semana de 2 de outubro – PSAs e jornais pró-Hillary, Dior ficcional, remake de novelas

NA TV e EM OUTRAS PLATAFORMAS

Timeless é a superprodução da NBC que estreou logo depois do The Voice na segunda. Fez números OK (7.6MM). O debate dos vices, The Vice Presidential Debates, foi ao ar na terça em 9 canais mais Twitter, YouTube e Facebook Live e o resultado foi, conforme o esperado, baixo: 37MM.  Quarta, Mariah Carey estreou em Empire. Quinta, Project Runway voltou para sua 15ª temporada no Lifetime e os canais abertos e de notícias derrubaram a programação inteira para falar do furacão 379ba03d00000578-3760293-image-a-12_1472233475471Matthew, com seus apresentadores ao vivo da Florida.  Sexta, no WeTV, uma estréia curiosa: uma docu-série que se passa nos bastidores de uma telenovela, My Life as A Telenovela com um grupo de belas, talentosas e persistentes atrizes competindo por um papel numa novela real da Telemundo. Na Amazon UK, a primeira produção britânica deles, uma ficção sobre a casa Dior, The Collection (8 eps, ainda não vi).

No intervalo do episódio de Empire na quarta, o elenco se manifestou pró–Hillary , num PSA dirigido pelo criador da série, Lee Daniels. Além disso, nesta terceira temporada, a Fox começou a fazer um after-show nos moldes do AMC, com entrevista com criadores. Vai ao ar apenas online, no site do programa e Facebook Live. The Lincoln Empire After-Show é patrocinado (Lincoln, uma marca de carro) e apresentado por uma comediante, Amanda Seales.

Colbert teve sua maior audiência na semana passada, quando foi ao ar ao vivo depois do debate,  2.74MM, chegando mais perto do Tonight Show, que faz média de 3MM. Quem também está se dando bem com os debates é ABC News. David Muir apresenta o jornal da noite,  World News Tonight, e há duas semanas está na frente da NBC Nightly News com Lester Holt.

Um novo vídeo de Gilmore Girls (Novembro, Netflix, 4 eps x 90 min) foi lançado quarta, dia do 16º aniversário da série. No mesmo dia, Scott Patterson, que interpreta Luke, o dono do café, fez uma aparição surpresa em um dos cafés pop-ups criados para promover a série (o de Beverly Hills). Os 200 pop-up Luke Cafés abriram quarta (três en Miami e o café era de graça, #HappyBirthdayGilmore).

NOTICIAS

screen-shot-2016-10-06-at-5-42-22-pmGoogle finalmente vai competir com a Apple no quesito aparelhos móveis: o Pixel é o smartphone do Google que chega às lojas dia 20. Custa $649 e é montado pela HTC . O evento de lançamento foi terça feira em San Franciso ecomeçou de forma muito bem humorada, com duas personagens de Sillicon Valley apresentando o keynote.

O Ad Age divulgou os preços para se anunciar em primetime na TV aberta (preço que é determinado pela audiiência). A surpresa é que uma série no ar há 10 anos Grey’s Anatomy, ainda consegue um preço relativamente alto. Aqui vai a lista.

Um grupo de ex-executivos da MTV, CBS Radio e Fuel TV está formando uma nova rede digital, Every Day Networks. O foco é em canais OTT e o portfolio inicial tem três: Fuel TV,  Planes Trains+Automobiles e Business Rockstars  (estão em busca de outros).

Há uma insatisfação generalizada na indústria com o assédio da Netflix a seus funcionários. Depois de tirar gente da Fox 21, Chernin Group, Broadway Video, Nickelodeon, Universal TV, Spike TV, Gaumont, AMC, Electus, Skydance, the CW, entre outros, esta semana eles contrataram Bela Bajaria, ex-presidente da Universal Television, como VP de Conteúdo. A onda de contratação já dura dois anos, eles pagam muito bem e a 21st Century Fox chegou a abrir um processo por levar dois de seus executivos ainda sob contrato.  A Netflix está com 71 séries em desenvolvimento.

Unilever (Dove, Dermalogica, Knorr, Axe, etc.) está criando seu estúdio para criar seus próprios comerciais. O objetivo é refinar o uso de suas marcas, atendendo as exigências do consumidor, que quer mensagens com informação e entretenimento.

DESENVOLVIMENTO

Fox vai fazer um novo reality com Gordon Ramsay, The F Word, nos mesmos moldes da versão inglesa (no ar desde 2005). É parte programa de variedades, com Ramsay fazendo entrevistas e matérias na rua com foodies pelo país, parte competição culinária, com famílias de foodies competindo uma contra a outra e tendo seus pratos julgados por celebridades.

thegongshowA ABC está trazendo de volta um game show clássico, o Show do Gongo.  Serão 10 episódios da competição de talentos, apresentados por Will Arnett. A diferença é que os talentos virão da internet e os jurados serão de Hollywood. The Gong Show foi ao ar de 1976 a 1980.

A&E vai levar o espectador para dentro de delegacias em tempo real. Live PD está em desenvolvimento e o objetivo é mostrar o que se passa seis delegacias, urbanas ou rurais. A exibição terá um delay para evitar imagens muito gráficas.

A equipe de Jane The Virgin (CW) está desenvolvendo outro drama com tema latino, desta vez para CBS. In The Country We Love é baseado na biografia de Diane Guerrero, que também faz Jane The Virigin,  sobre uma advogada que passa a cuidar de casos de imigração pró-bono depois que se descobre que ela é filha de pais deportados. Imigração é o assunto mais importante para os Hispânicos.

Já o CW vai continuar investindo em novelões e colocou em desenvolvimento um remake de Dynasty  pelo casal Josh Schwartz e Stephanie Savage. Eles são os criadores de Gossip Girl e estão/estavam escrevendo uma versão americana do Rebu, The Party, também para o CW.  Dinasty foi exibida pela ABC entre 81 e 89 e é centrada na disputa de duas famílias sobre o controle de suas fortunas. A nova versão será contada do poto de vista feminino e uma das milionárias será Hispânica.

 E como todo mundo quer achar sua novela latina, a NBC resolveu desenvolver uma da Telefe argentina, Un Año para Recordar, A Year to Remember. Quem vai fazer a versão americana é a produtora de Aaron Kaplan A história é centrada numa detetive que, depois de confrontada pelo marido sobre um caso extra-marital, o mata acidentalmente, mas acorda no dia seguinte e o caso e o crime ainda não aconteceram…
FOOD FOR THOUGHT

Esta semana mais dois órgãos de imprensa tradicionais endossaram Hillary Clinton, The Atlantic Magazine e a Vanity Fair, enquanto Trump conseguiu o inédito fato de não ter sido endossado por nenhum, zero. Se é suficiente para decidir a eleição, não se sabe e é o que o NYTimes discute neste artigo.   O próximo debate entre os candidatos é domingo e será live streamed até mesmo nos cinemas da rede Regal (de graça).

waveComo pode-se ver nesta lista do Variety, os salários dos atores na TV estão sendo muito bem pagos (só os protagonistas de Big Bang Theory ganham 1MM por episódio). Peak TV definitivamente inflacionou o mercado: produz-se cada vez mais séries, que precisam ser protagonizadas por estrelas cada vez maiores, com salários cada vez mais altos.

O editor executivo do LinkedIn, Daniel Roth, fez uma boa entrevista com o presidente de entretenimento da NBC, Bob Greenblatt, sobre reinvenção e a volta ao topo.