semana de 23 de abril – downton viaja, realidade inspira ficção, instagram cresce, voyager encanta

NA TV LINEAR e NÃO LINEAR

O episódio de Law & Order SVU (NBC) da quarta, The Newsroom, replicou na ficção os escândalos de vida real que tem acontecido na Fox News: uma apresentadora/âncora de telejornal acusa o chefe da rede de assédio sexual, seguida de uma série de mulheres relatando o mesmo. O chefe vai preso (na série).

Na mesma quarta, outra conexão com a realidade fez o episódio de Shots Fired (Fox) homenagear seu diretor, Jonathan Demme, morto na mesma manhã. Só deu tempo de uma cartela, mas seu último trabalho na TV ainda será visto este ano, em Seven Seconds, a série de Veena Sud que a Fox produz para Netflix, que ele finalizou em Fevereiro.

Diversas estreias esta semana: uma comédia de Tina Fey na NBC, Great News, outra inspirada no presidente no Comedy CentralGenius no Nat Geo e uma superprodução no Hulu, Handmaid’s Tale. A comédia de Tina Fey tem premissa interessante — a mãe de uma produtora de telejornal vai trabalhar na redação como estagiária —  e bons one liners, mas também todos os clichês de bastidores de TV. Estreou com dois eps seguidos terça e fez bons números, 6MM.  The President Show estreou no Comedy Central na quinta e é uma piada pronta.  Genius (NatGeo) fez cerca de 1MM ao vivo e não ficou nem no Top25 por causa de eliminatórias de basquete. Handmaid’s Tale,  baseado no romance de Margareth Atwood,  é a história de uma distopia onde pouquíssimas mulheres são capazes de gerar bebês saudáveis, e aquelas que podem são forçadas à escravidão reprodutiva, como “servas” de homens  ricos e poderosos. A maioria dos episódios foi dirigida por mulheres.

Este comercial com George Clooney para Nespresso vai só para inspiração porque é divertido, bem editado e é o primeiro que ele faz para a TV americana em alguns anos.

 

NOTICIAS, MARKETING e OUTRAS PLATAFORMAS

Os problemas na Fox News não terminaram com a demissão de Bill O’Reilly na semana passada. A empresa agora está sendo processada por mais 12 pessoas por discriminação racial, há uma investigacão do Dep. de Justiça sobre o pagamento de acordos às vítimas de aassédio e outra sobre a cultura de abuso na empresa.

Mesmo com seus 94 milhões de assinantes, Netflix ainda não consegue financiar toda sua produção original e por isso pretende levantar mais $1bi este ano. A justificativa é que “ainda estão em crescimento” e seus resultados financeiros  apontam deficit de $ -2bi  de cash flow outra vez.

A Warner está criando seu segundo OTT para lançar em 2018 com uma de suas marcas mais importantes, a DC Entertainment (o primeiro OTT foi Boomerang). O novo serviço de streaming vai trazer todos os clássicos de animação DC e séries live action, com duas séries novas: Titans, produzida por Greg Berlanti, e Young Justice: Outsiders, animação do clássico cult.

Já o serviço de streaming da CBS, CBS All Access, está incrementando silenciosamente seu acervo de 8500 episódios de séries com filmes da Paramount (títulos variados). Sua primeira série original foi o spin off the Good Wife, The Good Fight, já renovada para uma segunda temporada, e a próxima será Star Trek.

Marvel está promovendo o filme Guardians of the Galaxy 2 que estréia dia 5 com uma parceria inusitada, inovadora e divertida com Doritos (PepsiCo): à venda na Amazon, embalagens com uma fita cassette acoplada com a (excelente) trilha sonora do filme, como se fosse um walkman. A iniciativa faz parte de uma campanha maior de Marvel/Doritos chamada Rock Out Loud, que em Maio inaugura pop ups de estúdios de gravação em NY e LA.

