semana de 2 de abril – outro escândalo de assédio na fox news, bourdain multiplataforma, geração Z

NA TV LINEAR e NÃO LINEAR

Quinta à noite, o ataque dos EUA à Siria obrigou o jornalismo a interromper a programação do primetime duas vezes e derrubar completamente a dos canais de notícia. NBC e MSNBC foram os primeiros e, em menos de 5 minutos, Fox News, CBS e CNN fizeram o mesmo.

Ellen DeGeneres, se saindo muito bem como produtora, hoje estreia sua nova docu-série no primetime da NBC: First Dates. Narrada por Drew Barrymore, a série vai testemunhar o que acontece nos primeiros dias de namoro de um casal. Ellen produz o mega sucesso dos domingos à noite, Little Big Shots (crianças-prodígios sendo fofas).

Desde terça o Spike está promovendo um documentário inédito sobre Heath Ledger, que faria 38 anos esta semana. É a primeira vez que se vê seus home movies. Estreia no cinema dia 3 de Maio e no Spike, dia 17.

Prison Break
voltou à FOX também na terça, oito anos depois de ter saído do ar, com números OK: 3.8MM.

No late night, Stephen Colbert está à frente de Jimmy Fallon pela nona semana consecutiva e aumentando a diferença. Colbert ressuscitou seu alter ego conservador que apresentava no Comedy Central e Jimmy fez o Tonight Show de Orlando a semana toda, abrindo oficialmente seu passeio no Universal ao vivo no Today na quinta.

Enquanto Kendall Jenner protagonizou o comercial da Pepsi que trivializava o movimento  Black Lives Matter e que durou um dia no ar, Adriana Lima e Le Bron James protagonizam  a campanha do Verizon, que diz às crianças que  sejam cientistas não celebridades. A visão de Colbert ao anúncio da Pepsi é muito engraçada.

Anthony Bourdain e CNN lançaram uma extensão digital de seu Parts Unknown que é sensacional: Explore Parts Unknown é simples, foca em uma cidade de cada vez, como o programa, mas vai “mais fundo, mais longe e de forma mais inteligente”.

NOTICIAS, MARKETING, UPFRONTS

Desde terça, um novo escândalo de assédio sexual na Fox News está provocando um pequeno êxodo de anunciantes do The O’Reilly Factor, líder de audiência que rende ao canal mais de 150MM ao ano e é comandado por seu jornalista mais importante, Bill O’Reilly.  Mais de 55 anunciantes suspenderam anúncios durante o programa, o escândalo foi noticia em todos os jornais de TV, incluindo ABC CBS e NBC. Mesmo assim, Trump defende O’Reilly (claro) e a audiência sobe.

Muito apropriadamente, Gretchen Carlson, a apresentadora da Fox News que denunciou o assédio do CEO Roger Ailes, falou sobre o assunto no 8º seminário de Tina Brown, Women in the World na quinta, dizendo que toda mulher tem uma história de assédio.

O Showtime desenvolve uma minissérie sobre a queda de Ailes, Secure and Hold: The Last Days of Roger Ailes, o primeiro projeto de TV de um novo estúdio, Blumhouse Television, criada pelo produtor dos sucessos de horror no cinema Get Out e Split (Fragmentando no Brasil), Jason Blum,  e com financiamento da ITV,

A NBC Universal lançou sua campanha anual para os upfronts com o elenco de vários canais, incluindo os atores de Will & Grace, que está em produção, e seus três eventos esportivos (Olimpíada, Copa e SuperBowl) . O spot, que é ótimo, entrou no ar quinta na NBC, Bravo, CNBC, E!, Golf Channel, MSNBC, NBCSN, Oxygen, Syfy, Telemundo e USA Network e nas plataformas digitais BuzzFeed, Snapchat, Vox Media e Apple News.

O E!, parte do grupo, vem cobrindo premiações há pelo menos 20 anos.  Mas a partir de agora vai transmitir o seu, o People’s Choice Awards, pelo qual pagou a Procter & Gamble entre 8 e 10 milhões.

Amazon adquiriu direitos de transmissão de 10 jogos de futebol americano da liga principal (NFL) por $50MM, um aumento consideravel pelo que o Twitter pagou no ano passado no primeiro deal de streaming. Os jogos também serão exibidos pela TV, na CBS e NBC.

E o skinny bundle do YouTube (50 canais, $35 por mês) começou a ser oferecido quarta em cinco cidades.

Better Call Saul volta ao ar segunda para sua 3ª temporada e, com ela, o grande vilão de Breaking Bad, Gus Fring (Giancarlo Esposito), um verdadeiro presente ao departamento comercial do AMC: sua volta foi explorada em inúmeros anúncios fictícios de Los Pollos Hermanos, um pop up do restaurante continua aparecendo (NY e Los Angeles) e agora a Acura patrocina uma série de webvídeos de treinamento para os funcionários de Los Pollos.
DESENVOLVIMENTO

Freeform, ex ABC Family, também vai ter seu late night show já a partir de Maio. Será protagonizado pela comediante Iliza Shlesinger e será temático, com cada episódio centrado em alguma questão social. Vai se chamar Truth & Iliza.

No E!, uma docu-série promete revelar segredos do mais famoso bar gay de Los Angeles, The Abbey.  A série vai seguir diversos de seus funcionários.

FOOD FOR THOUGHT

Só a Vice não sabe que a eles não são cool…. Na semana passada, o Google, que tem uma equipe que estuda tendências de mercado chamada Think With Google, divulgou um estudo sobre marcas preferidas da Geração Z (13-17) e no top 10, YouTube, Netflix, Google e XBox. Mais nesta (boa) matéria do Recode, inclusive o PDF com a apresentação.