semana de 7 de maio – oxygen vira policial para mulheres, novos policiais estrangeiros, nbcu compra craftsy, adriana lima no lifetime, fallon destoa

NA TV e OUTRAS PLATAFORMAS

Como sabem, optei por não falar de política por causa do narcisismo doentio do atual presidente, mas esta semana não dá para não mencionar a demissão supresa do chefe do FBI, James Comey,  que interrompeu a programação e tem ocupado horários de jornalismo e talk shows desde então (a foto aí do lado foi quando a notícia saiu, terça às 5, canais abertos e de notícia). Lester Holt (NBC) foi o único a entrevistar DT com exclusividade e trechos foram exibidos num especial quinta à tarde, à noite, sexta no Today…. Mas o melhor resumo da ópera foi feito por um humorista do late night da NBC, Seth Meyers, que detalha dois dias históricos, incluindo a virada de olhos épica de Anderson Cooper no ar causada por uma das bufonas da Casa Branca.

Com a notícia, uma rara mudança no ranking de canais de notícia: MSNBC e CNN lideraram as noites desde terça, enquando Fox News, eterno primeiro lugar e “dileto” do presidente, está em terceiro (e primeiro em números totais).

Stephen Colbert continua sua série de vitórias no late night e teve a audiência mais alta em 19 meses quando reuniu ex-colaboradores do Daily Show: Jon Stewart, Samantha Bee, John Oliver, Ed Helms, Rob Cordry (e Trevor Noah na abertura). Com este Colbert em ascensão e depois de um Jimmy Kimmel em lágrimas na semana passada, Jimmy Fallon chama atenção por ser o menos engajado de todos.”Seu desejo de ser querido pode ser letal”, segundo análise da Newsweek.

A tendência de humanização de celebridades que surgiu com James Corden tem três novos destaques, o mais original no YouTube, na série chamada Hot Ones. Produzido para o portal de culinária First We Feast, Hot Ones “desmascara” celebridades ao fazer com que comam frango com pimenta (hot, em inglês) — elas desmancham a pose na hora.  Nesta linha que na verdade usa técnicas de produção de realities,  o  Vice também está produzindo The Therapist, onde músicos são entrevistados por um terapeuta, mas o mais popular talvez esteja no do E!, onde um medium, Tyler Henry, que conversa com os mortos, entrevista o artista no sofá, Hollywood Medium.

Outra safra de dramas policiais estrangeiros em ascensão, graças à Amazon e Netflix. Do israelense Fauda, que já destaquei aqui; o inglês Prime Suspect tem Helen Mirren no elenco; o norueguês Nobel sobre um soldado que matou uma mulher no Afeganistão é muito bem feito; o belga The Break tem história clássica como Agatha Christie; o inglês Happy Valley é protagonizado por uma mulher com mais de 50 e o ótimo islandês Case é protagonizado por uma policial normal que investiga o aparente suicídio de uma bailarina.

 

NOTICIAS
Na semana que vem começam os upfronts dos canais abertos, quando a nova temporada de TV que estréia em setembro toma forma oficial. Por enquanto, vai um rápido update de cancelamentos e renovações:

ABC – Modern Family e The Goldbergs foram renovadas por mais duas temporadas, a próxima de Scandal será a 7ª e última, Grey’s Anatomy e How to Get Away with Murder renovadas, The Catch, Last Man Standing, American Crime canceladas. Das novas e que interessam, American Housewife foi renovada.
CBS
Big Bang renovada por mais duas temporadas, Bull renovada, Doubt, 2 Broke Girls e Pure Genius canceladas, Elementary e Blue Bloods renovadas.
FOX – Gotham, Last Man on Earth, Simpsons, Empire, X Files
todas renovadas. Scream Queens deve ser cancelada.
NBC – This is Us
renovada por mais duas, Timeless, Blacklist, Blindspot e a franquia Chicago, todas renovadas.
CW – Jane the Virgin, Crazy Ex-Girlfriend, Originals, Arrow, Supergirl renovadas. Vampire Diaries e Reign canceladas.

Uma notícia interessante sobre Hulu: eles acabaram de contratar o chefe de programação do AMC, Joel Stillerman, como Chief Content Officer. Stillerman desenvolveu Walking Dead e ajudou o AMC a ter cara de HBO nos últimos anos. Hulu está ganhando grande destaque nas últimas semanas por causa do lançamento da ótima Handmaid’s Tale e não quer perder momentum.

NBC Universal acaba de comprar a parte majoritária da plataforma digital de trabalhos manuais, Craftsy por $230 milhões. Craftsy tem 7 anos, audiência de 12 milhões, vídeos how-to (como fazer) e e-commerce. A NBCU, que já invetiu no Snap, Vox e Buzzfeed, pretende fazer com que Craftsy encontre sinergias com apresentadores do Bravo e até mesmo do canal infantil Sprout.

Segundo o Business Insider, Facebook tem várias séries em desenvolvimento e se preparam para estrear algumas na metade de Junho. Quem lidera a estratégia é o co-fundador do site College Humor, que tem um orçamento de U$200 milhões para produzir e sua primeira série será um dating show que usa realidade virtual  produzida pela Conde Nast. Quanto ao modelo de negócio, deve se assemelhar ao YouTube, com publicidade no meio do video.

DESENVOLVIMENTO

Desde que anunciou seu novo posicionamento de dramas policiais para mulheres, Oxygen cresceu 48% de audiência e  todas as séries em desenvolvimento tem este foco. A nova safra tem Mysteries and Scandals, reportagens investigativas apresentadas e produzidas por Soledad O’Brien sobre crimes em Hollywood; Ice Cold Murder, produção de Ice T sobre crimes passionais; The Disappearance of…, uma série de documentários sobre mulheres desaparecidas; Criminal Confessions, produção de Dick Wolf (de Law & Order) sobre o drama psicológico que se passa dentro de uma sala de interrogatório até provocar uma confissão; e What Happened to … Jessica Chambers?, uma docu-série que analisa a misteriosa morte da adolescente Jessica Chambers em 2014.

Adriana Lima vai apresentar um novo reality no Lifetime, American Beauty, onde 12 celebrity stylists e maquiadores vão competir numa série de provas.

A dupla de Gossip Girl, Josh Scwartz e Stephanie Savage, vai desenvolver uma versão moderna do novelão Dynasty para o CW.

LoveClicks 24/7 é o nome de uma série de relacionamentos produzida pela Telemundo que será streamed ao vivo por 24 horas.  Três homens e três mulheres procuram namorar em Miami e quem escolhe os parceiros será o espectador, que assiste via website, YouTube, Instagram, Snapchat e Facebook Live. Co-produção da Endemol.

 

FOOD FOR THOUGHT

Os três programas mais populares do HGTV são apresentados por 3 duplas: o casal Chip e Johanna Gainnes, o casal Tarek e Christina El Moussa e os irmãos gêmeos Jonathan e Drew Scott,  estes últimos os mais famosos, com ao menos duas séries no ar e uma infinidade de extensões de marca (linha da tapetes, móveis de jardim, lareiras, entre outros).  O NYTimes fez um bom perfil com eles esta ssemana.

Para combater o conflituoso clima político, a nova geração está procurando alternativas na mídia para melhor entender diferentes pontos de vista e uma delas é um plugin do Facebook chamado Pop Your Bubble, que conecta pessoas com visões radicalmente diferentes, diferentes idades e localização geográfica. Criado por uma ONG, Kind Snacks, o objetivo é oferecer novas perspectivas ao acompanhar timelines completamente diferentes.