semana de 21 de novembro – popup, filtros e óculos Snapchat, Trump vs. imprensa

NA TV e OUTRAS PLATAFORMAS

Tradição de Thanksgiving: desfile de carros alegóricos da Macy’s (há 90 anos), com transmissão ao vivo na TV na NBC,  depois football na CBS, Fox e NBC.   O desfile teve stream ao vivo no YouTube com câmeras 360º (que permitem ao espectador mover a imagem), cortesia de Verizon.  No ano passado, 41 milhões viram a parada (22.5 ao vivo), este ano, o número subiu levemente ( 24milhões ao vivo).

O FXX faz pela segunda vez uma maratona com todos os 600 episódios dos Simpson’s. Este ano, uma parceria com Snapchat está disponibilizando filtros tematizados durante os 13 dias da maratona (que teve início na quinta, 24). Para acessar os filtros, o tradicional “watch and win” ao vivo no ar: é só anotar os códigos que aparecem nos breaks da maratona para acessar filtros novos.

A NBC fez o mesmo durante o Macy’s Thanksgiving Parade: um comercial com códigos para acessar filtros de Snapchat  com tema Hairspray, o musical que vai ao ar ao vivo em Dezembro.

Netflix também usou snap-códigos para promover Gilmore Girls, só que não na mídia tradicional, mas impressos nos copos de papelão distribuídos nos Luke Cafés que pop up pelo país no início de Outubro.

Mais tradições de Thanksgiving: Charlie Brown na ABC (todo ano! e todo ano em primeiro lugar: 7.1MM), animações no primetime na sexta feira (Frosty the Snowman e Frosty Returns na CBS, How the Grinch Stole Christmas e How Murray Saved Christmas na  NBC, Santa Claus Is Comin’ to Town na  ABC) e maratonas variadas em todos os outros canais. Mais 4 novos eps de Gilmore Girls, enfim! (Netflix).

A CBS começou a promover um de seus especiais de final de ano: The Dick Van Dyke Show – Now in Living Color!  Na verdade são dois eps da série The Dick Van Dyke Show, sucesso entre 1961 e 1966, que foram foram colorizados. Vão ao ar em Dezembro.

 

NOTICIAS

screen-shot-2016-11-24-at-5-08-44-pmNo fim de semana em NY, o Cartoon abriu sua primeira loja popup das Powerpuff Girls no Lower East Side, onde fãs podem fazer compras de merchandising diversas, incluindo ter versões Powerpuff deles mesmos  impressas numa camiseta ou num app. Na volta da série em Abril deste ano, mais de 12MM usaram o aplicativo para “powerpuff” a si próprios (e compartilhar em mídias sociais).

Outra loja pop up em NY teve filas  gigantescas na porta esta semana:  a do Snapchat, que vendia pares de óculos escuros (chamados Spectacles) capazes de gravar vídeos de 10 segundos para serem compartilhados. Cada par custa $140, fucnionam como óculos de escuros normais e os vídeos só funcionam com Snapchat. Aqui a crítica do c|net.

Amazon está oficialmente competindo com Netflix ao redor do mundo, começando pela Europa (França e Espanha, depois Itália e Países Baixos). Serão 200 países.  O anúncio veio acompanhado do novo Top Gear, agora chamado The Grand Tour, um investimento de $250 milhões da Amazon.

Arinna Huffington, criadora do Huffington Post, lança sua nova plataforma digitalna semana que vem, Thrive Global, dedicado a bem estar, produtividade e organização de empresas. Arianna quer “mudar o jeito que vivemos e trabalhamos”.

A relação de Trump com  a mídia é controversa e esta semana a crise chegou ao ponto de saturação. Ele convocou ao Trump Tower principais editores e âncoras para uma conversa. É cansativo de acompanhar, por isso aqui vai um resumo do AdAge e outro em vídeo de Brian Stelter (CNN). Na terça, Cristiane Amampour (CNN) falou a um grupo de jornalistas que “eles devem se unir em favor da verdade”.  Já o colunista ultra-conservador da ultra conservadora Fox News chegou a dizer que “Trump deve ignorar todos os órgãos de imprensa que não tenham Fox no nome”.

FOOD FOR THOUGHT
Com o advento de Netflix, Hulu e Amazon, o fã de carteirinha de televisão também adoraria ter os “clássicos” para stream  quando bem entender, mas dificilmente os encontra (a não ser em situações especiais, como Seinfeld no Hulu). O Vulture fez uma análise desta lacuna e a resposta é “dinheiro” —  direitos, principalmente musicais.