semana de 8 de janeiro – uma semana política, gadgets do CES, Netflix desagrega, tour da Nick

NA TV e OUTRAS PLATAFORMAS

A segunda semana de Janeiro começou política desde domingo nos Golden Globes (NBC, 20MM de audiência), continuando na terça com o discurso de despedida de Barack Obama (em rede, 24MM),  a primeira e surreal entrevista coletiva do presidente eleito na quarta de manhã (ao vivo nos canais de notícia e streaming), Michelle Obama no Tonight Show  (dando sua melhor audiência em 10 meses, 3.0 rating), mais um episódio inteiro dedicado à eleição de Black-ish (5MM) e uma mensagem engraçada e direta de Chuck Lorre a Julian Assange no final de Mom na quinta, pedindo que ele “finalizasse o serviço” (a mensagem inteira aqui).

Durante o Golden Globes, um promo da Netflix chamou a atenção: Drew Barrymore satirizando anúncios de dietas para promover a nova comédia na qual ela protagoniza, Santa Clarita Diet, e que estréia em Fevereiro.

Uma correção às colunas brasileiras que apontaram a vitória de Netflix  como série dramática algo “inédito”. Não é.  Amazon já havia ganho com Transparent (atuação e série) e Mozart in the Jungle (atuação) no ano passado.

A semana anterior também foi bem movimentada, com a pré-estreia da comédia The Mick na Fox e Emerald City na NBC (inspirada em The Wizard of Oz). Katie Couric, que apresentou o Today (NBC) por 15 anos (1991-2006), voltou ao ar para cobrir Savannah Guthrie, em licença maternidade, e dar início à celebração de 65 anos do programa. Na faixa das 9 da manhã, outra surpresa: Gretchen Carlson, ex Fox, que processou o canal por assédio sexual e acabou causando a demissão de Roger Ailes, comandou o horário das 9.   Nesta semana, o Today trouxe de volta Meredith Vieira, que substituiu Katie em 2006 (e ficou até 2011).  Sua fórmula de sucesso nestes 65 anos: notícias e entretenimento leve, conduzido por 4 a 6 apresentadores jornalistas por 3 horas de segunda à sexta.

This is Us voltou ao ar na terça e com audiência ainda maior (10MM). No AdWeek, uma rápida análise sobre porque a Fox (estúdio) deixou esta série ir para NBC — e assim conseguir ter uma líder de audiência em 6 canais diferentes: Fox (Empire), ABC (Modern Family), FX (American Horror Story), Showtime (Homeland), TBS (American Dad) e NBC (This Is Us).

Novo trailer de Prison Break foi divulgado pela Fox na quarta no Facebook e em 24horas teve mais de 45 milhões de visualizações.

 
NOTICIAS
 Durante o TCA esta semana, a CBS divulgou que a  série Carpool Karaoke para Apple Music terá 16 apresentadores, ou seja, cada programa será único, sem apresentador fixo. Entre eles, Chelsea Handler, Seth MacFarlane, John Legend e Billy Eichner. Apple Music, que também vai produzir um drama com Dr. Dre sobre sua vida e um game show, Planet of the Apps, deve começar a desenvolver mais séries de ficção.

09-twin-peaks-w529-h529Essa noticia saiu no Brasil — Twin Peaks no Showtime — mas estou incluindo porque David Lynch fez uma aparição surpresa na sessão do TCA e explicou seu processo de criação, principalmente do original.

Amazon adquiriu os direitos de streaming dos 180 eps de Seinfeld no mundo todo, exceto os EUA. Aqui, os direitos são de Hulu, que pagou 700 mil por ep.

Facebook anunciou um projeto dedicado ao jornalismo (literalmente Facebook Journalism Project)  para estabelecer vínculos mais profundos com editores e oferecer ferramentas de edição. Facebook também vai desenvolver programas de treinamento para jornalistas usarem melhor o site como referência de notícias e eventos. O projeto só fortalece seu papel de distribuidor de informação.

Outra notícia do Facebook foi publicada pelo Recode, dizendo que eles vão começar a mostrar anúncios no meio de seus vídeos e dividir a receita com quem publica o vídeo.

O Instituto de Pesquisa Nielsen divulgou uma análise sobre os hábitos de mídia de mães que trabalham e que não trabalham (stay-at-home mothers), que são mais de 25 milhões nos EUA: estas chegam a passar até 7 horas e meia a mais na frente da TV e aparelhos móveis do que as que trabalham.

screen-shot-2017-01-12-at-2-53-53-pmNa semana passada, houve a feira anual de eletrônicos e tecnologia em Las Vegas, CES. O CNet fez uma compilação dos gadgets mais interessantes que estão por vir, que vão de aplicativos para ligar o chuveiro a papéis de parede eletrônicos e assistentes pessoais (Alexa, da Amazon é onipresente).

DEVELOPMENT

Katie Couric  e o marido, John Morlner estão fazendo uma websérie de culinária patrocianda pela rede Sur La Table. Full Plate with Katie & John mostra receitas que levam menos de 20 minutos para fazer.

Kirsten Dunst, que protagonizou Fargo, está desenvolvendo uma comédia de humor negro junto com George Clooney para o AMC, On Becoming a God in Central Florida (produção da Sony). A história se passa nos anos 90 e ela faz uma viúva que vira picareta ao sair em busca do sonho americano.

O curta Picture Paris vai virar série do Epix com Meg Ryan no elenco. A história é sobre uma mulher mais velha que realiza seu sonho de viajar a Paris com o marido depois que os filhos saem de casa,  mas a viagem sai diferente do esperado.

A Fox está desenvolvendo um remake de um game show clássico de namoro dos anos 80, Love Connection, desta vez com apresentação de Andy Cohen (do Bravo).


FOOD FOR THOUGHT
Dois artigos diferentes dedicados à expansão da Netflix: NYTimes e Bloomberg O colunista do NYTimes analisa um remake de uma comédia que foi líder de audiência 40 anos atrás, One Day at a Time, argumentando que Netflix está fazendo o oposto do que a TV fazia há 40 anos: unir as pessoas. O Bloomberg fala do avanço da Netflix no Brasil, incluindo aspas de Bianca Comparato, que estava “assustada de fazer algo fora da Globo”.

Sabemos que millenials compõe uma geração mais “consciente” do que as anteriores e isso está se refletindo no surgimento de uma série de aplicativos para consumo “ético”. Três deles: donegood, oferece alternativas de fabricação quando o consumir procura um determinado produto; buycott lê um código de barras e informa sobre a empresa que está vendendo e mapyourmeal, por enquanto só na Europa, oferece opções de alimentos mais sustentáveis.

Com um novo presidente que saiu do um reality show, o Vulture aconselha a acompanharmos as regras de produção de reality para entender Trump.

No Variety esta semana, uma tour dos novos estúdios da Nick em Burbank (conduzida por Tom Kenny, a voz de Spongebob).