outro).

Marvel TV trouxe um first look de duas novas séries do Netflix: Luke Cage e Iron Fist. Mr. Robot usou realidade virtual e  Cartoon Network e Nickelodeon apelaram para a nostalgia. Cartoon porque criou um booth para PowerPuff Girls, que incluia camisetas personalizadas, Nick porque ressuscitou um sucesso dos anos 90, Legends of the Hidden Temple (que deve voltar ao ar no canal no outuno).

scandal readingFacebook Live, que agora pode  stream até 4 horas de vídeo por sessão (e em full-screen), foi o veículo usado por Shondaland para começar a promover a 6ª temporada de Scandal.  Eles fizeram a primeira leitura de mesa esta semana e transmitiram partes dela ao vivo. Não era um endereço fácil de achar, mas os atores avisaram aos fãs via Twitter.

 

 DESENVOLVIMENTO

Netflix anunciou via Twitter que vai produzir novos episódios de Mystery Science Theatre 3000. Será escrita pelo ex- head writer do Daily Show de Jon Stewart, mais Dan Harmon e Joel Harmon (de Community). A série usa fimes B de ficção científica no background e robôs em primeiro plano fazendo sketches de humor em cima das cenas do filme.

mysteryscienceUma curiosidade: Mystery Science Theatre 3000 foi uma das minhas fontes de inspiração na criação de muitos programas do Canal Futura em 1998 (alguns no ar até hoje).

Freeform (ou ex-ABC Family) está desenvolvendo um drama sobre sereias, The Deep.  A história mistura mistério com um pouco de horror e vai mostrar como   e se passa numa cidadezinha de praia onde supostamente era habitada por sereias. É a segunda produção do canal depois do rebranding. A primeira é Famous in Love, uma novela sobre o lado escuro da fama.

 
FOOD FOR THOUGHT

Howard Stern se auto pronuncia Rei de Toda Mídia. Por anos a fio, ele foi um Disc Jockey (rádio) extremamente popular, criando uma personagem de humor escatológico que adorava entrevistar  prostitutas e lésbicas, falar de tamanho de seios e flatulência. Em outras palavras, um DJ de gosto duvidoso. Mas ele amadureceu (imagino), é a estrela do Sirius (rádio via satélite) e se tornou um dos melhores entrevistadores americanos, com celebridades fazendo fila para ir ao seu programa falar de intimidades.