semana de 12 de fevereiro – jornalismo é notícia, nova safra de pilotos, séries da Apple

NA TV e EM OUTRAS PLATAFORMAS

O Grammy (CBS) no domingo atingiu seu número mais alto em 2 anos: 26.07MM.  This is Us (NBC) continua muito bem, subindo até 5MM no Live+7 e TGIT às quintas na ABC continua com bons números e dominando o Twitter. Mas a notícia principal continua sendo Saturday Night Live (NBC), que no sábado atingiu sua audiência mais alta em 6 anos, 10.67MM, com Alec Baldwin no comando. Além disso, consequencia direta da política,  Stephen Colbert no late night, bateu Jimmy Fallon outra vez.

Como este governo é uma piada, John Oliver (HBO) está tentando educar o presidente nos assuntos que ele desconhece de uma forma que ele entenda: comerciais “explicativos” exibidos na hora que ele assiste TV. No domingo, ele mostrou um que foi exibido na manhã seguinte na Fox News, CNN e MSNBC entre 8 e 9 da manhã   Ousado e muito engraçado – avancem ao minuto 21, que é onde está o comercial.

Na tentativa de melhorar o humor, as piadas do late night também viraram coluna diária do NYTimes, The Best of Late Night TV. Dois editores estão selecionando as melhores aspas e vídeos de Jimmy Fallon, Stephen Colbert, Seth Meyers, Trevor Noah, Samantha Bee, James Corden, Bill Maher, Conan O’Brien e Jimmy Kimmel.

94d16084-cdac-4485-9e63-16eff8f9d296Com o jornalismo sendo notícia mais do que nunca, o Variety juntou os três âncoras principais da 0169dd6e-ad28-452c-8379-ac7099d86805noite, cada um de uma rede, para uma entrevista coletiva e reportagem de capa. Eles falam principalmente sobre como cobrir Trump.

A capa da Wired de março também é sobre jornalismo, mais especificamente com o editor do NYTimes, Arthur Gregg Sulzberger. Na entrevista, ele diz que eles estão vivendo a primeira mudança estratégica em 165 anos, que é focar o jornal no digital.

Twitter tem sido a grande rede social para gerar breaking news, enquanto os 160 milhões de usuários diários do Snapchat preferem compartilhar tendências (que recebem do Daily Mail, BuzzFeed, CNN e National Geographic). Mas esta semana, Snapchat indicou que deve mudar um pouco estes hábitos, ao assinar um acordo com  o Washington Post, que será o primeiro jornal a publicar notícias diversas vezes ao dia no canal Discover.

Saiu finalmente o trailer de Carpool Karaoke para Apple Music  e é ótimo. A outra série em desenvolvimento da Apple, Planet of the Apps, também com trailer recém lançado, é baseda no sucesso da ABC, Shark Tank (um formato original da BBC, Lion’s Den) onde um painel de jurados ( Jessica Alba, Will.i.am e Gwyneth Paltrow, entre outros) avalia o aplicativo do candidato.

No sábado estréia Planet Earth II na BBC America, uma série que foi notícia praticamente em todos os canais pelos valores de produção ou grandiosidade das imagens que retratam o o mundo. São 7 episódios: ilhas, montanhas, florestas, desertos, campos e cidades.

NOTICIAS

Na terça, o chefe do Today Show, Noah Oppenheim, foi promovido a presidente do jornalismo da NBC, substituindo Deborah Turness, que vira presidente de um novo departamento, NBC News International. Este novo departamento foi recém criado depois da compra de 25% da Euronews, pela qual a NBC pagou U$ 30Milhões.

Segundo Les Moonves, CEO da CBS, o número de assinantes de seu serviço de VOD CBS All Access está quase em 1.5MM, mesmo número do Showtime OTT. O objetivo é chegar a 4MM em 2020.

delta0173Delta fez uma parceria com a Coca-Cola para transformar as mesinhas de seus 767 “galerias de arte”, convidando 12 artistas americanos para criarem obras inspiradas nos destinos mais populares da empresa, Amsterdam, Atlanta, London, Los Angeles, Mexico City, New York City, Paris, Sao Paolo, Seattle, Seoul, Shanghai e Tokyo. Cada mesinha procura comunicar otimismo, viagens, felicidade e frescor.  A realização das obras também está em vídeos disponíveis nas redes sociais.

DESENVOLVIMENTO

Tanto o Variety quanto o Hollywood Reporter estão tentando achar um padrão na nova safra de pilotos. Na matéria do Variety, a indicação do número de dramas e comédias dos canais aberto – por causa dos poucos cancelamentos, o número de pilotos diminuiu consideravelmente. No Hollywood Reporter, os novos superprodutores: Aaron Kaplan tem seis pilots em desenvolvimento em 3 canais, Greg Berlanti tem quatro, todos produzidos pela Warner; a Keshet está desenvolvendo três (muito boa média para seu primeiro ano em Hollywood); Marvel tem dois, etc.

Out of Africa é o mais recente clássico do cinema a ganhar adaptação para a TV. A Universal está adaptando a biografia de Karen Blixen, que também inspirou o filme de 1985 com Robert Redford e Meryl Streep drama.

Outro romance que vai virar série de TV depois de ter virado filme é Howards End, que trata da diferença de classes sociais na virada do século passado na Inglaterra. O original é um clássico de E. M. Forster e a série para a TV será escrita pelo mesmo autor de Manchester by The Sea, Kenneth Lonergan. Para o Starz e BBC One.

CBS está desenvolvendo um drama curioso: como resolver crimes usando crowdsourcing. Wisdom of the Crowd é baseado num drama israelense de mesmo nome e o pitch diz o seguinte: ” acreditando que milhões de mentes são melhores que uma só, um empreendedor tecnológico cria um centro de crowdsourcing para resolver o assassinato de sua própria filha, revolucionando a maneira de solucionar crimes em São Francisco”.

Jessica Chastain será produtora de  TV pela primeira vez, contando a história de um grupo de 13 mulheres que foram negadas a chance de fazer parte do programa espacial Mercury no início dos anos 60. O assunto é oportuno porque vem na esteira do sucesso do filme Hidden Figures, candidato ao Oscar.


FOOD FOR THOUGHT

O que os diretores de canais estão pensando da temporada atual da TV? Mesmo com a audiência baixa, o sucesso de This is Us dá esperança. É o que diz análise do AdWeek.

Outra análise do ADWeek  sobre o consumo de vídeos no YouTube. O que veem as gerações X, Y, Z no YouTube?