semana de 30 de outubro – internet e a distorção da realidade

NA TV e OUTRAS PLATAFORMAS

A melhor notícia da semana veio do baseball,  um refresco no meio da interminável campanha eleitoral que fez a audiência corresponder: 40MM viram o 7º jogo do World Series na quarta à noite e que deu o campeonato a um time de Chicago que não ganhava há 108 anos. Foi a maior audiência de baseball em 25 anos. Na mesma noite, o Country Music Awards (com Beyonce) na ABC  (12.5  milhões) foi suficiente para NBC mudar sua estratégia no último minuto e programar reprises.

 E com a campanha de Trump/Hillary chegando ao fim — enfim! — não importa quem vença, o 3fd4fce9-eec9-4b03-9f9c-783a9b2f24bajornalismo político vai estar mudado para sempre.  Este artigo da CNN explica bem o “efeito Trump” (checar e checar outra vez porque deve ser mentira).

Notícias falsas, que vem do Twitter e FB, se proliferam online, mas chegaram à TV e esta semana o (incendiário) Sean Hannity, que é comentarista na Fox News, e  caiu numa destas armadilhas noticiando que Michelle Obama teria retirado seu apoio à Hillay. Brian Stelter, colunista da CNN, alerta para a “praga das noticias falsas”.   E este ótimo artigo do NYTimes discute como a internet está distorcendo nossa visão da realidade.

No dia da eleição, terça próxima, além da cobertura geral na TV, as telas de cinema do AMC vão ter a cobertura da CNN, o  The View vai fazer uma edição especial de 2horas e meia no Lifetime com entradas ao vivo do Times Square e o Weather Channel, na contramão, promete “cobertura zero”, mostrando desde às 3 da tarde as “imagens mais lindas e relaxantes de nuvens, riachos e a beleza do Outuno”.

screen-shot-2016-11-02-at-6-03-54-pmSegunda foi Halloween, o dia em que até mesmo jornalista sério se fantasia.  No GMA, houve de Hamilton a Stranger Things; no Today, os anos 90 de Pulp Fiction a Seinfeld; na CBS,  Lady Gaga a Sue Sylvester; no The View, várias personagens animadas; Ellen de Sia e muito mais.

A audiência do doc de Leonardo Di Caprio, Before the Flood, exibida no domingo foi de mais de 30MM no mundo todo, a mais alta de um filme do Nat Geo. Agora distribuído em universidades e escolas gratuitamente, continua disponível até dia 7 (NatGeotv.com, iTunes, Hulu, YouTube, Facebook, Twitter, Amazon, Sony PlayStation, GooglePlay).

NOTICIAS

Pela primeira vez, The Voice vai revelar os 12 semifinalistas eleitos ao vivo. Na segunda, num especial de 2 horas, audiência pode votar pelo aplicativo nos 20 talentos que se apresentam. 2 de cada time serão eleitos pelo público via aplicativo e 1 por cada coach.

Obama foi o primeiro presidente a usar email regularmente bem como o Twitter e Facebook. Esta semana, adicionou mais um mérito pioneira à sua presidência: SnapchatObama gravou uma entrevista apoiando Hillary  disponibilizada pelo aplicativo na quarta e quinta. E para ter certeza que está chegando aos Latinos, ele até foi ao Mitú, a principal rede digital para jovens latinos, para conversar com a protagonista de Jane The Virgin, Gina Rodriguez.

conan-pokemon-01-2016Conan O’Brien, que apresenta o late night na TBS, lançou esta semana uma espécie de branded game para aparelhos móveis, Catch Coco permite ao usuáario seguir o apresentador em sua viagem à NY. Foi produzido pela AT&T e é como um Pokemon: é só chegar perto de 15 locações famosas da cidade e Conan aparece comendo um sandwiche de deli por ali. O “branded” do conteúdo aparece numa das locações, um loja da AT&T na 57th.

A&E Networks e a Hearst Magazines Digital Media  fizeram uma parceria para os canais do A&E exibirem videos produzidos pela Hearst, com conteúdo da Cosmopolitan ou Elle, que podem também ser acoplados de um comercial.   Branded content está vivo e bem.

Este foi oficialmente a Media Literacy Week, um evento anual dedicado à educação digital sobre a mídia como um componente chave na educação de crianças e jovens. Um dos temas mais importantes das discussões: segurança na internet.

onstargo20161026A proliferação de telas continua e os anunciantes descobriram mais uma para anunciar: carros. Ou melhor, os painéis digitais dos carros. A  IBM desenvolveu para GM um sistema que oferece mensagens baseadas no local onde o motorista está (gasolina, restaurantes, entretenimento, etc.).

DESENVOLVIMENTO

A Fox fez uma experiência de três semanas no verão exibindo uma versão televisiva da coluna social do NY Post, Page Six. Funcionou e, junto com a Endemol, vão produzir uma versão diária ainda para este ano. Page Six TV será apresentada por um comediante, John Fugelsang, com comentaristas Mario Cantone (do Sex in the City, The View), Bevy Smith (do Fashion Queens do Bravo), Elizabeth Wagmeister (do Variety) Carlos Greer (do NYPost).

Keshet Studios de LA e a produtora canadense Associated Producers vão desenvolver uma minissérie de não ficção sobre uma tradição mística judaica milenar, a Kabbalah.

 

FOOD FOR THOUGHT

Mila Kunis escreveu uma carta aberta sobre sexismo in Hollywood no site do marido Ashton Kutcher, A Plus.

 A AdAge fez uma longa reportagem sobre Realidade Virtual, que está prestes a virar o centro das atenções