semana de 16 de outubro – branded content, TV Land cresce, NBC investe no Buzzfeed, a carreira de Tom Cruise em 10 minutos

NA TV e OUTRAS PLATAFORMAS

NBC usou duas táticas diferentes para retenção de audência esta semana: no último break do The Voice, eles mostraram uma cena de This is Us  no lugar de um comercial, que se repetiu no episódio.  Já de manhã,  durante toda a semana o Today Show teve 30 minutos a mais de  conteúdo (e comerciais a menos) cortesia do American Express, que os apresentadores mencionavam nominalmente (em quadros específicos nas segundas e terceiras hora).

This is Us tem se mostrado um drama muito bom, simples e emotivo, tocando em todos os temas relevantes para o americano hoje, como bem diz esta crítica da CNN. É nº 1 de audiência na terça entre A18-49, 9MM (Bull, exibido na mesma hora na CBS, tem número totais mais altos 12MM) E como Empire e as séries do AMC, tem conteúdo adicional imediatamente após a exibição do episódio em seu This is Us Aftershow. 

O terceiro e útimo debate entre os candidatos à presidência voltou a atrair audiência, 71.6MM — 34.6MM só na TV aberta.  Com exceção de Fallon, os apresentadores do late night estavam ao vivo. Mas no late late night (que a gente assiste online no dia seguinte), Corden dedicou quase 10 minutos celebrando a carreira de  Tom Cruise, num sketch muito engraçado.

352b703e00000578-3637227-image-a-62_1465691993513A Fox mostrou seu novo musical Rocky Horror Show na quinta. É uma releitura do filme cult de 1975, agora com Laverne Cox como protagonista. No break, 2 minutos inteiros dados à marca de chocolates Snickers, que contou como os atores se transformaram. Um dos grandes sucessos do filme era a interatividade nas sessões à meia noite, que a Fox tentou replicar usando redes sociais e prévias no Hulu e Fox Now.

 Na sexta, o artista mais em demanda da atualidade, Lin Manuel Miranda,  levou seu espetáculo fenômeno Hamilton a PBS num doc especial de 90 minutos, Hamilton’s America.  E para quem tinha estômago, desde 7 da manhã de domingo passado, o AMC está fazendo uma maratona de 88 horas de Walking Dead (todas as noites a partir de 6 da tarde) que termina com a nova temporada neste domingo.

ABC está colocando todos os episódios de suas séries novas disponíveis em seu site e no app. Entre eles:  American Housewife, Conviction, Designated Survivor, Notorious, Quantico, The Real O’Neals, Secrets and Lies, Speechless, bem como as estréias de mid-season American Crime, The Bachelor, The Big Fan, Downward Dog, Imaginary Mary, Time After Time e a minissérie When We Rise.

NOTICIAS

Segundo a Recode, a NBC vai dobrar o investimento no Buzzfeed para mais $200 milhões (totalizando o mesmo investimento que Disney/A&E fizeram na Vice). Além disso, o grupo também está investindo $200 milhões no Vox, site de notícias que também está desenvolvendo uma série para a TV..

Os resultados do terceiro trimestre da Netflix, positivos, apontaram crescimento no número de assinantes graças a séries como Stranger Things e Narcos: agora são 86.74MM. A notícia fez com que o valor de suas ações subisssem instantaneamente 19% só na terça feira.  A Bloomberg fez um panorama bem compreensível sobre o estado das coisas lá, sendo  até céticos com seus problemas estruturais..

A Broadcasting & Cable promoveu uma série de conferências em NY esta semana para discutir caminhos inovadores da TV atualmente. Virtual Reality 20/20, Advanced Advertising, Next TV Summit e Hispanic Television Summit. Muito conteúdo nesta NYC Television Week que aos poucos estará sendo publicado na B&C.

