semana de 5 de fevereiro – o sucesso de This is Us, WeForShe, Girls no Actor’s Studio

NA TV e EM OUTRAS PLATAFORMAS


Os números do Super Bowl deste ano foram mais ou menos como os do ano passado: 111.3 (e 111.9 em 2016). No intervalo, na performance de Lady Gaga, subiu para 117.5MM (mas o recorde ainda é de Katy Perry em 2015).  O piloto de 24 Legacy só foi ao ar às 11horas, mas mesmo assim fez 17 milhões, uma boa janela de lançamento.  No Animal Planet, o 13º Puppy Bowl (só com cachorrinhos)  teve excelentes números: 2.47MM (9MM quando adicionadas as reprises).   Antes do jogo, a Fox arregimentou seu cast para spots celebratórios auto-promocionais (este foi ao ar antes do jogo) e, durante, o festival de comercias incluiu um censurado pelo canal por ser controverso. Acabou sendo dos mais populares, 84 Lumber,  onde mãe e filha imigrantes do México chegam ao muro na fronteira. Para ver o final, foi preciso ir online e a resposta foi massiva.

Com um presidente como o atual, os programas de humor estão tendo seus melhores dias. Saturday Night Live viu a audiência crescer 22% e está fazendo média de 10.6MM no sabado à noite, seus números mais altos em 20 anos.  Melissa McCarthy satirizando o secretário de imprensa Sean Spicer no sábado passado já fez a ronda de redes sociais e foi um clássico instantâneo repercutindo até hoje. Segundo o Politico, a NBC está pensando em um spinoff  do SNL para às quintas, com o quadro Weekend Update.

No late night,  também se beneficiando desta administração caótica, Stephen Colbert bateu Jimmy Fallon na semana passada pela primeira vez desde que estreou e continua com números altos (2.77 Jimmy, 2.76 Colbert esta semana).

Twitter e Facebook divulgaram seus resultado de 4º trimestre e aparentemente quem se beneficiou destes meses hiperpolíticos foi Facebook. Twitter aumentou seu número de usuários apenas em 2MM, enquanto Facebook  cresceu em 76 milhões .

jgr_final_thumbnail-1A Netflix promoveu sua nova programação esta semana com um evento para imprensa. Os destaques: a estréia a 3ª temporada  de Chef’s Table, com perfis de 6 novos chefs na semana que vem. Em Março, um novo infantil com Julie Andrews (e os puppets de Jim Henson), que vai ensinar artes para pré-escolares, uma série juvenil produzida por Selena Gomez sobre uma garota que se suicida, deixando fitas cassette com a explicação, 13 Reasons Why. E Ricky Gervais revisita sua personagem do The Office em um filme, David Brent: Life on The Road.

Um dos melhores canais digitais de notícias é o Reuters TV, disponível como aplicativo e que permite que você escolha quanto tempo quer de notícias (8, 12, 20 minutos)  Com mais de 1MM de acessos, Reuters TV está estreando 4 spots promocionais (apenas digitalmente) direcionados a jovens que querem se manter informados. A mensagem realmente destoa de qualquer promo de jornalismo tradicional, que geralmente se baseia em números de repórters, área coberta ou credibilidade: This is News, Be in The Know, Everyday.

NOTICIAS

Na quinta, Bob Bakish, novo CEO da Viacom, anunciou novos caminhos para a empresa, chamando 6 canais —VH1, MTV, Nickelodeon, MTV e BET– de flagship. O outro é o Spike TV, um canal com target masculino, que vai mudar de nome e posicionamento em 2018, virando Paramount Networks e investindo em mais ficção.  Nickelodeon também deve investir em mais filmes e a MTV vai deixar de fazer ficção.

Há meses fala-se que Condé Nast (Anna Wintour, Bob Sauerberg) tem interesse em comprar uma das principais revistas da indústria do entretenimento, o Hollywood Reporter. Esta semana, a notícia da compra voltou a circular com a saída da principal editora do Hollywood Reporter, Janice Min, que revitalizou a revista em 2010.

Cover_421.inddA revista Mother Jones foi escolhida como veículo do ano esta semana no prêmio anual National Magazine Awards. 64 outras foram finalistas em 20 categorias, que destacou também a New York Mag e a revista do NYTimes, Mother Jones é política e progressista.

O grupo que advoga causas femininas WeForShe escolheu 17 pilotos escritos por roteiristas mulheres para disponibilizar aos estúdios (que estejam buscando obras de roteiristas mulheres). A divisão chama-se Write Her e está sendo criada pelo terceiro ano consecutivo — a lista está aqui.

Outro grupo que advoga em prol de jovens de 15 a 18 anos é o #BuiltByGirls, que está oferecendo a oportunidade a estudantes (meninas) encontrarem mentores na área de tecnologia. Funcionando como rede, o objetivo é construir uma plataforma de referência para jovens interessadas em tecnologia.

FOOD FOR THOUGHT

O sucesso de This is Us (NBC) explicado neste artigo do NYTimes. Renovada para mais duas temporadas, não parece sofrer o risco criativo das segundas temporadas (como os que atingiram Mr. Robot, Empire ou How To Get Away With Murder).

Inside The Actor’s Studio, no ar há 22 anos, pela primeira vez permitiu que a imprensa – mais especificamente Kevin Fallon, colunista de TV do Daily Beast – acompanhasse o backstage de um episódio, o que foi ao ar quinta, com as quatro atrizes de Girls. Inside The Actor’s Studio é produzido e apresentado por James Lipton.