semana de 4 de dezembro – as listas de final de ano

NA TV E OUTRAS PLATAFORMAS

A semana foi bem musical… Começou com o desfile anual das Angels de Victoria Secret na CBS na segunda, mas nem Lady Gaga nem Bruno Mars conseguiram levantar a audiência, a mais baixa até hoje (6.4MM).  No late night,  Jimmy Fallon teve Busta Rhymes com uma das músicas do mixtape de Hamilton.

screen-shot-2016-12-08-at-4-03-52-pmQuarta teve Madonna no Carpool Karaoke e Hairspray ao vivo na NBC, dando sequencia ao projeto de recriar musicais da Broadway, que começou com The Sound of Music há quatro anos (e como deu 18MM de audiência quatro anos atrás, eles continuam tentando…).  Hairspray bebeu abertamente no sensacional Grease Live da Fox, com platéia espalhada pelo estúdio gigantesco e bastidores ao vivo sob o comando de um apresentador. A novidade ficou por conta de comerciais exclusivos, produzidos para o especial (como Twix, Reddi Whip e Toyota, que foi ao vivo bem anos 60). Mas o musical não foi bom e a audiência correspondeu: a mais baixa até agora (9MM).  No NYTimes, as 5 lições dos 7 musicais até agora. Bye Bye Birdie é o próximo.

Na quinta, a Fox continuou tentando ordenhar Empire, escalando Tiraji P Henson (a Cookie) para apresentar um programa de variedades. Na semana que vem ainda tem mais: eles estréiam STAR, musical de Lee Daniels (criador de Empire) sobre  três cantoras negras no difícil caminho para o sucesso.

Finalmente na sexta, mais Madonna no Showime (doc de sua turnê Rebel Tour).

A HBO mostrou um bom documentário sobre transgêneros, The Trans List, que na verdade é uma série sobre minorias. Outros títulos incluem The Black List, The Latino List, The Out List e The Women’s List.

A Amazon cancelou Good Girls Revolt e começou o buzz em torno de outra série com target feminino: Z, The Beginning of Everything, com Cristina Ricci no papel principal de Zelda Fitzgerald. É uma série de época, se passa na era do jazz e conta a história do casal Scott e Zelda Fitzgerald. O primeiro episódio já está disponível, os outros 9 chegam no fim de janeiro.

Na semana que vem saem as indicações para o Golden Globes, que será apresentado por Jimmy Fallon no dia 8 de janeiro (NBC). Usando uma cena de Christmas Vacation (comédia com Chevy Chase de 89) Jimmy e Questlove protagonizaram o primeiro promo dos Globes.

Um promo só para inspiração. É todo gráfico, fala de gravidez e é para Knocked Up, novo reality do Lifetimeque foi ao ar na terça. A série segue 3 mulheres vivendo a vida de solteiras profissionais muito bem quando ficam grávidas inesperadamente numa noite de festa.

 
NOTICIAS

Esta semana, a conferência de conteúdo da UBS, UBS Global Media & Communications Conference, destacou o aumento da publicidade digital (17% este ano) passando o gasto com a televisão em 2017. Google e Facebook controlam mais de 50% deste mercado. CBS, Netflix e Fox detalharam seus planos de streaming para 2017 e Ted Sarandos disse que vai aumentar o conteúdo de não ficção da Netflix para até 20 novos títulos em 2017, deixando-os mais perto de 1000 horas de conteúdo original.

A Netflix divulgou dados sobre os hábitos de binging de seus assinantes e descobriu que  59% dos espectadores pausa por três dias depois de terminar uma série antes de começar a assistir uma nova. Além disso, 61% assistiram um filme depois de uma série. Depois de Gilmore Girls, por exemplo, houve procura por comédias românticas como Dirty Dancing, depois de Narcos, assinantes procuraram por Pulp Fiction Os dados são de todos os 86 milhões em 190 países.

Começam as listas com melhores do ano:

A Vulture já publicou a sua de melhores séries de TV. Bem como o Variety, e o NYTimes.
Também no Variety, a lista dos vídeos virais mais vistos do ano (eu mesma cliquei no primeiro, Adele & James Corden, umas 10 vezes).
AdWeek nomeou John Landgraf do FX como Executivo do Ano  por seu talento e habilidade de correr riscos e ter sucesso. O FX fez as três melhores comédias, a genial People Vs. OJ Simpson,  teve mais 56 indicações ao Emmy e 18 vitórias. Eles também listaram as melhores revistas, marcas digitais e séries de TV.3b27fab200000578-4011358-image-m-24_1481152425605
Outra lista bem popular, os 10 comerciais mais vistos do ano no YouTube.
O Twitter listou os 10 trending topics globais de 2016 (Olimpíada foi nº1)
O Hollywood Report publicou sua lista anual das 100 mulheres mais poderosas de Hollywood. Como Executiva do Ano, Shari Redstone.
E a Time Magazine, que nomeou Trump como Person of The Year, está sendo criticada por deixá-lo semelhante a Hitler e colocá-lo embaixo do “M” para parecerem chifres.

MARKETING

Um novo elemento da gastronomia está funcionando como extensão de marca divertida (e lucrativa) de algumas séries de TV: vinhos.  Titus, pesonagem de Unbreakable Kimmy Schmidt (Netflix) lançou sua linha de Pinots depois do sucesso de seu clip Peeno Noir;   Outlander, produção da Sony no Starz, lançou uma série limitada, em linha com uma trama da segunda temporada;  e, por fim,  a HBO vai lançar em Abril uma linha inspirada em Game of Thrones, Seven Kingdon Wines, já que o vinho “está tão presente na história”.

120516-1 120516-3 120516-2

Snapchat Spectacles são um sucesso até entre atletas profissionais e um time pro de Hockey (da liga NHL) já passou a usar os spectacles para enriquecer a experiência do fã, mostrando trechos de bastidores, aquecimentos e vestiários feitos com os óculos. Snapchat também tem acordos com NFL e NBA para mostrar highlights de seus jogos em sua seção  “Discover”.