Na quarta, a Turner deveria ter lançado seu serviço de SVOD de filmes clássicos, Filmstruck, que acabou sendo adiado para Novembro.   FilmStruck tem a maior coleção de filmes clássicos e de cinema de arte — o que dá a indicação que SVOD é mesmo uma plataforma para nichos.  Mas há a opção de escolher filmes curados, como “Passaporte Italiano“, “Early Kubrick”, etc.

Do mesmo grupo,  TCM, Turner Classic Movies, está silenciosamente fazendo um bom trabalho de marketing multi-plataforma com programação de arquivo. O último projeto é um curso online grátis que explora o humor palhaçada (slapstick) no cinema. No ano passado, eles já tinham promovido um curso sobre filme noir — e ambos traçam um paralelo com filmes programados no ar. As aulas são semanais, o curso foi criado em parceria com uma universidade/educação integrada e o de humor, Ouch, terá 56 comédias em um mês.

Vimeo está lançando em parceria com a Lionsgate e Starz sua loja virtual global, tornando títulos como Orange Is the New Black, Casual, The Royals, Mad Men ou Weeds, por exemplo, acessíveis em 150 países.

DESENVOLVIMENTO

SundanceTV é mais um canal investindo em crimes reais, desenvolvendo um doc de 4 eps sobre um crime de 1959 que matou uma famíia inteira numa cidadezinha de Kansas e virou tema do livro de não ficção de Truman Capote, In Cold Blood. Murder in the Heartland: In Cold Blood Revisited.screen-shot-2016-10-21-at-7-52-12-am

A incansável Shonda Rhimes (keynote do MIPCOM deste ano, homenageada do Emmy Internacional) está desenvolvendo mais um drama para ABC,o sexto, The Mother Court, sobre um grupo de jovens advogados em início de carreira em NY que tem de lidar com casos importantes ao meso tempo que seus dramas pessoais se cruzam.

Reese Witherspoon e Anonymous Content estão desenvolvendo uma adaptação do livro sobre Primeiras Damas americanas, First Women: The Grace & Power Of America’s Modern First Ladies, de Kate Andersen Brower, uma jornalista que cobria a Casa Branca para a Bloomberg e CBS. A primeira dama de House of Cards, Robin Wright, deve dirigir o piloto e a série vai cobrir de Jackie O a Michelle O.screen-shot-2016-10-21-at-7-53-38-am

Nikki Finke, poderosa colunista fundadora do Deadline, assinou com a HBO para levar as histórias sobre Hollywood que ela faz curadoria em seu site Hollywood Dementia. O site tem aproxiamadamente 300 histórias, entre contos, crônicas e novelas usando Hollywood como tema central.

E o ex chefão da Fox News, Roger Ailes, derrubado este ano por má conduta sexual, vai virar tema de minissérie, escrito pelo co-autor de Spotlight (que ganhou o Oscar este ano) e pelos jornalistas Gabriel Sherman e Jennifer Stahl.

candy_crush_saga_key_artCandy Crush, uma vez onipresente no FB, deve virar game show na TV produzido pela CBS e Lionsgate. Dois jogadores vão competir usando inteligência e agilidade física sobre tabuleiros gigantes. 

Veena Sud, que adaptou The Killing para o mercado americano, vai desenvolver um drama para Netflix sobre crime racial — cidadãos negros entram em conflito com policias brancos depois que um garoto negro é atingido por um policial. Seven Seconds será produzido pela Fox 21.

FOOD FOR THOUGHT

Uma entrevista com o chefe de um canal de programação de arquivo que soube se atualizar, TV Land, que está vendo sua audiência e buzz crescerem. A volta por cima levou 2 anos. E uma curiosidade: Keith Cox tem uma foto do museu de arte contemporânea de Niterói no escritório, “ajuda a manter o foco’.

A mesma tática de branded content a NBC e Fox também está sendo usada pelo A&E, Turner, Fox e Viacom em alguns programas. Segundo a AD Week, o número tem caído em primetime na TV aberta, mas crescem em outras plataformas e as poucas integrações estão sendo mais criativas..