Lena Dunham está levando sua newsletter, Lenny Letter, na estrada, numa tour por  6 cidades. A newsletter tem crônicas e artigos de interesse feminino. A tour terá  noites de “comédia, poesia, performance e debates”. 

NBC Universal vai lançar em Junho uma exposição itinerante de Downton Abbey: Downton Abbey The Exhibition. Será uma experiência imersiva e visitantes vão poder passear por cenários, como a cozinha de Mrs. Patmore e a sala dos empregados, tocar em figurinos, roteiros, etc. Começa em Cingapura dia 17 e chega aos EUA em 2018.  Downton Abbey, um sucesso em 250 territórios, já tem uma outra exposição itinerante bem menor, só com figurinos, Dressing Downton, e um livro de colorir saindo na semana que vem.

Um estudo da GfK publicado esta semana indica que cord cutters (espectadores que eliminaram seus pacotes de TV paga) tem gostos completamente diferentes de cord nevers (espectadores que nunca pagaram por um serviço de TV) com uma exceção, Orange is the New Black, o programa predileto dos dois grupos.  Afora este, os cord cutters preferem as séries da Netflix e os cord nevers, os programas da Amazon e Hulu.

Os números mais recentes do Instagram: 100 milhões de novas contas no último trimestre, fazendo seu total crescer para 700 milhões de usuários. Mesmo gigante, o número de usuários ainda é menor que Facebook (1.9bilhões), o Messenger e WhatsApp (1.2 bilhões cada um).

 

DESENVOLVIMENTO

A cantora Ingrid Michaelson surgiu em 2005 e tem muitas de suas canções na trilha de Grey’s Anatomy (ABC). Sua música mais famosa, The Way I Am, também será título e inspiração de uma comédia semi-biográfica que Ingrid está fazendo para o Hulu, em que ela também deve atuar.

Mindy Kaling comprou os direitos do livro Who Thought This Was a Good Idea? And Other Questions You Should Have Answers to When You Work in the White House?, biografia escrita pela ex chefe de gabinete de Barack Obama, Alyssa Mastronomaco.  Mastromonaco trabalhou para Obama por quase uma década, primeiro servindo como assistente do presidente, depois cuidando do agendamento na Casa Branca e finalmente como vice-chefe de pessoal na Casa Branca de 2011-14. Mindy tem um deal de produção com a Universal e foi apresentada à Mastromonaco pelo próprio Obama em 2012. Viraram BFFs.

Bravo anunciou o desenvolvimento de 6 novas séries de não ficção, entre elas uma de reforma de imóveis com dois de seus apresentadores mais populares, Betheny Frankel (Real Housewives) e o ótimo Fredrik Eklund (Million Dollar Listings). A série ainda não tem título, mas vai reformar imóveis (flipping, bem como faz o HGTV. Outra que chamou a atenção é A Night With My Ex, onde ex casais se encontram pela primeira vez depois da sepração num apartamento cheio de câmeras mas sem nenhuma equipe presente.

Epix está desenvolvendo um documentário sobre os padrões de beleza impossíveis da cultura atual e as consequencias negativas que tem nas mulheres e meninas hoje em dia. Chama-se Straight/Curve.

FOOD FOR THOUGHT

Um dos keynotes do NAB que aconteceu em Las Vegas esta semana foi com o chairman da NBC, Bob Greenblatt, que falou candidamente como  conseguiu levantar o canal do desastre de audiência que era a NBC há poucos anos. Uma das táticas? colocar produtores de redes sociais em todas as produções do canal.  O AdWeek cobriu a sessão.

Não visite este site se você tiver de trabalhar. Chama-se Voyager, acabou de ser lançado pelo Google e é onde se pode explorar os lugares mais incríveis do planeta  (como se fosse um super Google Earth). Está dividido em 5 sessões – recomendações, viagem, cultura, natureza e história — e é muito bem curado. Por enquanto só funciona com Chrome.

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save