semana de 19 de março – TV paga engole canais menores, novos canais SVOD, começam upfronts

NA TV e EM OUTRAS PLATAFORMAS

Como expliquei antes, optei por deixar política de fora desta newsletter, mas esta semana é impossível não mencionar que o “Must See TV” está nas audiências diárias da Suprema Corte. Seja via Facebook Live, CSPAN ou canais de notícia, os americanos estão acompanhando avidamente as muitas horas de interrogação e confirmação de Neil Gorsuch para a Suprema Corte. Suspeito que Trump o escolheu por causa disso: como TV, é fascinante.

A NBC divulgou o primeiro promo para a esperada reunião das personagens do filme Love Actually que vai acontecer no Red Nose Day, uma inciativa social que a NBC promove anualmente há 3 anos (um dos co-fundadores é autor do filme de 2003, Richard Curtis). O mini Love Actually vai ver como andam as mesmas personagens nos dias de hoje. O promo repete a famosa cena das mensagens com cartazes.

Walter Presents é um serviço por assinatura exclusivamente de dramas estrangeiros. Segundo o NYTimes, uma boutique chic de dramas.  Walter é um italiano que trabalhou anos para o Channel 4 e agora tem seu OTT com 4000 horas de dramas que ele escolhe a dedo. Walter Presents está disponível na Inglaterra desde janeiro do ano passado e a partir deste mês nos EUA, com 34 séries a $6.99 por mês.

A partir de Abril, mais da TV britânica estará disponível com a chegada do BritBox, um serviço de streaming sem anúncios da BBC e ITV, que promete ter o maior acervo de conteúdo britânico. No acervo, séries atuais como Cold Feet e Silent Witness e clássicos como Upstairs Downstairs e Are You Being Served?

Na sexta, a Amazon lançou 5 pilotos para avaliação e um deles é ótimo, The Marvelous Mrs. Maisel, de Amy Sherman Palladino (criadora de Gilmore Girls). The Marvelous Mrs. Maisel se passa nos anos 50 em NY e a protagonista é uma dona de casa que vira comediante de stand up no dia que o marido a deixa.

Fauda é a série israelense mais elogiada ultimamente por aqui (de Stephen King ao NYTimes, Haim Saban e produtores em LA, o que pode ser sinal de um remake americano). Fauda em árabe, fauda significa caos e a série é um thriller político, sobre o conflito entre judeus e o hamas. É ótima, tem personagens complexos, bem atuada (no  Netflix).

Max Joseph, um dos idealizadores e apresentadores de Catfish (MTV), tem uma nova docu-série, Charismatic Thinker, feito em parceria com uma nova rede social, a “mais positiva delas”, Vero. Vero é uma rede social para compartilhar recomendações de arte, hotéis, livros, etc. que foi criada por um bilionário libanês. Na série de Max Joseph, cada episódio aborda um problema ou assunto e dá liberdade aos usuários de Vero opinarem.

NOTICIAS

Com o fim de canais de “prestígio”, como Esquire,  o Variety dedicou a capa desta semana e reportagem especial à situação da TV paga atual: superpopulação de canais OTT e skinny bundles estão provocando a (mortal) mudança deste cenário. A reportagem traz um bom quadro mostrando como se dividem os canais pagos, a maioria pertencentes a nove empresas (A+E, AMC, Discovery, CBS, Disney, NBC, Turner, Scripps, Viacom). Como grandes mentes pensam da mesma forma, o Wall Street Journal fez praticamente a mesma matéria na mesma semana, mostrando um futuro sombrio para canais pequenos. 

Sobre este mesmo assunto, um analista da UBS foi mais adiante na Business Insider, prevendo que 15 milhões de americanos vão largar os pacotes de TV a cabo graças à qualidade e preço dos skinny bundles de DirecTV Now, Sling TV, e YouTube TV.

Uma das mensagens do próximo upfront da CBS será o apelo que comédias tem para o mercado. “Onde anunciantes podem ter o maior retorno sobre seu investimento”. É o que diz uma nova pesquisa da CBS e do Nielsen,  que também mostra que millenials, agora o grupo de 22 a 40 anos, de “maturidade atrasada”,  estão crescendo e consumindo mais TV. Mais sobre isso no ADWeek.

A+E Networks e Live Nation estão investindo $9MM em beleza, mais especificamente em Beautycon Media, player de conteúdo digital e ecommerce que pretende dominar o mercado teen no que diz respeito à moda e beleza.

UPFRONTS e DESENVOLVIMENTO

HGTV anunciou a produção de 9 séries novas, entre elas um spin-off do popular Fixer Upper, com o casal Chip e Joanna Gaines. O programa é ótimo e sua 4ª temporada chega a 20MM de espectadores.  O spin off vai se chamar Fixer Upper:Behind the Design e focar  em estética, ou seja, no processo de decoração e design de Joanna Gaines, que aliás já tem seu e-commerce, vendendo peças que usa no programa. Outra notícia do upfront do HGTV é que vão tornar outro de seus sucessos, Flip or Flop, em franquia, com edições em outras 5 cidades (“flip” significa transformar a casa e vendê-la por muito mais e “flop”, o oposto).

Um formato inglês entrou em desenvolvimento no Lifetime: This Time Next Year, que vai seguir a jornada de algumas pessoas que querem “mudar de vida”. Eles também anunciaram o desenvolvimento de Model Moms, com a mãe de Gigi e Bella,Yolanda Hadid (de Real Housewives of Beverly Hills), onde ela vai orientar jovens modelos.

A vida de RuPaul vai virar uma comédia dramática de época produzida por J.J. Abrams (e RuPaul). Vai se passar na NY dos anos 80 e contar sua ascensão de garoto clubber a drag queen e ícone gay.

A&E anunciou a produção de The Lowe Files, onde vai seguir Rob Lowe e seus dois filhos, enquanto viajam pelo país resolvendo “mistérios” e “vivendo aventuras”. Chama-se Watching Rob, Matthew and John Owen.

History está desenvolvendo uma antologia chamada The Commanders, que vai dramatizar momentos históricos que definiram o legado de presidentes americanos.  Serão 4 a 10 horas por presidente: Bill Clinton, Ronald Reagan, Theodore Roosevelt, James Madison e Thomas Jefferson

Uma comédia sobre comissários de bordo vai entrar no line-up do Freeform. Flighty será sobre jovens comissários (millennials) em busca de aventura, romance e sentido de vida.

Netflix vai desenvolver Messiah, um drama bíblico sobre um Jesus nos dias de hoje, para ser produzido por Mark Burnett e sua mulher Roma Downey (que fizeram The Bible).

O Scorecard do Hollywood Reporter tem um update de todas as séries renovadas e canceladas esta temporada.

OUTROS

Uma peça de divulgação da Globo no Variety, promovendo Jailers (carcereiros?) e falando de suas séries.